postado por Matheus em 26 abril 2012

Review | Série O Exterminador Do Futuro

O Exterminador do Futuro 1,2,3 e 4

Direções: James Cameron (1 e 2); Jonathan Mostow; McG
Lançamentos: 1984; 1991; 2003; 2009
Durações: 1h 47min; 2h 15min; 1h 49min; 1h 55min
Gênero: Ação; Ficção científica

Sinopse (Exterminador 4)

2018. John Connor (Christian Bale) é designado para liderar a resistência humana ao domínio das máquinas, coordenadas pela Skynet e seu exército de exterminadores. Um dia surge Marcus Wright (Sam Worthington), cuja última memória que possui é de estar no corredor da morte. Connor precisa descobrir se Wright foi enviado do futuro ou resgatado do passado, ao mesmo tempo em que a Skynet prepara seu ataque definitivo.



Crítica

     Eu poderia muito bem digitar uma crítica de cada filme, mas isso não é necessário, pois o que tenho que falar de um filme é o mesmo que falaria nos outros. Não que os filmes sejam iguais, mas é que eles tem os mesmos toques que fazem de O Exterminador Do Futuro a melhor série de ação, na minha opinião.
     Como não coloquei a sinopse de cada um dos filmes acima (apenas a do filme que acho o melhor) vou falar um pouco deles aqui. O Exterminador Do Futuro 1 é um o primeiro filme do James Cameron (diretor de Titanic) a fazer sucesso, além de ser o filme que lançou Arnold Schazeneger nos cinemas. Nesse filme um exterminador (Arnold) é mandado do futuro para acabar com Sarah Connor (Linda Hamilton), pois ela terá um filho que será a única salvação da raça humana. Porque? Por que seu filho será o comandante dos únicos sobreviventes da Terra em um tempo em que as máquinas tomaram conta do planeta e soltaram bombas atômicas no mundo todo, fazendo com que apenas poucas pessoas sobrevivam. Do mesmo modo que o Exterminador foi mandado, um protetor de Sarah foi mandado também, Kyle Reese (Michael Biehn). Mas eles estão em total desvantagem, pois os dois são humanos e o Exterminador é uma máquina super-poderosa capaz de raciocinar e matar qualquer um que esteja em sua frente, tanto com armas quanto com sua força. Além disso ele é quase indestrutível, pois nem mesmo as mais potentes armas podem destruí-lo. Mas como eu disse, ele é “quase” indestrutível. Olhem o poster abaixo:

     Já em O Exterminador Do Futuro 2 James Cameron e Arnold Schazeneger voltam à tona. Só que dessa vez o Exterminador está do lado oposto. Nesse filme o filho de Sarah Connor, o John Connor (Edward Furlong), já nasceu e cresceu, estando com uns 10 anos. John foi adotado por outra família, já que sua mãe foi internada num hospício por contar a todos sobre o futuro catastrófico da Terra. Mas as máquinas do futuro ainda não desistiram de mudar o passado para o futuro não ser o mesmo. Então eles enviam outro Exterminador para acabar com John, só que esse é muito mais forte e indestrutível, pois é feito de metal líquido, sendo que pode tomar a forma de qualquer pessoa que tocar . Mas os humanos também mandam um Exterminador para proteger John e Sarah, e ele é o mesmo do primeiro filme, sendo também interpretado pelo Arnold. O poster do filme você pode ver abaixo:

     No terceiro filme, O Exterminador Do Futuro 3: A Rebelião Das Máquinas, é que o mundo começa realmente a acabar. John Connor já cresceu e sua mãe morreu. A história continua a mesma: as máquinas do futuro mandam uma Exterminadora (dessa vez é uma mulher) para acabar com John (Nick Stahl) e com Kate (Claire Danes), que no futuro casará com John e terá um papel importante na salvação do planeta. Mas os humanos também mandam um Exterminador, que é o Arnold novamente (isso já tá ficando chato!), para protege-los. O poster ilustrando Arnold e a Exterminadora você pode conferir abaixo:

     O quarto filme, O Exterminador Do Futuro: A Salvação, eu já coloquei a sinopse no começo do post.

     Esse filme é um clássico da ficção científica, tanto pela qualidade quanto pelo roteiro. Os quatro filmes são emocionantes. Os dois primeiros, dirigidos por James Cameron, são os melhores, mas o 4º é ainda melhor. Os efeitos especiais são ótimos pela época que foram lançados. O segundo filme ganhou vários Oscar, todos merecidos.
     O terceiro filme deixou um pouco a desejar. Os efeitos especiais (que eram as grandes estrelas dos outros filmes) já não eram tão bons nesse, e olha que as épocas eram bem diferentes. Esse filme também teve um tom de comédia que não combinou nem um pouco com o filme. Acho que muitas pessoas que estavam acompanhando a série pensaram que ela iria acabar por ali, mas o quarto filme nos surpreendeu em 2009.
     O Exterminador Do Futuro: A Salvação, veio realmente para “salvar” a série, que tinha decaído no terceiro filme. Eu acho que todos já estavam cansados da mesma história, Exterminadores mandados do futuro, um para proteger e outro para acabar com alguém. E é nesse filme que isso acaba, pois eles já estão no futuro que tanto se falava nos filmes anteriores. E, graças a Deus, Arnold Schazeneger não está nesse filme. Já estava ficando chato todos os filmes ele começar pelado a procura de roupas para matar alguém. Além do mais ele não tá nem um pouco musculoso hoje em dia. Mas para não acabar com o que James Cameron começou eles colocaram uma montagem computadorizada com a forma e estilo do Arnold no final do filme, mas dessa vez como o vilão mais perigoso. E adivinha como ele está? Pelado, é claro! Porque não colocaram roupas nele pelo menos dessa vez?
     Todo mundo critica a atuação de Arnold Schzeneger nos três primeiros filmes, pois ele não transmite nada. Mas não é isso que ele interpretava? Um robô sem sentimentos e desumano que foi criado para destruir todos? Além disso foi da boca dele que saiu duas das frases mais famosas do cinema: "Hasta la vista, baby" e "I'll be back (Eu voltarei)". 
     O melhor filme da série, por mim é o 4º. É ele que nos mostra o que queríamos ver desde o primeiro filme, o futuro em que as máquinas tomam conta da Terra. E isso é feito de uma ótima forma, com grandes cenários pós-apocalípticos e grandes efeitos especiais, principalmente os usados nos Exterminadores que estão espalhados pela Terra em todos os jeitos, como meras máquinas de tamanho normal, motos super-potentes capazes de destruir tudo o que encontrassem pela frente sem nenhum piloto, máquinas voadoras muito esquisitas e mortíferas, e vários outros Exterminadores. 
     A ideia central do filme é muito criativa e, com certeza, lucrativa. Um futuro dominado por máquinas não era o tema comum nos grandes filmes da década de 80.
     Eu sei que esse post ficou um pouco grande demais, mas foi o necessário para falar tudo o que penso e sei sobre essa ótima série, talvez a melhor de ação que já teve. Espero que tenha te interessado a assistir aos filmes, pois todos que gostam de filmes de ação ou aqueles que gostaram da direção do James Cameron em Titanic ou Avatar devem assistir a esse clássico de ação dos anos 80,90 e 2000, que está passando de geração em geração por ser um grande clássico.

Avaliação:
            



4 comentários:

  1. Creio que eu já assisti alguns dos filmes de o exterminador do futuro!
    Bem interessante o post ^^

    Beijos ;*
    Natalia. http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Matheus Silva Pereira27 de abril de 2012 20:00

    brigadu!!
    se vc ñ assistiu tds os filmes assista q é mt legal!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei desa ideia de fazer as resenhas todas juntas, Matheus (mesmo o post tendo ficado gigante o.O)
    Eu não gosto de assistir filmes, são raros os que eu leio uma resenha e fico com muita vontade de ver e infelizmente esses quatro filmes não entraram na minha lista mega curta...


    Beijokas,
    Gislaine
    {Atualizado: http://jeito-inedito.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti todos e sinceramente o ultimo me surpreendeu e nem me lembro como terminou. E sinceramente não precisa do cara pelada e matando meio mundo para pegar roupa é só ir na loja. kkkkkkkkk.

    Adorei a postagem e recordar desse filme.

    ResponderExcluir