postado por Funs Hunter em 15 novembro 2012

[Especial] Caminhos da Leitura


Olá!
Como divulgado aqui no blog, no último fim de semana (8 a 11/11) aconteceu em Itapeva-SP a 13º edição da feira itinerante "Caminhos da Leitura".
Fiquei super animado com a notícia de que a feira aconteceria por aqui, não é sempre que temos algo do gênero em cidades do interior.

08 de Novembro

A abertura aconteceu com uma hora de atraso. Esse atraso não prejudicou os eventos que já estavam marcados, tudo aconteceu no horário previsto. Sempre acontece alguma coisa de última hora, algum detalhe que precisa ser acertado pelos organizadores e, por este motivo, o atraso é algo normal de se acontecer.
Durante a abertura conhecemos um pouco mais sobre o projeto e apreciamos uma belíssima apresentação da banda marcial da escola "E.M. Coronel Acácio Piedade".



As 10h30min teve início o bate-papo com a autora do livro "O Pássaro", Samanta Holtz.
Estavam presentes alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A autora nos contou como foi o processo de escrita do livro até a sua publicação. Ela recebeu diversos "não é o que estamos procurando publicar no momento" das editoras, mas nunca desistiu do sonho de publicar seu livro. Após o bate-papo a autora autografou alguns marcadores para os alunos presentes.
Eu havia comprado o meu exemplar de "O Pássaro" duas semanas antes do evento e aproveitei pra pegar o autógrafo da Samanta. Ela me presenteou com alguns marcadores autografados e duas semi-joias (uma será sorteada aqui no blog).
Em um determinado momento acabei perguntando para a autora quanto tempo ela demorou para escrever "O Pássaro" e minha surpresa foi quando ela disse que levou dois anos para concluir a obra. Sempre que ela tinha um tempo livre ela aproveitava para escrever, afinal precisamos estudar e trabalhar não é mesmo?

Bate-papo e tarde de autógrafos com Ignácio de Loyola Brandão
Como não participei deste evento, estou postando algumas fotos que "peguei emprestado" no facebook da autora Elaine Velasco.




09 de Novembro

Também não pude comparecer ao evento neste dia. Vejam as fotos que "emprestei da autora Elaine Velasco!




10 de Novembro




Finalmente o dia que eu mais esperei! No sábado tivemos a participação de 4 autores da Editora Dracaena, três deles fazem parte do grupo Fantastiverso.
No primeiro bate-papo participaram os autores Al Gomes (O Ceifeiro), Ben Green (Adormecer do Fogo) e Elaine Velasco (Limiar: Entre o Céu e o Inferno). Cada autor comentou um pouco sobre o seu livro e como foi o precesso de escrita e procura de uma editora para o mesmo. O que pude perceber foi que o autor Al Gomes estava um pouco nervoso durante a sua fala, mas obteve ajuda dos seus colegas. Elaine Velasco e Al Gomes, ambos escreveram um livro sobre anjos, contaram um pouco da pesquisa que fizeram para compor os personagens.
Assistimos a dois booktrailers durante o bate papo (Limiar e Adormecer do Fogo) e também fomos apresentados a uma ilustração feita pelo itapevense Washington Ribeiro. 







Na imagem abaixo estão presentes personagens criados pelos autores do grupo Fantastiverso que compareceram para bate-papo e autógrafo durante a feira. O palco para a presença de tais personagens foi a Praça Anchieta, onde também vemos ao fundo a Catedral de Sant'Ana. Confiram!






Após o bate-papo com os autores do grupo Fantastiverso, tivemos um bate-papo com o autor Hermes M. Lourenço e Carlos Segato, o tema foi "Experiências Literárias". Ambos são itapevenses e atualmente moram em outros estados. Aproveitei a oportunidade e adquiri dois exemplares autografados do livro "Faces de Um Anjo" (Claro que um exemplar será sorteado entre os leitores do blog!) e um exemplar autografado do livro "O Enigma do Fogo Sagrado", ambos do autor Hermes Lourenço.



11 de Novembro

No domingo, último dia da feira, participei de um bate-papo com a autora do livro "Redenção", Lívia Lorena. Também estava presente a autora Elaine Velasco.
A autora começou escrevendo pensamentos, fragmentos da história em cadernos que carrega em sua bolsa. Analisando esses fragmentos,os personagens foram ganhando "forma" (nome, perfil...). 
O bate-papo foi bem descontraído, começou no horário marcado e teve duração de quase duas horas. Após a apresentação da autora, os presentes começaram a fazer suas perguntas e as autoras foram respondendo e o público foi participando cada vez mais até que o momento de  perguntas se tornou uma conversa sobre a literatura hoje em dia. Garanti meu exemplar autografado e assim que terminar a leitura postarei a resenha para vocês.
A autora Jéssica Anitelli também participaria do evento, mas, infelizmente, ela não pode comparecer. As autores comentaram um pouco sobre a história do seu livro, "O Punhal".


