postado por Matheus em 09 agosto 2012

Review | Titanic

Direção: James Cameron
Lançamento: 1998
Duração: 3 h 14min
Gênero: Drama, Romance
Sinopse
Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.

Crítica

     Pode parecer estranho, mas eu, esse louco por filmes, nunca havia assistido Titanic, nem tinha a curiosidade. Ao mesmo tempo que via críticas positivas ouvia muita gente dizendo que era ruim. Mas quando o filme passou na TV (pela 100ª vez) eu assisti. E a única coisa que pensei foi: “Porque não assisti esse filme antes”?
     A história eu nem preciso contar, pois tenho toda a certeza que vocês sabem, já que esse filme é o maior sucesso de bilheterias do mundo, rendendo mais que 1,5 bilhão de dólares!

     O começo do filme pode parecer chato com aquela cena em que estão procurando o Diamante do Oceano, mas o filme fica legal depois que Rose começa a contar como foi sua vida no Titanic, em um flashback. Depois disso, nós embarcamos em uma viagem inesquecível por uma história de amor bobinha, isso se não acontecesse no grandioso Titanic!
     Durante as 3 horas de filme nós podemos ficar um tanto entediados com aquela histórinha de amor, mas tudo aquilo foi necessário para que o final fosse incrivelmente impressionante. Não excito em dizer que o final desse filme é o final mais emocionante que já vi. O que iria acontecer eu já sabia, mas os efeitos especiais visuais impressionantes e a atuação de Kate Winslet nos deixam completamente impressionados.
     James Cameron dá um show de direção, como sempre. Eu não sei o qual a mágica que ele faz para dirigir filmes que se tornar grandiosos sucessos e ao mesmo tempo aclamados pela crítica. Talvez seja seu perfeccionismo que às vezes parece até loucura. Qual outro diretor iria querer reconstruir o interior de um navio com as mesmos itens que foram usados a décadas atrás? Qual outro diretor iria querer que os atores filmassem as cenas em águas realmente geladas? Só o Cameron mesmo!
     Por mim, o melhor do filme não é o romance de Rose e Jack e sim os efeitos especiais. Nenhum outro filme tinha me deixado de queixo caído com seu efeitos especiais mas Titanic conseguiu, literalmente. A cena final, com a destruição do Titanic, é eletrizante, nos deixando completamente arrepiados. A perfeição de Cameron foi essencial para que saísse como saiu.
     As atuações não são nem um pouco ruins, mas com certeza não são as melhores que vi. Kate Winslet é a melhor, durante todo o filme ela arrasa, tanto nas cenas de romance como as com mais ação, mas por mim ela está melhor em Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças, um filme pouso conhecido, mas que merece ser visto: página do filme no Adoro Cinema. Leonardo DiCaprio não está muito bom, mas considerando que ele era um novato ele se saiu muito bem. 
     Todos os Oscars que Titanic ganhou foram merecidos: diretor (é claro); direção de arte; fotografia (os trabalhos de câmera, a iluminação, o cenário, é tudo perfeito); figurino (o filme conseguiu retratar muito bem a época que a história realmente aconteceu); efeitos especiais sonoros (que são extremamente realísticos); efeitos especiais visuais (um dos melhores que já vi); edição; música (a trilha sonora é realmente bela e inesquecível, principalmente o hit My Heart Will Go On); canção (My Heart Will Go On, completamente inesquecível) e som.

     Esse grandioso clássico fica eternizado em nossas mentes. Há cenas mais marcantes (como a cena em que Rose e Jack estão na ponta do navio), mas todo o filme é memorável. Um verdadeiro clássico dos filmes românticos que não será esquecido tão cedo!
Avaliação:





12 comentários:

  1. A sua crítica ficou incrível. Concordo com você que o James deu um show na direção e os efeitos especiais então ficaram bárbaros. Ele foi um marco na História do entretenimento com toda certeza.Já assisti umas 4 vezes.


    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Matheus Silva Pereira10 de agosto de 2012 18:51

    Obrigado!!!!! concordo com o q vc disse, o James Cameron foi maravilhoso nesse filme!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa ficou maravilhoso o post ! Eu sou fã de James desde de quando assiti esse filme ! Cinceramente eu chorei muito quando assisti esse filme ! Quero mais post assim! ^^

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Senti que realmente se envolveu com o filme.
    É realmente um clássico, a maioria dos elementos são os melhores. A direção mandou muito bem para ficar na história.

    ResponderExcluir
  5. Matheus Silva Pereira11 de agosto de 2012 18:41

    Toda 5ª feira à noite eu coloco a crítica do melhor filme q vi na semana!! semana q vem tem mais!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse filme eu vi pela primeira vez com os meus pais e tive pesadelos com aquele apito do navio, mas depois de velha até que é legal revê-lo, mas as cenas finais onde tudo acontece. Gostei do seu comentário do filme.

    ResponderExcluir
  7. Começo o comentário dizendo: Como você nunca tinha visto Titanic antes? Oh Céus.
    Eu vi no cinema (ok, eu tinha 9 anos de idade rs) e umas 100 vezes depois e é o filme que eu posso ver quantas vezes quiser e choro em todas.
    O filme é bastante longo, mas quando você percebe ele já acabou.
    Realmente a cena em que eles estão na ponta do navio é uma das mais tristes, mas eu desidrato quando a senhora faz os filhos dormirem. Imagino o desespero dela...
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Matheus Silva Pereira14 de agosto de 2012 20:06

    eu nunca tinha visto Titanic antes pq achava a história meio bobinha! mas depois q assisti eu me perguntei, pq eu ñ tinha visto esse filme antes?????? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Esse filme e lindo. Realmente TItanic e um clássico memorável e lindo, aí deu até vontade de chorar. E além do mais Leonardo no papel de jack deixa mta mulher suspirando rs

    ResponderExcluir
  10. O que falar desse filme, simplesmente amo de paixão rs... choro todas vezes que eu assisto e morro de ódio da Rose que deixa o Jack morrer rsrs... já assiti dezenas de vezes e não me canso.
    Parabéns pelo post, adorei.

    P.S como assim vc ainda não tinha assistido esse filmes rsrs...

    ResponderExcluir
  11. Eu também nunca assisti a esse filme, sério! Todo mundo fala que chorou com ele e tal e eu fico boiando na conversa... Com certeza ele deve ser muito marcante e profundo e bem produzido, claro. Gostei de seu review e de conhecer melhor esse clássico.

    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  12. Esse filme assisti na epoca em que ainda podia, ou seja, filmes não me davam enxaqueca, e claro que adorei, mas sempre achei que havia espaço naquela porta, madeira, nem lembro direito p os dois, mas dai o final não seria tão comovente,ne?

    ResponderExcluir