postado por Funs Hunter em 20 agosto 2012

Resenha | A Esperança

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 421
Skoob: Adicione
Compre: Encontre o melhor preço.
Avaliação:

Há spoilers dos livros anteriores

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.


Katniss foi voluntária do Distrito 12 para a 74ª edição dos Jogos Vorazes. Um jogo desumano onde 24 jovens lutam por sua sobrevivência. Dois tributos de cada distrito, um masculino e um feminino, são sorteados a cada ano para representar seu distrito. Katniss se ofereceu para salvar sua irmã, Prim, e acaba indo, junto com Peeta Mellark, para se preparar na Capital.
Algo inesperado acontece, Katniss e Peeta são os campeões dos jogos.

Na sequencia, Katniss e Peeta retornam para a arena dos jogos no Massacre Quaternário. Eles deveriam estar livres, mas como é uma edição especial dos Jogos Vorazes, o inevitável acontece. os dois novamente sobrevivem, mas não como gostariam.

Em "A Esperança" Katniss deverá, novamente, enfrentar a Capital. O Distrito 12 foi completamente destruído, Peeta foi capturado, pela Capital, na arena e ninguém teve notícias do que aconteceu com ele. Os rebeldes do ex-extinto Distrito 13 conseguem salvar Katniss da arena e querem usá-la como o "Tordo", símbolo da resistência na luta contra a Capital.


O livro chega para fechar a história criada por Suzanne Collins. Confesso que tinha grandes expectativas em relação ao livro que, infelizmente, não foram atendidas.
O livro é bom. Nos mostra todo o planejamento dos rebeldes e como eles pensam em vencer a Capital. Katniss está muito confusa, só consegue pensar em Peeta e como ele, supostamente, está sendo torturado na Capital.
Muitos dos personagens são cativantes e despertam a nossa simpatia, Finnick e Boggs são um exemplo. Torcemos muito por eles, queremos gritar quando algo errado vai acontecer só para avisá-los, mas não podemos. Collins já definiu o rumo para cada um e só nos resta acatar como se eles fossem ouvir mesmo rsrsrs.

O final é totalmente inesperado. Não pareceu nada com os anteriores. Teremos algumas baixas entre os personagens. Uns até nos farão chorar!
Foi esse desfecho escolhido por Collins que acabou não me agradando. Entendo que esse final servirá bem para a história, muitos vão adorar o que acontece. Eu esperava mais, muito mais para o fechamento da trilogia.

A capa segue o estilo das anteriores, no meu exemplar o relevo e a tinta do título não se ajustaram e ficou uma "coisa estranha", o que me chateou um pouco, mas nem reclamei com a loja e-commerce onde comprei, estava doido para ler.

No mais, recomendo a trilogia. Uma distopia excelente em seu todo. Vale muito ter os livros...


Pra quem ainda não viu, segue o booktrailer do filme Jogos Vorazes.


16 comentários:

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler essa trilogia mas já li inúmeros elogios. Muitos falam que ficaram desapontados com esse terceiro mas só lendo para poder dar uma opinião mais objetiva.


    Um leve bater de asas para todos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Li o primeiro e to loca pelo segundoo ! Quero muito ler a continuação mas e meio caro quando se trata da Rocco ! Bem tenho que confessar que não li a resenha porque pretendo ler o livro antes !

    ResponderExcluir
  3. No momento não desejo ler essa trilogia, estou procurando ler outros livros. Mas não descarto a possibilidade de ler, pois achei bem interessante e muito recomendado nas resenhas que li.

    ResponderExcluir
  4. Hum... Eu não li a trilogia e só vi o trailer do filme, mas curiosa para lê e assistir.

    ResponderExcluir
  5. Como nossa amiga Suellen disse no cometário anterior, eu tbm não li a trilogia e nem assisti o filme, mais querendo muito fazer as duas coisas rsrs e logo.

    ResponderExcluir
  6. Não li a trilogia e nem assistir o filme. Vou deixar essa poeira abaixar para poder ler sem ser chamada de poser. Eu não conseguir comprar os livros no submarino, quando estava por 30 reais os três =/

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti ao filme e não há palavras que descrevem ele, gostei muito da produção e consegui entender tudo sem ao menos ter lido o livro. A Rocco possui livros muito caros, vou esperar um tempo para comprar os 3 e ler antes dos outros filmes serem lançados. Gostei da sua resenha, não devo demorar muito para começar a ler essas distopias.

    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  8. Também gostei muito do filme, foi bem fiel ao livro.

    Você não aproveitou a promoção do submarino? Eles venderam o box Jogos Vorazes por R$29,90

    ResponderExcluir
  9. Uma pena você não ter conseguido. Espero ver essa promoção novamente.

    ResponderExcluir
  10. A história é excelente Luciana, você vai gostar.
    Não aproveitou a promoção do Box Jogos Vorazes por R$29,90 no submarino?

    ResponderExcluir
  11. Você vai gostar Suellen. É muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Espero que possa dar uma oportunidade para a trilogia. Você vai gostar!

    ResponderExcluir
  13. Em Chamas é excelente Rissia. Espero que tenha aproveitado a promoção do submarino. =D

    ResponderExcluir
  14. Só lendo mesmo Khrys. Cada um tem uma opinião referente ao terceiro. Eu achei que poderia ter sido melhor.

    ResponderExcluir
  15. Tenho JV, Em Chamas, mas ainda não comprei A Esperança, então pretendo ler a trilogia, somente qdo eu comprar.Detesto esperar para ler a final de uma serie. Bjksss

    ResponderExcluir
  16. eu n sei expressar o meu amor por esse livro,ele entrou na minha lista de favoritos,quando agente esta lendo,queremos tanto aquele final,mas temos certza q n vai acontecer ai lá nas ultimas frazes temos nossos sonhos realizados...(suspiros) ótima resenha

    ResponderExcluir