postado por Matheus em 09 março 2013

Resenha | Você Está Sendo Vigiado

Autor: Gregg Hurwitz
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Skoob: Adicione
Compre: Encontre o melhor preço!
Avaliação:  

                        
Sinopse
Patrick Davis tinha um sonho: ver seu nome nos créditos de um filme. Mas não imaginava o preço que teria de pagar por isso. Logo depois de vender seu primeiro roteiro a um estúdio, sua vida entra em colapso. Ele não consegue se firmar como roteirista de Hollywood e, para piorar, seu casamento mergulha numa crise.
Misteriosamente, Patrick passa a receber DVDs com gravações dele e da esposa dentro de casa. Após descobrir câmeras escondidas, o casal procura a polícia. Dias depois começam as ligações e os e-mails anônimos propondo um acordo para que tudo volte ao normal. Desesperado, ele não hesita em aceitar a oferta.
Mas sua decisão se revela um erro. Logo ele se vê envolvido numa rede de intrigas que pode custar sua vida e a das pessoas que ama. Cada vez mais acuado, Patrick percebe que só há uma saída: superar seus inimigos ocultos no próprio jogo deles.
Eletrizante da primeira à última página, Você está sendo vigiado foi um enorme sucesso de crítica nos Estados Unidos, fazendo com que Gregg Hurwitz fosse apontado como uma das revelações do suspense, comparado a grandes mestres do gênero, como Harlan Coben.





Resenha

Quando a sua vida ficará realizada? Quando tudo o que você almejava for alcançado ou apenas quando você ficar realmente feliz? Patrick Davis vivia nesse dilema, sem saber o que fazer de sua vida, até que um dia estranhos acontecimentos mudarão completamente a sua vida...


Nunca desista, é o que dizem.
Siga seus sonhos.Mas há outro provérbio que talvez seja mais adequado.
Cuidado com o que deseja.

Pág. 16


Patrick tinha o sonho de escrever um roteiro de um elogiado filme hollywoodiano. Depois de muita luta ele consegue assinar o contrato para o roteiro do filme “Você está Sendo Vigiado”, interpretado pelo então astro de Hollywood Keith Conner. Sua vida, à sua visão, estava perfeita, mas aos poucos ele começou a perceber que o seu casamento com Ariana estava se desgastando drasticamente, sendo que aquela paixão que sentiam quando se casaram há muito tempo já se esgotou. Por uma desavença durante as gravações do filme, Patrick é despedido do cargo, e ainda por cima levou um processo do estúdio por ter “machucado” o ator principal. Depois disso sua vida fica de pernas pro ar, não somente por ter perdido o emprego (ele conseguiu a vaga de professor numa escola de cinema), mas sim por estranhos DVDs que ele começa a receber em sua casa. O mais estranho de tudo é que os DVDs contêm gravações suas e de sua mulher fazendo coisas corriqueiras no dia-a-dia, e eles são gravados com os seus próprios DVDs virgens! 


Privacidade é artigo de museu, meu amigo. Os telefones são grampeados livremente e as guerras são transmitidas pela TV. Sem mencionar essas porcarias de reality show! Não existe mais... [...] dignidade!
Pág. 128

Mas esse é só o começo... Não demora muito para que várias outras coisas estranhas comessem a acontecer, mas Patrick não tem a mínima ideia do porque daquilo estar acontecendo. Mas pouco a pouco cada parte desse enigma vai se juntando, criando um enorme quebra-cabeça envolvendo diversas empresas, o governo, sua vida e a vida de diversas outras pessoas.

Mas mesmo com toda essa trama mirabolante o livro não tem aquele poder de prender o leitor a cada página. A história em si é fantástica, com um ótimo desenvolvimento e com um grande nível de suspense, mas o final soa previsível demais; a partir da parte onde os verdadeiros vilões são revelados o livro perde completamente o suspense, fazendo com que as próximas páginas fiquem bem previsíveis.
Outro lado bom do livro é o extremo detalhismo em relação aos personagens. Suas personalidades fortes são narradas muito bem, fazendo com que diversos atos estranhos cometidos por eles tenham uma razão devido a pequenos detalhes de suas personalidades. Os seus sentimentos também são completamente escancarados nas páginas, mostrando tudo o que eles pensam e sentem em relação a tudo o que acontece no desenrolar da história.


-As pessoas nos surpreendem, Patrick.
- Eu completaria com "surpreendem o tempo todo".

Pág. 40


O lado negativo de tudo isso é que esses extensos detalhes tornam a leitura, muitas vezes, cansativa. Eu perdi a conta de quantas vezes eu me desanimei pra lê-lo, mas eu fui forte, continuei e não me arrependi.
Talvez o único motivo pelo qual eu ñ fiquei arrependido da leitura seja simplesmente o ótimo desenrolar da história. Aquilo que parecia uma coisa indecifrável vai se mostrando muito mais simples do que se imagina, graças a uma escrita bem estruturada do Gregg Hurwitz. As diversas citações à filmes e coisas relacionadas a cinema que aparecem durante o livro dão um toque a mais ao mesmo, principalmente para aqueles cinéfilos de carteirinha (EU).

