postado por Funs Hunter em 27 fevereiro 2013

Resenha | Cisne

Autora: Eleonor Hertzog
Editora: Dracaena
Páginas: 832
Skoob: Adicione
Compre: Direto com a autora
Avaliação: 

Sinopse: Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!



Tão difícil falar de livros realmente surpreendentes!
Recebi o livro, e alguns mimos especiais, através de parceria com a autora Eleonor Hertzog. Como deve ter acontecido com  qualquer outra pessoa, acabei me assustando com a quantidade de páginas que a obra possui. Será que em 832 páginas a autora conseguirá manter o foco na história e prender a atenção do leitor até o fim? Foi exatamente isso que pensei ao ler as primeiras páginas!

No livro conhecemos uma família muito divertida que guarda grandes segredos... Os cientistas Henry e Doris Melbourne vivem com seus 8 filhos em um veleiro batizado com o nome de Cisne. É nesse veleiro que  iremos conhecer um pouco mais da família e suas atividades diárias.
Theodore (Ted), Thimoty (Tim), Pamela (Pam), Lisandra (Lis), Thomas (Tom), Theobald (Teo), a garota adotada Peggy (Peg) e Roberth (Bobby) são os filhos do casal Melbourne e tripulantes do veleiro. São muito agitados, alguns vivem brigando ou discutindo, mas sempre estão dispostos a defender uns aos outros. Com exceção de Bobby, que ainda tem 8 anos, os irmão realizaram as provas da melhor, e mais disputada, escola avançada da Terra. Champ-Bleaux é conhecida por formar os melhores cientistas, mas só aceita 250 novos estudantes por semestre.
Todos os anos o Cisne e seus tripulantes atracam na cidade de Porto Alto e levam um pouco de diversão aos seus moradores, os envelopes com o resultado de admissão da Escola Avançada Champ-Bleaux os aguarda na agência de correios da cidade.
Será que alguém da família Melbourne irá conseguir entrar em Champ-Bleaux?


Como disse antes, o livro possui 832 páginas, mas é quase impossível você querer parar de ler por algum motivo. A narrativa é bem leve a cativante, a autora escreve de uma maneira que facilita a nossa compreensão da história. As páginas vão passando e quando você percebe, já está quase acabando a leitura deste magnifico livro.
Na história da série "Uma Geração. Todas as Decisões", a Terra está bem diferente de hoje em dia! O idioma falado entre as pessoas é o solar, ser um cientista formado por Champ-Bleaux é o melhor que pode acontecer na vida de uma pessoa, um novo mundo foi descoberto atrás do Sol, Tarilian.

Conhecer um pouco mais da família Melbourne foi uma das melhores leituras desse ano. Cada personagem é único e enigmático da sua maneira. A que mais desperta nossa curiosidade é Peggy, seus segredos são desconhecidos até por ela, mas sempre a autora nos presenteia com alguma nova informação sobre ela.

E se já não bastasse os filhos para cuidar, o casal Melbourne terá que receber em seu veleiro dois cientistas estagiários de Tarilian. Eles sofreram abusos e maus tratos no barco em que estiveram e o casal foi escolhido para que eles terminem o estágio sem maiores complicações. Mas é aí que os problemas no veleiro começam! Os estagiários não irão sozinhos, um repórter tariliano irá acompanhá-los e distorcer tudo o que acontece por lá.
Para não deixar os habitantes apenas coma  visão do repórter de Tarilian, os cientistas levam Jean em sua viagem. O jovem conheceu os Melbourne em Porto Alto e conquistou rapidamente o seu espaço entre eles, após passar em um pequeno teste.

A capa, mesmo sendo perfeita em relação a história, deixou um pouco a desejar na qualidade do papel escolhido pela editora. Ele é mais flexível do que estou acostumado a ver em outros livros e não possui orelhas, o que o deixa parecido com os livros em versão econômica que encontramos a venda no site Submarino. A revisão deixou passar pouca coisa, nada que atrapalhe a leitura, e o espaçamento entre as linhas não me causou a impressão de "embaralhamento".

