postado por Matheus em 13 outubro 2012

Review | Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Direção: Christopher Nolan
Lançamento: 2012
Duração: 2h 44min
Gênero: Ação
Sinopse: Oito anos após a morte de Harvey Dent, a cidade de Gotham City está pacificada e não precisa mais do Batman. A situação faz com que Bruce Wayne (Christian Bale) se torne um homem recluso em sua mansão, convivendo apenas com o mordomo Alfred (Michael Caine). Um dia, em meio a uma festa realizada na Mansão Wayne, uma das garçonetes contratadas rouba um colar de grande valor sentimental. Trata-se de Selina Kyle (Anne Hathaway), uma esperta e habilidosa ladra que, apesar de flagrada por Bruce, consegue fugir. Curioso em descobrir quem é ela, Bruce retorna à caverna para usar os computadores que tanto lhe serviram quando vestia o manto do Homem-Morcego. Aos poucos começa a perceber indícios do surgimento de uma nova ameaça a Gotham City, personificada no brutamontes Bane (Tom Hardy). É o suficiente para que volte a ser o Batman, apesar dos problemas físicos decorrentes de suas atividades como super-herói ao longo dos anos.




Crítica

     É impossível assistir a sequência de um ótimo filme e não esperar um filme ainda maior e mais emocionante. Para todos aqueles que assistiram os dois filmes anteriores da trilogia do Batman dirigida pelo Christopher Nolan e foram aos cinemas assistir Batman O Cavaleiro Das Trevas Ressurge esperando isso eu posso afirmar, com todas as letras, que não se arrependeram!
     O filme já começa com uma ótima cena de ação, em um avião. Bane, o vilão principal do filme, foi capturado e está num avião, quem o capturou pensa que está tudo bem, até alguns comparsas de Bane invadirem o avião, cortarem e explodirem algumas partes do mesmo e escaparem numa boa, entrando em um outro avião logo depois. Assistindo à essa cena surpreendente já dá para ter uma noção do que vem pela frente. Ou seja, muita ação e emoção!
     Ao longo do filme aparecem vários outros personagens, tanto mocinhos quanto vilões. Diferentemente de Homem-Aranha 3, onde o grande número de vilões atrapalhou a história, em Batman O Cavaleiro Das Trevas Ressurge isso não ocorre. Depois de apresentados os novos personagens temos a noção da história principal do filme. Bane e muitos outros criminosos de Gothan City vivem nos grandes esgotos subterrâneos. Enquanto eles vivem lá sem seres descobertos eles bolam um plano para poder acabar de uma vez com Gothan City. O Batman não é o seu alvo principal, mas podemos perceber ao desenrolar da trama que Bane tem um ódio especial pelo justiceiro mascarado. Para ajuda-los aparece Selena Kyle (ou Mulher-Gato), que fica em cima do muro, sem saber em qual lado está. Em meio à tudo isso aparece outros vilões na história, sendo um deles uma pessoa totalmente inesperada!

     Batman O Cavaleiro Das Trevas Ressurge é um dos poucos filmes blockbuster de grande qualidade. Ou melhor: de grandíssima qualidade. Tudo foi meticulosamente pensado para o filme ficar perfeito do jeito que ficou.
     O estilo dark, presente no filme anterior, reaparece aqui, ainda mais intenso. Não há nenhuma parte alegre, colorida ou divertida, é tudo sombrio e amedrontador. A começar pelo vilão principal.
     Como a alma do Coringa (Heath Ledger) infelizmente morreu Christopher Nolan teve que achar uma escapatória para encaixar outro grande vilão no enredo, sem deixar o roteiro com falhas. E ele conseguiu! Bane não é tão espetacular quanto o Coringa, mas temos que lembrar que o ponto forte dos dois são completamente diferentes. Enquanto o Coringa usava da nossa própria mente para criar situações psicológicas desafiadoras Bane usa sua força. E que força! Não que ele seja um Super-Homem capaz de levantar um caminhão, mas ele é como um ser humano qualquer, só que muito mais forte.
     A Mulher-Gato, interpretada brilhantemente pela Anne Hathaway, traz um pouco de sensualidade e de feminilidade ao filme, coisa que era escassa nos filmes anteriores da trilogia. Completamente diferente da Mulher-Gato daquele horrível filme protagonizado pela Halle Berry, a Mulher-Gato de Anne é muito mais inteligente, sarcástica, sensual e interessante, com figurinos de tirar o fôlego.
     A evolução das vestimentas e dos automóveis do Batman é muito perceptível. Aquele carro-avião usado por ele durante o filme é surpreendente, com muitos detalhes, um pouco futurístico demais, mas muito impressionante. Mas o destaque fica com sua moto, muito mais rápida e com manobras de deixar qualquer carro de Velozes E Furiosos no chinelo.
     Cenas de ação é o que não falta no filme. Bem mais comuns nesse filme do que no anterior, elas deixam qualquer um de queixo caído de deixar de queixo caído. Elas têm muito realismo e foram feitas meticulosamente com os mínimos detalhes. A cena com o desabamento do campo de futebol americano é épica, se tornando uma das melhores cenas de um filme de super-herói que eu já vi.