Em relação à estruturação do livro é tudo muito bem (assim como todo outro livro da Editora Arqueiro). Bom espaçamento, margens perfeitas, tamanho de letra ótimo... Sem contar na capa do livro, misteriosa e sombria, mas que ainda assim tem muito a revelar.

Realmente, Você Esta Sendo Vigiado esta longe de ser um dos melhores livros do gênero. Mas diversos detalhes fazem com que o livro tenha o seu valor, um deles é o extremo valor que dão aos pequenos detalhes, detalhes esses que fazem com que o livro fique interessante. 


Cada vez mais acredito que heróis são pessoas comuns que levam a sério o que fazem, custe o que custar.
Pág. 260





12 comentários:

  1. Li a sipnose e já pensei "Não vou gostar do livro", e depois que li a resenha não me animei, pelo fato de ser uma leitura cansativa como você citou, pois sempre abandono ou fico com raiva no final, como disse o livro pode ser até interessante, mas quando o tema não agrada é dificil gostar da leitura.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com dúvida entre comprar esse livro ou um do Harlan Coben. Acabei optando pelo livro do Coben, pois mesmo "Você está sendo vigiado" parecendo muito bom, já vi em várias resenhas que ele é meio enrolado, e isso acabou me desanimando...

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante, gosto de filmes com suspense e mistérios.

    ResponderExcluir
  4. quando eu vi a sinopse e algumas resenhas eu gostei bastante da história, mas no decorrer do livro eu desanimei bastante! Sorte minha que o final do livro é agradável, não ótimo e nem broxante, apenas agradável!

    ResponderExcluir
  5. eu só li um livro do Coben (Jogada Mortal) e não penso mais d uma vez: Jogada Mortal é bem melhor que esse! O nível de emoção sentido ao ler esses livros é completamente diferente, enquanto esse aqui é, algumas vezes, tedioso, Jogada Mortal é alucinante e completamente emocionante! Vale a pena ler!!! ;)

    ResponderExcluir
  6. opa, adoro livros de suspense e mistérios, pretendo ler um dia :)
    adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Uooou ser comparado com o Harlan Coben é MUITA coisa. Tinha visto esse livro nas livrarias mas não me interessou, não pelo gênero que por acaso amo, mas a sinopse não me pegou sabe? Ixiiii livro de thriller cansativo tem que ter muita vontade pra continuar a leitura... Não sei se colocaria na minha lista de leitura =(

    ResponderExcluir
  8. quando vejo esses livros de suspense,já fico com um pé atrás...porque acho que os livros do Harlan Coben me "estragaram" pra esses livros.rsrs bom,eu gosto,é um tema de leitura gosto muito,mas o problema é que na maioria das vezes,o autor não consegue segurar a trama e acaba cansando quem lê. a sinopse é UAU,mas quando a gente vai ler não surpreende em nada. Você Está Sendo Vigiado me causou uma sensação de frustação.tipo poxa,porque tão fácil =/ mas concordo contigo,não é o melhor livro do gênero,mas se quem lê souber olhar por um lado,detalhes,citações sobre filmes e um susto ou outro,acaba fazendo a leitura não fluir tanto,mas terminar sem muito alarde. resenha A+. =)

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu estava bem ansiosa para encontrar alguma resenha desse livro *-* Até que enfim, porque vi ele várias vezes em promoção e eu nunca conseguia me decidir se comprava ou não. Acho que vou acabar não comprando porque eu não gosto de livros muito detalhistas, concordo com você, que detalhes extensos deixam o livro um pouco cansativo. E pela nota de três estrelas percebe-se que é um livro mediano, então acho que não vou me arriscar.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Thielen Borba da Costa30 de março de 2013 15:30

    Eu, de certa forma, gosto bastante dos detalhes presentes em um livro, uma pena é quando se tornam bastante cansativos, como nesse. Também gosto muito de diálogos extensos, por isso ás vezes consigo equilibrar e não ver isso como um ponto negativo. Fiquei interessada no livro e assim que puder vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Gosto de livros com essa pegada de suspense bem pesada, e esse me parece um belo exemplar do gênero. O que também poderia me prejudicar na leitura seria esse excesso de detalhismos que você pontuou. Não sou muito fã de narrativas mais detalhadas, mas quando a trama é envolvente, isso passa despercebido.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Olha eu sou louca por livros com mistério e suspense.E com certeza apos ler sua resenha,me vejo obrigada a adiciona-lo a minha lista.
    O livro parece ser bem chocante,pelo ate a parte em que os vilões não são revelados(hahahahahaha).
    Bom agora é esperar minha lista diminuir para poder lê-lo.


    Parabéns pela resenha!


    Beijokas Ana Zuky


    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir