postado por Paulo Cezar em 23 agosto 2011

Resenha | Os Pinguins do Sr. Popper

Autor: Richard e Florence Atwater
Editora: Intrínseca
Páginas: 144
Compre: Submarino | Saraiva
Skoob: Adicione

Sinopse: O Sr. Popper, pintor de paredes, tem um sonho: ser um intrépido explorador na Antártica e viver entre seus animais favoritos, os pinguins, ao lado de seu grande herói, o almirante Drake. Ele fica completamente admirado quando o almirante responde a uma de suas cartas e lhe envia uma encomenda com... um pinguim! Um pinguim de verdade! Logo o bichinho ganha uma companheira, e antes que se dê conta o Sr. Popper tem um rinque de patinação no gelo em seu porão e uma dúzia de lindos pinguins vivendo em sua casa. Quase sem dinheiro para alimentar a família e com uma dívida cada vez maior por conta de compras e mais compras de peixe fresco e camarões, o que o criativo Sr. Popper poderia fazer? Treinar seus pinguins e colocar o pé na estrada com um belo espetáculo, é claro! Uma história inesquecível que se tornou o clássico mais querido de várias gerações de leitores, convidando-os a imaginar, sonhar e acreditar que, sim, tudo é possível.


 O Sr. Popper, pintor de paredes, vive com sua esposa e dois filhos em Água Mansa. Ele passa o inverno sem trabalhar e tudo o que ganha vai guardando para sobreviverem no inverno, a alimentação principal nessa época do ano é o feijão.
Pobre Sr. Popper, isso não o deixa nenhum  um pouco triste e sim mais confiante. Seu grande sonho era ser cientista e exploras os Pólos - conhecer as grandes geleiras - coisa que semre fazia lendo livros sobre o assunto ou até assistindo os filmes das expedições do Amirante Drake.
Olha que quase o Sr Popper perde o programa do rádio com o Almirante Drake direto do Pólo Sul. Qual não foi sua surpresa quando o Almirante respondeu sua carta. Surpresa!! Surpres foi o que Drake disse que o Sr. Popper receberia em sua casa.
A encomenda finalmente chegou. "Mantenha refrigerado". O que será que tem dentro da caixa? Ao abrir pode-se ouvir um som já conhecido e de repente um pinguim pula de dentro da caixa mudando completamente a vida da Família Popper. Logo escolheram um nome para o novo membro da família, Capitão Cook, devido a um som que o animal produzia.
A família nem imaginava que suas vidas iriam mudar!! Será que pra melhor??
A aventura com o Sr. e a Sra. Popper e seus dois filhos é realmente mágica. A falta de dinheiro não os impediu de ficar com o Capitão Cook, mesmo tendo que fazer umas melhorias na casa.

O livro é realmente encantador. A história é bem simples e de fácil leitura. Em um único dia é possível concluir a leitura. Seria excelente se as bibliotecas escolares possuissem pelo menos um exemplar de "Os Pinguins do Sr. Popper", tanto os mais crescidos podem ler como também os professores alfabetizadores podem contar a história a seus pequeninos.

Antes que eu me esqueça, o livro inspirou um filme lançado este ano: "Os Pinguins do Papai". Confira o primeiro capítulo do livro e o trailer logo abaixo.




3 comentários:

  1. Realmente, a história parece ser bem envolvente ao mesmo tempo que improvável e fantasiosa demais. Não cheguei a ler o livro e nem o filme mas o que dizem dele é muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Ah! Se as escolas fossem diferentes do que são hoje pedindo para ler livros que a linguagem não é usada a mais de cem anos. Creio que os livros fossem divertidos todo mundo ia ler um monte. Mas não... Esquece essa parte e vamos a sua resenha o livro parece ser mais interessante que o filme, pois pelo trailer é como se fosse uma adaptação aos tempos modernos. Acho que se eu conseguir verba esse livro vai entrar na minha pequena lista de muitos livros que desejo comprar.

    =D

    ResponderExcluir
  3. Yagofelibarbosapesantos24 de outubro de 2012 17:44

    achei o livro otimo

    ResponderExcluir