postado por Bella Nunes em 03 janeiro 2012

Resenha | Jogos Vorazes - Livro 1


Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400
Skoob: Adicione
Avaliação:

Sinopse: “Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?"Após o fim da América do Norte, uma nova nação surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

"É vantajoso para a Capital nos deixar divididos" - Pág. 20

Jogos Vorazes, é um livro excelente, não dava muito para ele antes de lê-lo, mais quando se começa a lê-lo não se dá para parar. No início do livro conhecemos a vida miserável do distrito 12, onde Katniss, com sua mãe viúva, e sua amorosa irmã Primrose vivem. Ela, que sustenta sua família com a caça ilegal na floresta com seu melhor amigo, Gale, se oferece ao lugar de Prim, como tributo. E como se não bastasse terá que lutar contra Peeta, tributo masculino do distrito 12, onde se sente com uma dívida.

"- (...) Não posso cair sem lutar. Só fico desejando que haja alguma maneira de.. de mostrar à Capital que eles não mandam em mim. Que sou mais que uma peça nos Jogos deles.
- Mas você não é. Nenhum de nós é. É assim que os Jogos funcionam." Pág. 156

A capa do livro é interessante, e bem feita. O tamanho da letra é médio, e o espaçamento razoável.

Era impossível não ficar pensando sobre as partes que ia lendo, e com o desenrolar da história, você acaba vendo a arrogância da Capital, o medo, a fome, e mais um turbilhões de emoções ao ler Jogos Vorazes. Só posso descreve-lo da seguinte forma: Surpreendente do começo ao fim!


14 comentários:

  1. tenho muito interesse em ler este livro =) gostei da temática que ele aborda, de cara. e a sinopse é muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Ai céus, mais uma resenha positiva. Já vi muita gente falando bem demais e outras recomendando para quem esta orfã de H.P.
    Não é exatamente o gênero que eu goste, mas eu estou hiper a fim de ler.

    ResponderExcluir
  3. Estava lendo os livros de parceria e passei Jogos Vorazes para a Isa ler e resenhar..
    Pelo jeito ela gostou mesmo Gislaine. Os comentários sobre o livro são muito positivos.

    ResponderExcluir
  4. A sinopse já desperta uma curiosidade imensa pela história.

    ResponderExcluir
  5. Quanta gente fala desse livro, o famoso Jogos Vorazes... Quero muito ler, na verdade sempre quis, mas nunca sabia direito do que se tratava a história, mas vi pela sua resenha que o livro é muito interessante, deu para ver o quanto você gostou dessa obra. E tenho certeza de que irei gostar, gosto de histórias surpreendentes; Curti essa frase: ''Não posso cair sem lutar''

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Bem já ouvi comentarias sobre esse livro. Mas infelizmente não faz muito o meu gênero ou eu tenho medo de ver lutar... ok! Eu vejo filmes de ninfas e com medo de um livro. voltando parece ser um livro bom de ler, mas tipo me lembra os programas de televisões que tentam mostra a vida realmente como ela é. resumindo o livro deve ser bom mesmo.
    =)

    ResponderExcluir
  7. Jogos Vorazes <3
    Um dos melhores livros que eu li ano passado, espero pelo filme loucamente kkk
    A Katniss é muito foda *O* como todo o enrendo criado pela Suzanne.
    Realmente o livro é surpreendente.

    abraço,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  8. Minha séries preferida são: Jogos Vorazes e Millennium. Li esse livro logo que lançou a que no Brasil, li o último recentemente e gostei muito do final da série. É como você disse, supreendente do comço ao fim. Não aquento mais esperar o filme, tô muito ansioso! Recomendo pra todo mundo!

    ResponderExcluir
  9. Eu também não aguento mais esperar pelo filme Davi!

    ResponderExcluir
  10. Acho que só a própria Katniss não sabe o quanto ela sabe jogar, ela sempre me surpreende! abraço

    ResponderExcluir
  11. No início eu não estava a fim de ler, mais acabei me surpreendendo Suellen.. E sim parece bem com aqueles realitys show, só que em Jogos Vorazes os candidatos (tributos) morrem para mostrar pra todos que a Capital é quem manda.

    ResponderExcluir
  12. Então, eu gostei realmente do livro. Gosto de livros surpreendentes também, aposto que irá gostar também! abraço

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca me interessei por essa série, e nunca li nenhuma resenha. Eu não tinha simpatizado ainda com ela sabe? E achava que era meio sobrenatural, sei lá.
    Mas dessa vez resolvi ler a resenha para saber um pouco da história e me surpreendi. Sua resenha ficou ótima, e me fez ficar curiosa super curiosa. A série ainda não está entre as minhas prioridades, mas se eu tiver oportunidade vou adorar ler!

    Beijos { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  14. Que bom que gostou da resenha Flávia, e o livro é melhor ainda! Beijos!

    ResponderExcluir