postado por Matheus em 16 abril 2012

Review | Jogos Vorazes

Jogos Vorazes

Direção: Gary Ross
Lançamento: 2012
Duração: 2h 22min
Gênero: Aventura

Sinopse
Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.


Crítica


     Sempre é difícil colocar a crítica de um filme baseado num livro que você já leu. Pois quase sempre a história é a mesma e escrever sobre algo que você já escreveu é complicado! Eu nunca assisti um filme baseado em um livro que fossem tão iguais  como Jogos Vorazes.
     O filme e o livro tem exatamente a mesma história, modificações são pouquíssimas. Se você ainda não conhece a história do filme mais a fundo leia a resenha do livro que fiz: "Resenha Jogos Vorazes". Se trata de uma menina de um Distrito pobre que, nos EUA do futuro, tem que participar de um jogo que apenas uma pessoa sairá vitoriosa, e viva!

     Ter um filme idêntico ao livro não é ruim, mas também não é o melhor tipo de filme. Nos passa a impressão de que é um livro falado e com imagens. Mas mesmo assim eu acho melhor um filme assim do que aqueles que editam o filme ao máximo tirando as partes mais legais do livro. O único filme que eu vi que é baseado em livro, não é idêntico e nem corta as melhores partes é "A Lenda Do Cavaleiro Sem Cabeça", do Tim Burton, baseado no livro clássico de Washington Irving.
     Voltando ao Jogos Vorazes, ele ser idêntico ao livro não piora sua qualidade, pois ele é muito bom do mesmo jeito. Mas isso só se deve por o livro ser ótimo também. Os cenários são os mesmos, as roupas são as mesmas, as emoções são as mesmas, só as batalhas não são as mesmas.
     Quando nós lemos no livro as batalhas nos parecessem muito mais sangrentas e  emocionantes, mas no filme elas podem até ser emocionantes mas não tem o mesmo nível de sangue e violência que o livro tem. Acho que isso se deve a classificação indicativa do filme, pois se ficasse muito alta quem iria assistir, já que a maior parte do público são jovens?
     Muito se comenta sobre a possibilidade do filme concorrer ao Oscar. É difícil, mas não impossível. A atuação da atriz Jennifer Lawrence (Katniss), como sempre, é muito boa. Ela até já concorreu ao Oscar de melhor atriz por sua atuação em Inverno Da Alma em 2011, mas perdeu para Natalie Portman (que está maravilhosa em Cisne Negro). A trilha sonora também é ótima e os figurinos também. Nessa última categoria acho difícil de ganhar, pois o Oscar quase sempre escolhe filmes com figurinos de época, e Jogos Vorazes só tem figurinos futurísticos, que são estranhos e bizarros, mas lindos.
     Então é isso. O filme é idêntico ao livro, mas é muito bom do mesmo jeito. Se você leu o livro e gostou, assista! Se você não leu o livro mas achou interessante, assista também! Ou seja, todos vocês podem assistir que não vão se decepcionar!


Avaliação:




1 comentários:

  1. Ah, Matheus, eu ainda não assisti e mesmo não gostando de assistir a filmes, esse sim eu preciso ver, não importa que ainda não tenha tido oportunidade de ler o livro... Eu acho legal quando o filme é igual ao livro, não tenho a mesma sensação que você...


    Beijokas,
    Gislaine
    {Atualizado: http://jeito-inedito.blogspot.com}

    ResponderExcluir