postado por Paulo Cezar em 21 outubro 2011

Resenha | Menina Morta-Viva

Autor: Elizabeth Scott
Editora: Underworld
Páginas: 169
Skoob: Adicione
Avaliação: 4/5

Sinopse: Era uma vez, eu era uma menininha que desapareceu.
Era uma vez, o meu nome não era Alice.
Era uma vez, eu não sabia como tinha sorte.
Quando Alice tinha dez anos, Ray levou-a de sua família, seus amigos ― a sua vida. Ela aprendeu a desistir de todo o poder, para suportar toda a dor. Ela esperou que o pesadelo acabasse. Alice agora tem quinze e Ray ainda a tem, mas ele fala mais e mais da sua morte. Ele não sabe que isso é o que ela anseia. Ela não sabe que ele tem algo mais assustador do que a morte em mente para ela. Esta é a história de Alice. É uma que você nunca ouviu falar, e que você nunca, jamais esquecerá.

"Era uma vez aquele instante em que o mundo de uma garotinha acabou." PAG. 23


As capas da Editora Underworld chamam muita atenção e sempre tive uma curiosidade em conhecer a história por trás da capa de Menina Morta-Viva.
No livro conhecemos Ray - um pedófilo, maníaco, obsessivo (?) - e "Alice". Quando faltava pouco para completar 10 anos ela foi sequestrada por Ray durante a visita a um aquário com sua turma da escola. Hoje, 5 anos depois, ela ainda é sua "prisioneira", vive apenas para fazer a sua vontade.
Ray trabalha todo dia, nos finais de semana vai com Alice para a igreja onde, com sua personalidade manipuladora, ninguém desconfia de sua verdadeira perversidade. Ela, para ele será para sempre uma criança.

"Vejo meu reflexo no plástico, que me transforma em uma criatura estranha e distorcida, a sombra de alguém ou alguma coisa.
Pareço esquisita.
Pareço Morta.
Não estou, entretanto. Só em parte. Uma menina morta-viva."
PAG. 13

O livro possui capítulos curtos, muitas vezes com apenas algumas frases. Em certos momentos a leitura é um pouco confusa mas, tudo pra o desenrolar da história.
O espaçamento entre as linhas facilitou muito a leitura, nada de letras muito próximas. Nas falas das personagens foram utilizadas aspas ("), foi o primeiro livro que li desse jeito mas no decorrer da leitura já acabei me acostumando e não prejudicou nada no entendimento também.

A leitura é um pouco angustiante, muitas vezes me revoltei com o que acontecia. Apesar de possuir uma temática muito forte e podemos dizer até polêmica, é um livro que com certeza devemos ler.
Em determinados momentos da leitura, Alice também nos surpreende com seus planos para poder escapar. Será ela uma jovem aprendiz de Ray? Ou apenas um último ato de desespero para se libertar?

Não é uma leitura para qualquer momento, só leia se estiver preparado para ter fortes emoções. É inacreditável a frieza de como acontecem os fatos. Você até acaba pensando que isso pode acontecer com qualquer outra criança, não exatamente como a Alice passou, mas em um dia, uma criança pode ser devastada por um ato sem igual.

"Angustiante e de cortar o coração, uma história de sofrimento inimaginável, concebida e conduzida de um modo capaz de levar o leitor a refletir sobre dores que ignoramos em nosso cotidiano." - BCCB



Leia o primeiro capítulo.


Conheça também  mais versões da capa do livro Menina Morta-Viva.

     



5 comentários:

  1. Vixe! Deu até medo.. Esse é um dos livros que eu não teria coragem de ler. Apesar de que a realidade dos fatos do livro pelo jeito deve ser igual a que vemos na TV e fechamos os olhos.

    É certo que eu não conseguiria ler um livro com esse tema. Acho que nunca conseguiria lê-lo. Mas gostei da sua resenha e que coragem.

    Beijos e sorte!

    =D

    ResponderExcluir
  2. É, este livro é mesmo impressinante, indescritível. Eu achei as outras capas bonitas mas achei que a capa brasileira é perfeita! Que bom que você apreciou a leitura querido! Um grande bjo,


    Ilmara

    ResponderExcluir
  3. Bom eu concordo com a Ilmaralina, a capa brasileira é que melhor retrata a história do livro.

    Neto Martini.
    http://www.funshunter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Um livro interessante para se ler, apesar de dar um medo.
    Gostei bastante da capa, muito bem feita! :D

    ResponderExcluir
  5. Tô louca para ler esse livro :3 , a história parece ser bem tensa e angustiante e gosto de coisas assim ^^' , fora que a história pode acontecer de verdade e esse é outro ponto que gosto em livros tbm >< rs'.

    A capa nacional é linda, mas gostei mais da primeira capa gringa >< .

    Bjim,

    Cantinho de uma garota

    ResponderExcluir