postado por Matheus em 11 janeiro 2013

Review | As Vantagens de Ser Invisível

Direção: Stephen Chbosky
Lançamento: 2012
Duração: 1h e 43min
Gênero: Comédia dramática


Sinopse


Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.







Crítica

Eu comecei a assistir a esse filme com altas expectativas. Ele tem um ótimo elenco, uma história muito boa e, ainda por cima, está colecionando ótimas críticas. Mas ele superou todas as minhas expectativas, se mostrando um dos melhores filmes lançados no ano passado.
O filme conta a história central do Charlie (interpretado muito bem pelo Logan Lerman, o Percy Jackson dos cinemas), um típico adolescente calouro na nova escola, onde se vê deslocado e completamente sozinho. Ele teve que lidar com o suicídio do seu melhor amigo, uma questão que mudou completamente sua vida, tornando-o uma pessoa fechada para o mundo e sem nenhuma confiabilidade em si mesmo. Nos primeiros dias de aula ele não consegue achar nenhum amigo, sem contar o seu professor de literatura, que acredita no seu potencial como escritor. Mas tudo muda quando ele conhece Patrick (extremamente cativante na pele do Ezra Miller) e Sam (interpretada pela ótima Emma Watson). Com esses dois como amigos ele tenta sair do seu "mundinho" para ser um adolescente normal, mas levando em consideração o estilo e os gostos de todos eles ser normal não é o ponto forte deles, coisa que pode ser muito facilmente observada ao decorrer desse filme maravilhoso.
Para começar as minhas ótimas críticas eu vou falar das atuações, um dos grandes pontos fortes do filme. A Emma, conhecidíssima por sua Hermione na série Harry Potter, deixa pra trás todo sinal daquela Hermione de antigamente para interpretar a Sam de uma forma maravilhosa, totalmente convincente e extremamente normal. O Logan Lerman, interprete do Percy Jackson, também se sai espantosamente bem, colocando no seu papel um nível de emoção sem igual. Por fim, no trio principal do filme, tem o Ezra Miller, que já se mostrou um ator monstruosamente bom no filme Precisamos Falar Sobre Kevin, mas que aqui se sai ainda melhor, criando um personagem cativante e extremamente verdadeiro. A escalação coadjuvante também é de primeira qualidade, não deixando a desejar por parte de ninguém.
A direção do Stephen Chbosky é excepcional! O fato de ele se sair tão bem pode ser quase óbvio: ele é o escritor do livro que deu origem ao filme. Mas mesmo assim ele merece toda consideração por dar um estilo único a esse filme, deixando-o com um estilo indie, mas mesmo assim um tanto popular. Isso sem contar que ele trata de temas tão complicados na sociedade (como o uso de drogas, a homossexualidade, o bullyng, entre outros) de uma forma tão leve e normal que o filme transcorre por um emaranhado de questões sociais mostrados ao espectador de uma forma ótima. O roteiro, também do Stephen, também tem muito valor, já que é dele que todos esses temas saem para formar essa história emocionante sobre amizade e essa fase tão complicada na vida, a adolescência.
A trilha-sonora se encaixa tão bem com o estilo e os temas do filme que nem parece que essas músicas foram lançadas há muitos anos atrás. Todas as músicas usadas ao decorrer do filme criam um estilo de flashback musical, usando ótimos hits de antigamente, hoje já esquecidos pela maioria dos adolescentes. Muitas dessas músicas caem tão bem com as cenas que é impossível pensar nelas sem aquela música. Esse é o caso da cena do túnel, onde enquanto toca a ótima “Heroes” do David Bowie a fotografia maravilhosa capta com perfeição uma Emma perfeitamente linda. É impossível não se emocionar vendo essa cena, uma das mais emocionantes lançadas nos últimos tempos sem usar nenhum efeito especial.
Para quem não conhece a maravilhosa "Heroes" ta aí o vídeo. A letra dela também é ótima, merecendo uma boa observada:


Não é exagero ressaltar que esse filme irá se tornar (se já não se tornou) um clássico do cinema “adolescente”. É impossível achar erros nessa obra espetacular, que ao mesmo tempo trata de temas difíceis, é um filme altamente artístico e, ainda por cima, nos deixa emocionados nas mais diversas cenas! 

Avaliação: 




18 comentários:

  1. Eu ainda não assisti o filme, porque queria ler o livro primeiro, mas vou acabar vendo!
    Acho que ele se tornou um clássico por retratar muito o que acontece em qualquer lugar e escola não importa a nacionalidade.
    Ótimo rewiew!

