postado por Funs Hunter em 05 novembro 2012

Feira do Livro Itinerante - Caminhos da Leitura



Olá hunters! Como estão?
No próximo dia 08 terá inicio em Itapeva a Feira do Livro Caminhos da Leitura. Que tal conhecer um pouco mais sobre a feira?


De acordo com a pesquisa Global Publishing Market, divulgada na Feira do Livro de Londres 2011, o Brasil é 11º mercado de livros no mundo. E, segundo um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Câmara do Livro 2010, o mercado editorial brasileiro cresceu 13,5% em volume de exemplares em 2010. No entanto, de acordo com a pesquisa da Publishing Perspective, de abril 2011, há a necessidade de democratizar o acesso às obras já que cerca de 70% das livrarias estão concentradas em grandes centros urbanos.

Para incentivar a leitura e o mercado editorial do país, a partir do dia 17 de maio, o projeto Caminhos da Leitura circulará por dezenas de cidades Brasil adentro. Em cada parada, de quinta a domingo e tendo um ônibus como centro, será montada uma feira de livros a preços populares e um espaço para uma extensa programação cultural.
Em sua primeira edição, o Caminhos da Leitura deverá percorrer 30 cidades de todo Brasil num período de um ano. Ao todo, o projeto pretende atingir 500 milhões de brasileiros, que terão acesso a cerca de 1 milhão de livros e a mais de 5.000 horas de programação cultural.


As atividades do Caminhos da Leitura serão divididas em oito áreas:

Pátio de Livros
Durante os quatro dias, distribuidores e editoras locais e nacionais disponibilizarão seus livros para venda a preços populares. Mais da metade dos livros colocados à venda terá preços de no máximo R$ 10.

Bate-papo na Estrada
Escritores, de renome nacional e regional, farão debates literários e sessões de autógrafos para o público.

Na Carona
Dedicado ao público jovem, este espaço abrigará conversas com autores e profissionais sobre assuntos que despertam o interesse da nova geração pela literatura, como twitteratura e história em quadrinhos.

Estacionamento infantil
Uma área especial para as crianças com oficinas de ilustração e poesia, peças infantis e contadores de histórias.

Oficina do professor
Um espaço reservado para que os professores tenham acesso a novos conteúdos e participem de oficinas com autores e apresentação de editoras.

Cine-livro
Com projeção de filmes com temas baseado em livros e escritores.

Oficina do Livro
Uma área para trabalhar a formação de novos bibliotecários, livreiros e outros profissionais do livro. No espaço, haverá oficinas de vendedores de livros, criação de cursos e instrumentos de vendas, além de realização de debates sobre assuntos do setor.

Biblioteca Esquenta
O Caminhos da Leitura ainda percorrerá o Brasil com a biblioteca do programa “Esquenta” (TV Globo), cedida pela apresentadora Regina Casé. O acervo será exposto para o público e conta com dezenas obras autografadas pelas personalidades que visitaram o programa.


Caminhos da Leitura tem como proponente a ABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro). É apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e integra o Circuito Nacional de Feiras do Livro.

Idealizado e realizado pela Infinito Cultural, tem como patrocinadores a OHL e os Correios e conta com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Abrelivros e da Rede Globo.  


19 comentários:

  1. Eu sei que é quase impossível maaaaas, tomara que venha pra minha cidade! Nunca vejo nenhuma feira por aqui e seria ótimo comprar livros por 10,00 reais!

    http://elaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei legal essa iniciativa por promover a leitura entre os brasileiros, precisamos de mais coisas assim, e parece que vai ser tudo muito organizado, legal. Pena que na minha cidade não tenha coisas assim, é super legal conhecer novos livros e ainda por cima baratos!

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  3. Puxa Paulo, você realmente capricha nos seus posts, parabéns pelo ótimo conteúdo!

    ResponderExcluir
  4. Excelente post!
    Estou muito feliz em fazer parte desse evento. Uma iniciativa maravilhosa! *-*

    Beijocas,
    Lu
    www.equinocioaserie.cim
    www.lupiras.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro feiras, pena que em minha cidade só tenha uma por ano. Mas sempre aproveito muito, apesar dos preços não serem mto convidativos. Otima iniciativa. Bjksss

    ResponderExcluir
  6. Descobri que teve a feira aqui na minha cidade, o evento foi TÃO divulgado aqui que só soube no ultimo dia. Esperava a participação de alguns autores de fora, mas... Soube que meu professor de português estava lá como autor, enfim.

    http://sobreimportancias.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. É...eu perdi o prazo da feira, mas também...acho pouco provável que conseguisse ir. De qualquer forma, ela teve uma agenda interessante, heim?!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que projeto maravilhoso. Amei!!!
    Acho que devemos divulgar e apoiar iniciativas como essa.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
  9. Boa essa iniciativa.
    Pena que é contra mão para eu ir... Podiam fazer uma feira dessa em São Paulo capital.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Acho essa uma ótima iniciativa, super apoio; porém fico triste pois não poderei ir

    ResponderExcluir
  11. Conheci o blog hj e já estou adorando. Muito legal essa iniciativa, ideias como essas devem ser divulgadas e prestigiadas. Gostaria de saber se o projeto passará pela minha cidade :/

    ResponderExcluir
  12. Na minha cidade também quase não tem feiras de livros. Nossa o maior atrativo são esse livros a 10 reais kkk

    ResponderExcluir
  13. Eu amo Feira do Livro e adorei saber sobre essa. Tomara que passe aqui no sul de Minas para eu ir. Eu iria amar, até porque estou precisando comprar uns livros e a Bienal vai demorar muito ainda.

    ResponderExcluir
  14. Pena que já passou, mas de qualquer jeito eu não ia poder ir mesmo :O

    ResponderExcluir
  15. Esse projeto é bem legal, apesar de que são poucas as cidades escolhidas. Fui na pagina do Caminhos da Leitura, mas acabei não encontrando a minha cidade na lista. Uma pena, tomara que tenha ano que vem nas cidades que não foram escolhidas... Vou adorar participar, por aqui quase nunca acontecem eventos literários, além de que comprar livros por 10 reais é muito bom, né?
    Ainda assim, obrigado por apresentar o projeto! É muito bom saber que tem coisas assim tão boas rolando pelo país. Tenho certeza que ainda conseguiremos fazer todas as pessoas do Brasil terem acesso aos livros.

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei essa iniciativa *.* andei olhando no site deles , mas não vai ter na minha cidade, é uma pena.

    ResponderExcluir
  17. Que ótima iniciativa esse "Caminhos da Leitura". Espero que essas 30 cidades se multipliquem em muitas e muitas outras. Parabéns à todos os responsáveis pela realização desse projeto.


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Nao conhecia essa iniciativa, mas achei muito massa!!!

    Melhor q isso só se fosse uma biblioteca itinerante!!

    ResponderExcluir
  19. Muito bacana, deveria passar aqui também, rsrs.

    ps. as vezes nem parece que o Brasil é 11º no mercado de livros.

    ResponderExcluir