O livro possui uma grande quantidade de personagens, em alguns casos a autora colocou alguns marcadores quando os diálogos aconteciam longe do Cisne. Todos esses personagens são importantes para a história e seus acontecimentos, nenhum deles foi colocado lá apenas para aumentar o que poderia acontecer.

O livro é apenas uma introdução, muita coisa é revelada e muita coisa ainda fica sem explicação. Pelo menos a autora não nos deixou curiosos em saber se algum dos filhos de Henry e Doris irão seguir o caminho dos pais e passar os próximos 10 anos estudando em Champ-Bleaux.


Cisne foi uma grata surpresa! Eleonor Hertzog criou uma história, mundos e seres fantásticos. Apesar da história ser apresentada como se o leitor já conhecesse todas as mudanças, descobertas e afins, aos poucos algumas dessas coisas são explicadas e conseguimos compreender um pouco melhor e descobrir o motivo de determinado acontecimento das páginas anteriores, ou seja, é impossível aguentar a curiosidade que o livro desperta.

Caso me peçam para definir o livro em uma única palavra, com certeza será: MAGNÍFICO!  A história desse volume e seu final é de deixar qualquer leitor boquiaberto de tanta criatividade por parte da autora.







19 comentários:

  1. Que bom que gostou deste livro, é uma de minhas próximas leituras!

    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também me assustei pelas tantas páginas do livro, mas pelo visto o livro tem tudo para agradar os leitores, uma estória e personagens envolventes! Gostei de sua resenha, você mostrou bem os pontos positivos do livro, me deixando ainda mais ansiosa para ler Cisne =D


    Bjs


    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Já conheçia a autora há algum tempo, Cisne é um livro muito bom. A autora é tão boa que fez logo mais de 800 paginas rsrs e ainda é nacional (=

    ResponderExcluir
  4. sério que o livro tem 832 páginas? que ótimo saber disso!rsrs AMO UM LIVRÃO! e olha nacional!! achei a sinopse diferente,uma família unida em aventura em alto mar, é quase um mundo distópico. e bom saber que a linguagem é fácil,em livro tão grande, a autora acertou em fazer com que a leitura flua.achei a capa fofinha,mas vendo a sinopse e a resenha,e mesmo que tenha a ver com a história do livro,eu acho infantil =/ tipo, poderia ser mais caprichada sabe.mas com certeza,quero conhecer Cisne e suas aventuras.

    ResponderExcluir
  5. 832 páginas? Não parar de ler? Amei, quero um. Se for verdade isso que tá escrito aí acima, o livro é perfeito.

    ResponderExcluir
  6. 832? meu deus ! rsrsrs brincadeira ,sou apaixonada por livros grandes e não tenho medo deles. Antigamente eu lia mais livros de fora sabe , mas ando descobrindo livros e autoras fantásticas brasileiras . Com certeza Eleonor está nesta lista. parabéns pela resenha , espero ler o livro em breve . bjus

    ResponderExcluir
  7. Camilla Victória9 de março de 2013 18:03

    Excelente resenha ! super explicativa, e só me deixou com mais vontade ainda de ler o livro. E pelo que você contou na resenha é uma família super divertida (esse livro irá arrancar boas gargalhadas) o livro parece ser realmente maravilhoso ! estou super interessada pelo livro ! e já estou participando do sorteio.
    Adoro histórias cheias de fantasias,aventuras e claro, muita diversão ! tudo o que busco em um livro . Simplesmente perfeito ! Parabéns pelo blog.
    Beijos, Camilla Victória

    ResponderExcluir
  8. Nunca me interessei por ficção cientifica mas depois de ler essa resenha vou pensar duas vezes. To namorando esse livro desde que apareceu no skoob, sempre dou uma olhada nele jogando o seu nome no Google, as 832 páginas só fizeram querer mais ainda, tenho uma tara por livros gigantes então... A sua resenha explicou bastante os pontos do livro, o que me faz ficar com MAIS VONTADE AINDA de ler. Seguindo o blog, vou acompanhar sempre :) bjs.

    ResponderExcluir
  9. Adoro gêneros de ficção científica, não conhecia o livro e sei que adorar! E é bem grosso esse livro, hein!