O melhor fim de semana de Itapeva!



20 comentários:

  1. Ah esses eventos...pena que nunca acontecem aqui em minha cidade. Adorei. Bjksss

    ResponderExcluir
  2. Depois de o evento ter acontecido na minha cidade é que eu fui saber que ele estava acontecendo, pra você ver como as coisas são bem divulgadas aqui, mas enfim. Ainda compro o meu exemplar de O Pássaro, vi tantas resenhas positivas. Em Itapeva foi bem bacana, vejo pelas fotos, uma pena eu não ter ido no daqui.

    ResponderExcluir
  3. Carlos Augusto Segato19 de novembro de 2012 09:18

    Paulo Cezar, parabéns pelo seu post! Ficou muito bom, bastante completo em termos de imagens, e com um texto abrangente. Enfim, uma cobertura que poderá dar aos que não foram à feira uma ideia do que perderam... Abraços! Carlos Segato.

    ResponderExcluir
  4. Que excelente cobertura do evento!!

    Muito obrigada por esse trabalho tão profissional :) Sinto-me honrada de fazer parte do evento e da sua postagem ^^

    Um beijo!!
    Samanta

    ResponderExcluir
  5. Talita, querida, quando quiser seu exemplar, será uma honra autografar um para você :)

    Beijão!
    Samanta

    ResponderExcluir
  6. Sempre quis um livro autografado, deve ser muito legal e inspirador conhecer assim ao vivo os autores, ganhar autógrafos e ouvi-los falar sobre o processo de criação. Queria ter a oportunidade de participar de um evento assim

    ResponderExcluir
  7. Achei bem legal as imagens, queria ir em evento como esse, porém moro muito longe, gostaria de ter um livro autografado por um autor, pera, um livro não mas varios. Infelizmente não posso ter pois moro muito longe.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, ótima matéria, este blog é muito dez, uma contribuição que fortalecerá a nossa mídia itapevense. Obrigado pela divulgação do meu desenho. Só achei que se colocasse Washington Ribeiro ficaria melhor, é o nome artístico que tenho usado - kkkkk. Sério, parabens pelo blog que com certeza vai alcançar vôos cada vez maiores. Valeu.

    ResponderExcluir
  9. Que triste, Talita. O evento todo foi maravilhoso! E ainda podíamos comprar livros com desconto. Quanto à divulgação só posso dizer que a cobertura da TV Tem foi fantástica! O Gilliardy esteve todos os dias e foi transmitido em todos os telejornais da TV Tem. Além do facebook e outras mídias sociais.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post!
    Queria ter ido. Parece ter sido maravilhoso essa feira.
    Principalmente o bate papo com a Samanta, ela é uma fofa.

    ResponderExcluir
  11. Pena que na minha cidade não tem nenhum feira..... T-T

    Gostei do desenho com os personagens e a catedral ^^

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de ter ido, ou que tivesse um evento desse na minha cidade! Deveria estar muito legal.

    ResponderExcluir
  13. Esse evento deve ter sido um máximo. Pena que moro tão longe e não pude ir. Mas gostei bastante do seu post. Foi bem informativo.
    Parabéns!!!


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post, as fotos do evento ficaram ótimas. Acho muito digna o propósito do Caminhos da Leitura *.* Pena que não pode acontecer em todas as cidades

    ResponderExcluir
  15. Bom evento! Pena que eu perdi. Se bem, que moro muito longe, então, não iria mesmo...fica pra próxima.

    ResponderExcluir
  16. Achei legal essa sua cobertura do evento, lembro que você falou muito sobre ele aqui, como vc disse: não é sempre que temos um evento desses na cidade em que moramos, na verdade aqui nunca teve isso, mas é legal que ai teve. Gostei do post e que bom que deu tudo certo mesmo com alguns detalhes.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  17. Ver esse post me fez lembrar que eu nunca fui num evento como esse, preciso procurar por um, eles parecem ser tão divertidos!
    Ainda sim, adorei saber o que aconteceu por ai, deve ter sido bem legal.

    ResponderExcluir
  18. Que massa!!

    Sempre me sinto revigorada em eventos literários! =D

    ResponderExcluir
  19. Muito bacanas esses eventos, promovendo a leitura. Pena que quase nunca acontece aqui.

    ResponderExcluir