postado por Matheus em 09 maio 2012

Review | Onde Vivem Os Monstros

Direção: Spike Jonze
Lançamento: 2009
Duração: 1h 41min
Gênero: Fantasia
Sinopse
Max (Max Records) é um garoto que está fantasiado de lobo, provocando malcriações com sua mãe (Catherine Keener) por ciúme devido à presença de um amigo dela (Mark Ruffalo). Como castigo, ele é mandado para o quarto sem jantar. Desta forma, Max resolve fugir da casa e usa a imaginação para criar uma misteriosa ilha, para onde vai de barco. Lá ele encontra vários monstros, que vivem em bando. Max diz que possui superpoderes, o que faz com que seja nomeado rei do grupo. Responsável por evitar que a tristeza tome conta do lugar, ele passa a criar uma série de jogos para mantê-los em constante diversão. Nesta tarefa, Max se aproxima de Carol (James Gandolfini), que tem um gênio imprevisível.


Crítica

     Onde Vivem Os Monstros é aquele clássico filme com personagens infantis, mas que os baixinhos não gostam. Os adultos também podem não gostar, mas quem ainda é jovem de espírito com certeza vai adorar esse filme!
     Todos nós quando crianças pensamos em monstros, mas monstros maus. Já no filme o menino Max (Max Records) não é entendido pela família, então um dia ele foge de casa a noite e imagina estar num mundo onde vivem monstros. Mas esses monstros são bons, e imprevisíveis, já que mudam de personalidade muito rápido, principalmente Carol, que é seu amigo mas logo muda completamente.

     A história desse filme é um tanto infantil e vazia, mas não é a história que deixa esse filme bom, é a trilha sonora e os ensinamentos.
     A trilha sonora foi feita pela Karen O, que para quem não conhece é vocalista do Yeah Yeah Yeahs, que para quem não conhece é uma ótima banda de indie que mistura rock e elementos retrôs nas suas músicas. A trilha sonora do filme nos emociona, e nos faz "viajar". Eu acho que o estilo da trilha sonora não podia se encaixar melhor no filme, assim como a música, o filme também é meio indie, com cenas que não fazem o menor sentido.
     O filme também têm ótimos ensinamentos. Eles não estão escancarados no filme, mas se você prestar atenção no filme você vai perceber pelo menos o principal: "não podemos deixar de sonhar". Outro que também é muito bom é: "os verdadeiros amigos não vão ficar sempre do seu lado". Os dois estão certíssimos! Se prestar mais atenção ainda no filme você poderá achar outros.
     Esse filme é baseado num livro infantil de mesmo nome. Lançado na década de 60 o livro foi muito polêmico. Até aquela época os livros infantis mostravam regras sociais e contos de fada, mas esse livro revolucionou o gênero, mostrando monstros num país imaginário. Muitas bibliotecas baniram o livro, não sei por que. Eu acabei de ler o livro pela internet (já que tem poucas palavras e muitas ilustrações) e não achei nada de mais nos tempos de hoje, mas a 50 anos atrás tudo era diferente.
     Se você é daqueles que gostam de assistir um filme apenas para se entreter e esquecer dos problemas do mundo, pode assistir que você fará uma viagem par Onde Vivem Os Monstros. Mas enquanto estiver assistindo o filme não se esqueça de libertar a criança que tem dentro de você, pois assim o filme fará mais sentido e ficará ainda mais mágico!

Avaliação:
  


4 comentários:

  1. Eu tinha visto um cartaz ou Thriller do filme e com o seu comentário fiquei curiosa de vê-lo. Achei legal e não sabia que tinha um livro. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Matheus Silva Pereira10 de maio de 2012 22:25

    pode assistir q vc ñ vai se arrepender!! bjs!!!

    ResponderExcluir