postado por Funs Hunter em 07 novembro 2012

Resenha | Alcateia Prateada

Autora: Eddie Van Feu
Ilustradora: Carolina Mylius
Editora: Linhas Tortas
Páginas: 300
Skoob: Adicione
Avaliação: 

Sinopse: 'Alcateia Prateada' conta a história de uma cidade secreta de seres encantados que, de acordo com a Lua, podem se transformar em lobos ou bestas-feras. Acompanhamos a vida e a cultura desse povo mágico através dos olhos do jovem Philippe, um mestiço, fruto de um amor proibido entre uma humana e um dos membros do Clã dos Lobos Brancos, que vive marginalizado e perseguido, mas aguarda ansiosamente sua transformação para que possa ser aceito como parte da Alcateia. 


Em "Alcateia Prateada" conhecemos a história de um povo, que vive em uma cidade secreta, longe dos humanos, que podem se transformar em lobos. Nessa cidade vive o jovem Philippe, um mestiço fruto do relacionamento de uma humana com um membro do clã. Por ser um mestiço ele é muito maltratado por outros 3 jovens da cidade e pelo capataz, Gerard. Mesmo depois da morte de sua mãe, ele continuou não sendo aceito pelos demais e sofrendo as torturas que os demais jovens achavam que ele merecia, tudo porque ele ainda não havia ser transformado, sendo considerado um humano.
Philippe só não ficou sozinho pois contava com a companhia de uma loba, a prateada, e pela simpatia de capitão Diderot e sua esposa, Emily.
A transformação do jovem está muito atrasada, o que acaba confirmando ainda mais as suspeitas dos demais moradores da cidade, até Diderot acha que o jovem não irá mais se transformar.
Philippe, apesar de jovem e ingenuo, nutre um amor não correspondido pela filha do Duque, a jovem Celine.

Seu amor pela jovem será correspondido? O jovem Philippe irá se transformar e ser aceito pelo clã? Ele irá parar de ser maltratado um dia?

Essas são algumas das várias perguntas que passam por nossa cabeça enquanto lemos este livro.

As torturas sofridas por Philippe são detalhadas em algumas páginas do livro, é angustiante ler tudo o que o jovem sofreu nas mãos de Ravin e seus amigos. Em algumas delas fiquei pensando em como ele conseguiu resistir a tanta perseguição. Alguns ferimentos causados poderiam ser mortais.
Não digo que me acostumei a ler esses acontecimentos, mas sempre pensei que todo esse sofrimento seria recompensado em alguma parte do livro. Será que isso acontece?

A narrativa flui perfeitamente, os detalhes, cenários e acontecimentos são muito bem descritos pela autora, nos proporcionando a possibilidade de imaginar completamente o local onde tudo ocorre.

Não posso esquecer de comentar sobre a capa e ilustrações. Perfeitas! A capa logo desperta a curiosidade para a história, qual a ligação dos jovens, da lua e do lobo? Tudo! E é surpreendente o desenrolar dos acontecimentos.
As ilustrações foram feitas pela Carolina Mylius, colaboradora do blog Vida de Leitor. Espiem uma delas!

A diagramação do livro não deixa a desejar, em todas as páginas encontramos detalhes nas bordas, sempre no inicio de um capitulo encontramos uma pequena imagem que lembra uma floresta. Antes de uma nova edição do livro, recomendo uma revisão para correção de pequenos erros de digitação que encontrei durante a leitura.

O final do livro nos deixa com um "gostinho de quero mais", fiquei extremamente curioso para saber o que vai acontecer e quem está chegando para passar um tempo na cidade secreta.

O segundo volume "Alcateia Prateada: Lua Carmesim" tem previsão de lançamento para abril de 2013, quatro anos após a publicação do primeiro volume. (Vi isso em um comentário da autora no skoob)

Gostaria de agradecer a autora pelo envio do livro para resenha. Adorei conhecer esse novo mundo onde os "encantados" ainda existem!

