postado por Matheus em 04 abril 2012

Resenha² | Jogos Vorazes

Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397
Skoob: Adicione
Sinopse
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Resenha

     Eu nem me dei ao trabalho de procurar essa resenha aqui no blog, mas tenho certeza que se procurasse encontraria alguma resenha, pois o Paulo e a Bella são fãs do livro. E eles não são os únicos. Eu também já virei fã e, como quero dividir com vocês o quanto gostei do livro estou postando esta resenha.

     O livro conta a história de Katniss, a "garota quente" do distrito 12 de Panem. Ela sustenta sua mãe e sua irmã mais nova com a caça ilegal que consegue na floresta perto de casa. Quem a ajuda é Gale, um rapaz forte e bonito que faz sucesso com as garotas na escola, mas não tem nenhum caso com Katniss, ou Catnip, como a chama. No dia da colheita (nesse dia são escolhidos as pessoas para participarem dos Jogos), Katniss e toda sua família vai até a praça para descobrirem os escolhidos. A escolhida foi Primm, sua irmã mais nova, então Katniss se oferece para ir no lugar de sua irmã. O escolhido foi Peeta, um rapaz pouco conhecido por Katniss mas que ela sabe que ele já a ajudou no passado.
     Escolhidos os participantes eles vão até a Capital. Diferente do Distrito 12, a Capital é totalmente futurística e rica. É lá que acontecem os eventos que antecedem o começo dos Jogos: muitas entrevistas, desfiles e treinamentos. Depois de muita coisa acontecer aí sim chega os Jogos Vorazes, e é aí que o livro começa a pegar fogo.
     Muita gente já morre no começo dos Jogos, já que todos começam juntos, até que um sinal toca e "salve-se quem puder"! Katniss e Peeta continuam vivos, mas não se sabe até quando...

     É incrível a força que esse livro tem sobre nós, é um daqueles livros que você pega para ler durante a noite e não quer parar de ler até acabar. Eu terminei em quatro dias (só falta entregar para o Paulo agora rsrsrsrs). Ele tem um toque de mistério que, para mim, não foi revelado no livro, mas pode ser que se revele nos outros livros da saga. A Capital tem muito mais mistérios do que o livro nos mostra, há alguma coisa muito estranha que até agora não consegui entender.
    Muitos podem achar o livro violento demais, mas ele também tem sua parte dramática e romântica. Eu mesmo quase chorei no capítulo em que uma amiga de Katniss (não vou falar o nome para não estragar a surpresa) morre e ela a homenageia com uma coisa nunca vista antes durante os Jogos. O "quase" romance entre Peeta e Katniss também dá ao livro um Q a mais que ele precisava.
     Como a maioria já sabe, foi lançado a pouco tempo o filme de mesmo nome, que já é o maior sucesso de bilheteria. Mas não é pra menos, o livro já tem uma ótima história e ainda por cima o roteiro foi feito pela própria escritora, Suzanne Collins. Eu estou louco para assistir, mas ainda não tive oportunidade.
     Eu sei que muitas pessoas podem me matar por dizer o que vou dizer, mas Jogos Vorazes é muito melhor do que Crepúsculo. Eu já li um livro da saga Crepúsculo e não quero ler os outros. A história é muito vazia e cansativa, enquanto Jogos Vorazes é justamente o contrário, sendo cheia de ação e emoção.  
     Resumindo, Jogos Vorazes é demais! Se você não leu ainda, leia logo para se tornar mais um fã! Se você já leu, eu sei que você gostou, pois é impossível não gostar dos Jogos Vorazes!

Avaliação:





8 comentários:

  1. Hum... Como dizem cada um tem o seu gosto e eu quero ver e ler esse livro. Espero que ele não faça feito a Saga de vampiros que me deixou nem querer ver um de perto. kkkkkkkkkk. E olha que eu só vi o filme.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal este post, eu estava com uma idéia muito limitada do que esta série de livros aborda. Agora já conheço um pouco mais sobre o clima dos livros com uma sociedade problemática e um regime ditatorial ministrado por uma Capital que controla todos os distritos através da força,opressão e medo.Abrc!

    ResponderExcluir
  3. Eu já li Jogos Vorazes Suellen. Você vai querer a continuação imediatamente... É muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Eu demorei a ler este livro Diego. Gostei muito quando terminei. É um livro excelente, vale muito investir na leitura.

    ResponderExcluir
  5. Humm, esse é um dos melhores livros, senão o melhor. Gostei demais ter lido e quero muito ler o Em Chamas logo.... muito legal mesmo. E as emoções são transmitidas desse jeito.
    O filme bastante fiél ao livro....

    abraços,, ótima resenha

    Philip Rangel

    ResponderExcluir
  6. Ah, EU TENHO QUE LER ESSE LIVRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sério, mas quero esperar a poeira baixar, quando todo mundo já tiver mais calmo.
    Adorei a resenha Matheus

    Beijokas,
    Gislaine
    {Atualizado: http://jeito-inedito.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  7. Comecei a lê ontem e já estou na pagina 120, loucura adorei realmente o livro é regado de ação e aventura...

    ResponderExcluir
  8. eu já ouvi falar tanto desse livro já esta na minha lista de encomenda sua resenha só m fez querer ler mais ainda

    ResponderExcluir