    ResponderExcluir
  10. Eu também me assustei com o tamanho desse livro. 832 páginas?!?! Sério mesmo?!?! Quando vejo livros grandes assim fico com a sensação de que a história vai dispersar, que vai rolar muita encheção de linguiça, mas pelo que você disse, isso não existe em "Cisne". Como sou fã desse gênero, tenho quase certeza que irei gostar bastante desse livro. E espero que consiga lê-lo em breve.


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Ao contrario de muita gente, eu adoro livros grandes !!!


    Acho que o autor consegue desenvolver mais a história, colocar mais personagens e descrever mais os lugares.


    Estou ansiosa para ler esse livro.


    Nossa o livro é só uma introdução? Imagino que deva vir muitas aventuras ainda então!!!


    To vendo que vou ficar mega curiosa com ele.


    Adorei a resenha :)


    Beijus


    Renata Sara

    ResponderExcluir
  12. O que mais me impressiona no livro é isso de embarcações ... E a resenha conseguiu fazer com que eu me interessante pelo livro... A vida no mar... os animais ... o estudo... tudo isso me encantou! Mas tenho que dizer que fiquei assustado com o tamanho do livro...srsrrsrr No entanto, para uma leitora compulsiva isso não é nada...



    Beijos e até mais.

    ResponderExcluir
  13. Nunca ouvi sequer falar do livro. A capa é uma graça e passa o ar infantil. Caramba, e para esse tanto de página *-*, adorei. Achei bem diferente o enredo. A convivência em um veleiro. E ainda mais eu, que adoro saber o cotidiano de personagens. Espero quando eu poder ler, não querer mesmo parar. Conhecer a história dos personagens e com essa narrativa fofa que parece ter. Uma pena a editora não ter caprichado tanto na edição das folhas. Já a capa ficou bela.
    Abraços Paulo,
    ThayQ.

    leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. AMO tudo o que é ficção,ao ver a capa por sinal perfeita,me fez lembrar de nossa marinha.A maneira como se passa a história é fascinante e ao mesmo tempo nos faz querer ler o livro apenas pela resenha.O melhor dos melhores tem significado,para vencer a barreira do conhecimento é preciso navegar por águas bem profundas.Diplomacia certamente é feita de gestos e atos corretos e importantes às vezes apenas um pode mudar o destino de muitos.
    Parabéns resenha perfeita e CURIOSA...um Q de suspense e ansiedade fica no ar.O que se diz,em uma mídia têm muito peso,e pode Construir ou destruir de vez.

    MARIZA NUNES

    ResponderExcluir
  15. Paulo!
    Já é inimaginável imaginar uma família inteira com 10 pessoas morando dentro de um veleiro, tantas personalidades diferentes juntas...
    Uma ficção bem escrita é altamente cativante e envolvente.
    E para ser um livro tão longo e não se tornar enfadonho, a autora deve ser boa mesmo na escrita.
    Gostaria de conferir o livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  16. Já faz algum tempo que quero ler os livros dessa autora, mas como sempre acabo passando outras leituras na frente. Não ligo muito para a quantidade de páginas que um livro tem, porque se a estória e boa e me chama a atenção, com certeza a trama vai me prender do começo ao fim da leitura, e eu acho que e o caso desse livro, espero ter a oportunidade de ler essa obra ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  17. Que bom que vc gostou do livro e teve um ponto positivo em relação á ele, eu já tinha lido alguma resenha dle, mas ainda não li, espero gostar tanto qto vc gostou!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Faz tempo que paquero essa série, mas confesso que a falta de tempo é o que me faz desistir de começar a ler, ele e um livro enooooorme, mas parece que a grandeza da historia se compara ao numero de paginas, e que legal que a autora introduz muitos personagens, isso torna a historia mais interessante e fluida...sua resenha me deixou plenamente feliz e doida pra começar a ler!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Perfeita resenha, parabéns! Ainda não tive o prazer de ler nada da autora, mas a premissa desse livro está realmente encantadora. E com suas palavras, fiquei mais motivada a ler! Já na lista de desejados. Obrigada. Bjos.

    ResponderExcluir