    ResponderExcluir
  2. Geeente acredita que eu ainda não li o livro, nem vi o filme? Não sei porque, mas apesar das maravilhosas críticas eu não fiquei muito interessada na estória ;/ Sei lá não me chamou muita atenção. Mas acho que vou primeiro ver o filme e se gostar eu leio o livro.

    Beijos,

    Fernanda,

    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu vou acabar vendo o filme antes de ler o livro, mas como sofro de um TOC (preciso ler os livros que são adaptados pro cinema e comparar as duas obras), sei que mais cedo ou mais tarde esse livro maravilhoso vai acabar nas minhas mãos. hehehe

    ResponderExcluir
  4. Quero assistir primeiro. Se eu gostar acho que leio o livro.
    Confesso que não me chama muita atenção, mas o elenco é mesmo maravilhoso! Outra coisa que achei bem legal é o fato do diretor ser o escritor do livro...
    Ótimo review, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olhando só a sinopse não dá pra ter a noção da grandiosidade desse filme. Só assistindo pra ver!! ;)

    ResponderExcluir
  6. eu tbm quase sempre tenho q ler os livros dos filmes q eu assisto, mas nem sempre eu tenho essa possibilidade. Não tive a oportunidade de ler o livro, mas se ele for tão bom quanto o filme tenho certeza que sera maravilhoso!! *--*

    ResponderExcluir
  7. O primeiro e melhor filme que vi esse ano! Eu já era apaixonada por ele antes mesmo de ver, só de saber que teriam quase todos os meus atores preferidos no elenco (Logan Lerman, Ezra Miller, Nina Dobrev e até o Dylan McDermott), já tinha 4 estrelas comigo. Quando assisti, faltou bem pouco para que eu não chorasse.
    E, sim, a cena do túnel é tão emocionante e sentimental, dá pra sentir a adrenalina, a "satisfação" e a admiração dos personagens só com a trilha sonora.
    Isso fez eu querer ainda mais ler o livro.
    Ótimo Review!

    ResponderExcluir
  8. foi totalmente assim que aconteceu comigo!!! *--* Eu fui assistir mais pelos atores, mas não demorou muito para me dar conta do quão grandioso esse filme é!
    Que bom que vc gostou da resenha!!

    ResponderExcluir
  9. Estou bastante curioso para ver esse filme, mas antes quero ler o livro!
    O elenco é realmente maravilhoso e o enredo parece mesmo ser ótimo e bem feito (nem sabia que era feito pelo proprio autor do livro) e também parece mesmo tratar esses dramas adolescentes da melhor maneira possível.
    Espero ler logo para poder assistir!

    ResponderExcluir
  10. Só vi o filme porque tinha o Logan e a Emma, mas não me arrependi, na verdade me apaixonei pelo filme. O Logan interpretou muito bem o personagem, até conseguiu tirar algumas lágrimas minha. Quero muito ler o livro pois achei que o filme terminou e ainda ficaram algumas dúvidas. Enfim, amei o filme e indico para todos.

    ResponderExcluir
  11. esse filme parece ser uma delicia, adoro a emma desde harry potter, quero assisti logo !

    ResponderExcluir
  12. Tenho lido muitos elogios em relação a esse filme. Só em saber que a Emma Watson conseguiu se desvincular de Hermione para fazer essa personagem, já vale o ingresso. Rsrsrs
    Acho que quando os autores estão ativamente envolvidos na produção dos filmes, a essência da história fica mais interessante. Espero ter a oportunidade de ler e assistir em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. eu tbm tinha certo medo d assistir e ver uma "Hermione" em cena, mas a Emma mudou completamente, tirando todo traço daquela bruxinha da saga Harry Potter!!
    Ela é mais um dos motivos p/ assistir ao filme!!! rsrs

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente só passei o olho review , porque quero ter um 'tchan' (tosco eu sei) quando for assisti-lo. Mas sou apaixonada precossemente (nao sei digita..) por Charlie

    ResponderExcluir
  15. olha a atrasada comentando... rs bom eu queria muito ler o livro antes de ver o filme. sou chata quando é adaptações.mas ouvi coisas boas a respeito do filme,como você bem colocou.ver esses filmes com temas adolescentes e atuais sempre me faz lembrar de que eu não via vantagem em ser invisísel em nada,kkkkkkkk,mas ta aí,quero ver como o protagonista consegue sair dessa insegurança.mas vou tentar ler primeiro o livro. =)

    ResponderExcluir
  16. Amei esse filme e realmente ele supera as expectativas quero muito ler o livro


    bjos

    ResponderExcluir