postado por Funs Hunter em 24 outubro 2012

Resenha | Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 397
Skoob: Adicione
Compre: Encontre o melhor preço.
Avaliação:

Sinopse: Os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


Muitos leitores adoram os livros do autor Rick Riordan! Eu, apesar de possuir os 5 livros da série "Percy Jackson e os Olimpianos", nunca me interessei em realizar a leitura.
Esse ano não tive como escapar, meus alunos escolheram justo o primeiro volume para a leitura compartilhada durante o 2º Bimestre. Se é pra ler, vamos ler!

Será que o livro é parecido com o filme? Será que é bom? Eles vão gostar?
Me perguntei várias vezes isso antes de iniciar a leitura do livro. Acabei me surpreendendo!



Percy Jackson é um garoto comum, em um internato qualquer. Já foi expulso de várias escolas, praticamente ele estuda em uma escola por ano. Seu melhor amigo, Grover, está com ele em qualquer lugar da escola.
Tudo muda quando o Raio de Zeus é roubado e Percy acaba sendo considerado culpado pelo roubo. Hades, deus do submundo, envia criaturas para recuperar o raio para ele e Percy acaba sendo atacado, primeiramente por uma fúria, e depois por um minotauro quando estava fugindo para o acampamento meio-sangue. Na fuga sua mãe, Sally , foi capturada.
Nesse acampamento, ele acaba descobrindo toda a verdade, principalmente quem é seu pai.
Para poder sair do acampamento e resgatar sua mãe, Percy precisa receber uma missão. Quando isso acontece ele parte em sua jornada em companhia de seu melhor amigo Grover e da recém amiga, Annabeth Chase.

Eu fiquei esperando narrar aquilo que já conhecia através do filme, estava completamente enganado.

Rick Riordan, além de possuir uma escrita leve e cativante, conseguiu criar uma história única e profundamente mágica, ele conseguiu unir mitologia com o mundo atual. Meus alunos sempre pediam pra continuar a leitura, nem quando li "Harry Potter e a Pedra Filosofal" eles ficaram tão ansiosos para saber como continuaria.

O novo mundo que Percy descobre e que Riordan nos apresenta parece ser inacreditável. Você já imaginou os deuses vivendo nos Estados Unidos? Pois é exatamente isso que acontece. Depois de passar por vários lugares no mundo, o Monte Olimpo se encontra por lá. Até mesmo a entrada do Submundo fica nos EUA.

É com essa mistura que Rick Riordan acabou conquistando mais alguns leitores, logo inicio a leitura do segundo livro para saber se continua com uma história tão boa. O livro possui mais detalhes que o filme e muitas passagens bem melhores. O filme não foi totalmente fiel ao livro, o que é uma pena.


Claro que pra fechar, os alunos assistiram o filme para fazermos uma comparação entre os dois. Durante o filme, eles não aguentavam e ficavam perguntando quando que "tal" parte vai passar. Uma cena que todos esperavam e que ficaram desapontados em não ter, foi a da... Ops! SPOILER



Ainda não sei o que esperar dos demais livros, mas recomendo a leitura do primeiro ou até mesmo da série ( que é o que vou fazer em breve). Riordan consegue te transportar para o mundo criado por ele.


Primeiro Capítulo


Capa Original
Minha capa é a inspirada no filme. Infelizmente a Saraiva não possuia a original do livro em estoque quando comprei.




8 comentários:

  1. Livros diferentes de filmes e vice-versa, sempre é assim. O livro sempre é melhor, eu tenho esse, mas não tenho os outros da série :(

    ResponderExcluir
  2. Nova capa? Muito bonita e bem melhor que a primeira. Dizem que o filme é um lixo em comparação a obra que o povo elogia muito. Gostei muito da sua resenha, ainda não li nenhum livro do autor, mas quando eu tiver mais tempo irei ler..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Achei as duas capas muito bonitas. Infelizmente ainda não li esse livro, aliás, ainda não li nada do Rick Riordan. Gostei bastante dessa sinopse, e sou um pouco suspeito pra falar, pois me interesso bastante por Mitologia. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Olha, só resenha pra mim. Esses livros não me chamaram atenção desde o primeiro. Acho que pra mim não serve...Não que seja ruim ou eu não goste, mas sei lá, a história não é daquelas que me faz querer ler...

    ResponderExcluir
  5. Esta ai uma pegunta que sempre me faço se o livro é melhor que o filme. Eu não li, mas assisti e me decepcionou um pouco pelos erros grotescos com alguns nomes e não gostei. Quero lê esse livro e adorei a iniciativa com os seus alunos.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda Mendonça29 de outubro de 2012 20:49

    Muita gente costuma julgar o Rick pelo filme q fizeram, mas vamos combinar q adaptações em geral são um desastre, né? xD

    Aliás, concordo com a Suellen aqui embaixo quanto a iniciativa com os alunos. Acho legal quando o prof deixa escolher livros atuais pra incentivar a leitura, mas acho importante que os clássicos (como Pedro Bandeira, dependendo da idade deles, ou algo mais 'complexo' xD) nao sejam deixados de lado.

    Enfim, foi um livro q eu li sem esperar nada e que me surpreendeu muito tbm.

    =***

    ResponderExcluir
  7. Que bom que o livro é melhor que o filme! Prentendo ler antes de lançar o segundo filme da série! E também acho a mitologia interessante. E como queria que na minha escola/sala tivesse leitura compartilhada, iria adorar!

    ResponderExcluir
  8. Ketelin Natieli Wochner1 de novembro de 2012 10:46

    Vi o filme primeiro e adorei! Li o livro depois e adorei mais!
    Realmente é muito melhor o livro do que o filme (que tira cenas e personagens ótimos) e se trata de uma história muito bem bolada!
    Gostei do modo de escrever do Rick, mas não consegui me prender totalmente com a história, apenas em alguns momentos...
    Estou no terceiro livro da série, mas demoro uma eternidade para ler cada um deles! :s
    Mesmo assim, é ótima, porém não sei se algum dia vou ler As Crônicas de Kane (outra série do autor).

    ResponderExcluir