     Com um roteiro inteligente e emocionante, Batman O Cavaleiro Das Trevas Ressurge nos mostra que não é impossível fechar uma trilogia de sucesso muito bem. Talvez em alguns quesitos os dois filmes anteriores podem ser melhores que esse, mas o episódio final da trilogia é perfeito no conjunto inteiro da obra, além de ser uma forma de entretenimento muito bem produzida com cenas que ficarão na história dos filmes de ação.



Avaliação: 



15 comentários:

  1. Eu chorei.
    Sério. Na parte que o mordomo chora, ( não vou dizer o motivo).
    Tem ação na medida certa <3
    E a mulher gato não poderia ser interpretada por outra atriz,juro.

    ResponderExcluir
  2. Eu ñ cheguei a chorar, mas posso dizer que o filme é realmente emocionante!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu creio que eu assisti esse filme, mas eu realmente nao tenho certeza! UAHsiAUHSuiAHS

    Mas gostei de todos os filmes sobre ele que eu assisti até hoje, então creio que com esse nao seria diferente!

    =*

    ResponderExcluir
  4. Não vi, não acho graça, parabéns pra quem faz, é bom, mas não é pra mim. Resumi né? Pois é =/
    Acho tão sem noção....ele não é herói pra mim....

    ResponderExcluir
  5. Q pena q vc acha isso!!!! pra mim o Batman é um ótimo herói, e esse filme tbm é mt bom!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o filme, além do que o Batman é o meu heroi favorito.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Juro que ainda não vi o filme, mas estou louca para vê-lo. Termina aqui o arco de batman e creio que assim seja melhor para os filmes ou alguns já que uns tem me decepcionado como o homem aranha o jeito é esperar para ver o filme.

    ResponderExcluir
  8. vrdd!!! é bom parar por aki senão poderia continuar com filmes ruins, como é o caso do Homem-Aranha. assista o quanto antes o filme, pq eu sei q vc ñ vai se decepcionar!!!

    ResponderExcluir
  9. Pensei que eu não iria gostar do filme, mas pelo que eu li em sua resenha do filme acho que irei gostar sim, parece ser bacana. É que não gosto muito de filmes com Batman e tal, mas posso gostar desse...

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  10. Não cheguei a ver nenhum dos três filmes da franquia. Já li tantas críticas elogiando os filmes, que cheguei a conclusão de que perdi de não ter assistido ainda. Acho que esse desleixo foi também pela questão de Batman não ser um dos meus super-heróis preferidos. Mas mesmo assim, vou tentar assisti-los.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. pode tentar!!! eu tenho certeza q depois q vc assisti-los vc vai se arrepender d ñ ter assistido antes!!!

    ResponderExcluir
  12. filmes de super-heróis tbm ñ são meus filmes favoritos, mas Batman é uma exceção!!!!

    ResponderExcluir
  13. Concordo em falar que é um blockbuster de qualidade, olha que hoje em dia tá díficil! 3 filmes incríveis! Nolan é foda! E achei o desfecho muito bom também!

    ResponderExcluir
  14. concordo com td q vc disse, principalmente com a parte d q tá difícil achar bons filmes hj em dia como esse!!!!

    ResponderExcluir