Espero que tenham a oportunidade de conhecer a história e o trabalho da autora, já tenho mais um livro da Eddie Van Feu na fila de leitura  =D


16 comentários:

  1. Nossa que livro lindo! Sou apaixonada por capas e ilustraçoes, que por si só já valem a compra e a leitura do livro. Fiquei realmente com vontade de conhecer essa historia mais de perto. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Maristela da Graça Rezende10 de novembro de 2012 10:42

    Gostei demais da resenha. Me interessou muito ler o livro e já marquei como desejado. Quero ler a história completa porque após ler sua resenha a curiosidade foi aguçada.

    ResponderExcluir
  3. Estou começando a pegar gosto pela leitura fantástica, ainda mais quando o autor sabe descrever detalhadamente os cenários e os acontecimentos, já que tenho uma facilidade gigantesca de localização durante a leitura. Uou, o livro tem ilustrações!? E essa daqui do post é linda, queria saber desenhar assim, mas sou desleixada e não corro para aprender alguns truques de ilustração. Quatro anos é bastante tempo, mas é melhor você demorar e fazer uma coisa fod* do que fazer super rápido e ficar aquela coisa.

    http://sobreimportancias.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Curti a história. Estou com esse livro aqui pra ler, mas cadê o tempo? E nossa...as ilustrações são muito bem feitas, heim?! Vou tentar passar esse livro na frente de alguns títulos.

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante de fantasia, então logo de cara achei o livro muito interessante. As ilustrações lindas ajudam.

    Quero ler!!

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  6. Ele é fruto de um amor proibido? já comecei gostando, confesso que gosto muito de livros que tenham lobos, acho bem legal e interessante. Também gostei dos desenhos muito bem trabalhados, assim podemos imaginar o cenário, gostei muito desta iniciativa, ainda não tive a oportunidade de ler livros com ilustrações.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser uma história bem interessante. Também adoro esses detalhes de página, são coisas que fazem a diferença. Essa ilustração é muito bonita, queria saber desenhar :P

    ResponderExcluir
  8. Adorei a capa, a história, tudo.
    Esse livro faz bem meu tipo de leitura. Eu vou procurar mais sobre ele e quem sabe comprar.
    Adorei sua resenha, ela me deixou louco para ler.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha. Me lembrou o filme sangue e chocolate (acho que é esse nome mesmo). Parece legal o livro, e a capa é linda também :D

    ResponderExcluir
  10. Gostei e nao gostei. Gostei da capa, das ilustrações do livro e do enredo, mas eu nao acho que conseguiria finalizar a leitura, isso sempre acontece quando leio livros que tem muita ilustração .

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro livro de lobos *.* o primeiro que eu li foi Baile das lobas e é muito bom *.* Adorei. Alcateia tem a capa linda e uma sinopse bem intrigante, gostei demais da sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Gostei da capa e da resenha. Agora esse livro foi lançado quatro anos atrás, e o segundo volume só vai ser lançado em abril de 2013?!?!?! Que mancada dessa editora, hein?!?!


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. Sempre adorei histórias bem fantasiosas, apesar de sempre ter uma dificuldade de imaginar tudo o que autor menciona...

    Algumas coisas que você mencionou nesse livro me deixaram curiosa (e assustada). Que tipo de coisa faziam com ele? Porque lembro de ter lido um livro que contava a história de um índio que nasceu hidrocefalia e tinha miopia em um olho e hipermetropia em outro, e as pessoas não tinham pena em bater nele.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha, completa e com imagem, mas não gostei do livro, sei lá a história não chamou muito a minha atenção. Mas é legal saber que vc curtiu o livro que apesar de tudo parece ser bacana para quem gosta de histórias do gênero.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  15. Já conhecia o livro, de vista no Skoob, por assim dizer xD

    E ele já estava na minha lista de desejados. Fico feliz por ter julgado corretamente a sinopse. Agora estou ainda mais ansiosa para ler o livro. Porém, acho q vou esperar lançar todos antes de comprar


    =**

    ResponderExcluir
  16. Muito bacana quando o livro tem uma narrativa fluente e de fácil imaginação. Pelo enredo nada muito novo, mas parece ser bem explorado. E sobre as cenas de torturas... é bacana quando o livro consegue passar esses tipos de sentimentos! As ilustrações também estão legais. Nao gostei da capa.

    ResponderExcluir