postado por Matheus em 01 agosto 2012

Review | Dança Com Lobos

Direção: Kevin Costner
Lançamento: 1990
Duração: 3h 00m
Gênero: Faroeste



Sinopse


Durante a Guerra Civil, um jovem soldado (Kevin Costner) pratica uma ato ousado, é considerado herói e vai servir por sua escolha em um lugar com forte predominância do povo Sioux. Com o tempo ele assimila os costumes dos nativos, acontecendo uma aculturação às avessas.




Crítica

     Podemos não perceber, mas o cinema está em constante transformação. O que antes era considerado uma obra-prima hoje é apenas mais um filme esquecido nas prateleiras. Os gêneros também evoluíram, e alguns até ficaram escassos. Dizendo isso dá para ter uma ideia da dificuldade que Kevin Costner teve para produzir esse filme, já que todos achavam isso uma loucura, já que faroestes não faziam sucesso há uns 20 anos. Mas eles estavam errados!
     “Dança Com Lobos” narra a história de John Dunbar, um soldado americano que depois de uma tentativa frustrada de suicídio foi reconhecido por sua coragem e foi mandado a um lugar isolado da grande cidade, para ver e saber mais sobre índios. Quando tem seu primeiro encontro com os índios da tribo Lakota Sioux eles não o fazem mal algum, mas também querem manter distância. Mas depois de salvar uma integrante da tribo ele ganha confiança de todos os índios. Aos poucos John aprende o idioma da tribo, se tornando mais tarde um autêntico índio, ganhando até seu nome indígena: Dança Com Lobos. Isso porque o viram brincando com um lobo, sua única companhia além de seu cavalo, antes de fazer parte da tribo. Até o final um tanto dramático do filme, John passa por um tempo de aprendizado com os indígenas, aprendendo mais sobre a natureza e a vida.

     Em todo o filme a maravilhosa fotografia* de Dean Semler chama a atenção por sua magnífica beleza. É incrível como ele conseguiu capturar as mais belas paisagens de Dakota do Sul com tanta precisão e rapidez em algumas cenas. A cena da caçada de búfalos nos deixa extasiados tanto por sua fotografia quanto por sua aventura.
     Aventura não é o que mais têm no filme, mas as cenas de combate são extremamente emocionantes. Essas cenas nos mostram até que ponto o ser humano pode chegar para alcançar seus objetivos, por mais escrupulosos que sejam. A crueldade dos humanos para com os índios é tanta que pode nos deixar furiosos enquanto assistimos ao filme.
     Mas para tudo isso ficar perfeito do jeito que ficou teve que ter a ajuda de Kevin Costner, que produziu, dirigiu e atuou em seu filme. Em todos os quesitos ele está de parabéns. Sua destreza para produzir foi grande, já que todos achavam que seria uma grande furada. A direção é impecável, nos levando à cultura indígena americana em mais de três horas sem nos deixar entediado, em nenhum momento. A atuação então nem precisa de comentários! 
Por vezes o filme pode parecer um tanto melodramático demais, mas isso logo acaba em uma cena de ação ou algum acontecimento brutal demais para poder arrancar nossas lágrimas.

     “Dança Com Lobos” é um faroeste belo, inovador e “mágico” por sua grande fotografia, por sua história simples mas cativante ou por qualquer outro motivo. Mesmo que você não goste de faroestes (EU!!!) você deve assistir esse filme, que foge do comum, sendo uma experiência diferente e emocionante!




*FOTOGRAFIA: em termos cinematográficos, são os cenários ou locações utilizados para a filmagem e o trabalho de câmera utilizado para poder captar com boa qualidade a beleza do cenário, no caso as belas planícies de Dakota do Sul.



16 comentários:

  1. Este filme é ótimo, com certeza vale assistir e rever.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Eu vou ser sincera tentei assistir, mas não consegui ver todo, pois não é o meu gênero de filme. Ai! Nem mesmo seu comentário ira me fazer vê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não assisti, mas tenho interesse, pois gosto de alguns filmes de faroeste. No geral gostei e me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  4. Matheus Silva Pereira3 de agosto de 2012 11:20

    Nossa!! Eu tbm ñ gosto d faroeste e adorei o filme, mas como cada um tem seu gosto...

    ResponderExcluir
  5. Eita que vai ser bom demais! Adorei ess filme.

    E mais um mes chegou... que alegria! Vim desejar paz e muito amor no coração! Desejo um mes repleto de realizações e muitas notícias felizes!
    "Nós somos o que fazemos repetidas vezes. Portanto, a excelência não é um ato, mas um hábito." (Aristóteles)
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito de ver filmes de Faroeste, mas acho que darei uma chance para Dança com Lobos... parece ser bem interessante.
    Beijos,
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Assisti na época e fiquei encantada com o Kevin. O filme me emocionou demais. Gostaria de encontrar um Lobo para Dançar comigo também...


    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar desse filme pra dizer a verdade ! Mas concordo com você quando filmes tão bons estão esquecidos ao relento ! Vou procurar o filme pra mim assiti ! ^^

    ResponderExcluir
  9. Matheus Silva Pereira8 de agosto de 2012 09:41

    o filme é mt bom e é bem conhecido por ganhar vários Oscars. Vale a pena assistir!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, esse filme é lindo. Super emocionante e com cenários e cenas lindos. Eu vi a muito tempo atrás e acho bem legal você "resgatar" ele do fundo da prateleira, porque muitas vezes esquecemos de coisas maravilhosas como este filme.

    ResponderExcluir
  11. Matheus Silva Pereira8 de agosto de 2012 19:10

    Concordo completamente!!!!

    ResponderExcluir
  12. Não gosto de filmes, mas sempre ouvi falar muito bem desse e claro de Kevin que é um estouro. Gostaria de assistir, mas sempre fico com uma enxaqueca do caramba se assisto filmes. Bjksss

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar desse filme, vou procurar saber mais sobre ele, ver um trailer para ver o visual e ver se realmente irei assistir. Obrigada pela dica, adoro ver filmes. Faroeste não faz mto meu estilo, mas tenho que da uma chance rs.

    ResponderExcluir
  14. Adoro esse filme, apesar de ter 3 horas de duração eu não consegui deixar de assisti-lo até o final. Os filmes que o Kevin Costner estrela sempre são d+, e a história central do filme é muito bacana.

    Recomendo todos a assistirem esse filme vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse filme, mas de cara já achei a capa muito legal. Gostei e achei bem interessante o enredo ainda mais que os cenários e o trabalho em geral ficaram bem produzidos. Por mais que se passam 3h de duração, pelo que li o filme deve passar num minuto para o telespectador. Gostei da crítica.

    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  16. realmente o filme passa bem rápido e é ótimo, merece ser assistido!!!!

    ResponderExcluir