postado por Funs Hunter em 08 abril 2013

Resenha | Supernova - O Encantador de Flechas

Autor: Renan Carvalho
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 360
Skoob: Adicione
Compre: Encontre o melhor preço.
Blog do Autor
Avaliação: 

Sinopse: Imersa em uma ditadura ideológica, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir os direitos da população. Do outro, um governo tirano, com soldados especialistas em aniquilar magos, nome vulgar dado aos praticantes de tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, um garoto prestes a se formar na escola e não sabe qual futuro pode ter em uma cidade como Acigam. Após o envolvimento dos membros de sua família na rebelião, ele percebe que também está fadado a participar da guerra e vive uma aventura alucinante para descobrir mais sobre a misteriosa ciência que permite encantar objetos com a energia dos elementos. Leran deverá conciliar suas preocupações com a irmã mais nova, a recente vida amorosa e o medo de ser capturado pelos terríveis silenciadores. Usando uma narrativa dinâmica e envolvente, Supernova promete entreter o leitor com muita ação, suspense e reviravoltas incríveis.





Leran Yandel vive com a mãe e sua irmã, Luana, está em seu último ano do colégio e logo entrará na vida adulta. Ele vive em Acigam, uma cidade cercada por uma muralha a 15 anos, ninguém sai ou entra na cidade, os moradores foram completamente isolados do resto do mundo.
Durante as aulas os alunos aprendem uma ciência completamente diferente do que é ensinado nas demais cidades. Segundo os professores é impossível controlar a energia, os elementos. Yandel sabe que isso não é verdade, antes da construção da grande muralha, os viajantes e comerciantes aprendiam esse controle e traziam para a cidade. Bretor, avô de Leran, sabe como controlar essa energia e está tentando passar esse conhecimento ao jovem.
Silenciador
Depois de uma aula sobre controle na loja de seu avô, eles partem em direção ao bairro onde o jovem mora. No caminho presenciam um ataque de magos a soldados da cidade. Subitamente são atingidos pelo "silêncio", não conseguem ouvir e nem falar nada, é durante esse acontecimento que Leran descobre a existência dos Silenciadores, guardas bem treinados que localizam e matam os "magos".


Após arrancar a adaga do cadáver  ele se levanta e fica de costas para mim. Tomba a cabeça para o lado, como se tivesse percebido algo, e se vira por completo na minha direção, encarando o beco. Tomo um susto com seu movimento e me encolho tentando evitar que ele me note.
Página 25


Após esse dia, Leran Yandel assumirá grandes responsabilidades...


O Encantador de Flechas, primeiro livro da Saga Supernova, foi uma tremenda surpresa! Pela capa e sinopse já consegui ter umas ideias do que iria encontrar durante a leitura, mas acabei descobrindo muito mais do que imaginava...
Leran Yandel
O livro, por ser o primeiro, é repleto de informações. Todas elas são necessárias para entendermos melhor os acontecimentos em Acigam. Alguns leitores podem não gostar disso, mas são extremamente necessárias para um melhor entendimento.

A história se desenvolve bem rápido e quando Leran descobre sobre a Guilda de magos (rebeldes) e sobre os Silenciadores, ele e sua família são obrigados a se juntar aos demais magos no Covil. Os ataques são constantes e muitas perdas ocorrem. Tanto magos quanto soldados são assassinados.
Repleto de ação, é impossível querer parar a leitura, mas, como tinha que trabalhar e só estava lendo a noite, fiz algumas pausas e aproveitem pra pensar melhor sobre o que estava lendo. A história é completamente original, não li nada parecido até hoje. Claro que podemos encontrar diversos livros envolvendo magia, mas nenhum como Supernova.

Renan Carvalho construiu seu "próprio mundo" de uma forma bem simples de entender durante a leitura. Os personagens, alguns difíceis de suportar, foram bem descritos e construídos por ele. Os segredos e reviravoltas que a história revela são fantásticos e até totalmente impensáveis pelo leitor até determinado momento.

A história é dividida em 4 partes e só na terceira compreendi melhor o motivo dessa divisão. Um novo personagem assume a narração da história. É nessa parte que compreendi melhor uma reviravolta que a história teve. Tudo o que imaginei foi por água abaixo! O autor mudou completamente o rumo da história. Não que isso tenha prejudicado o seu desenvolvimento, tudo isso me deixou mais curioso e interessado em saber como tudo terminaria.
Acho que nem preciso dizer o motivo do título O Encantador de Flechas. Não é mesmo? A imagem que postei acima já diz tudo sobre o que podemos esperar sobre o controlador de energia (mago) Leran Yandel.

A capa desse livro chama bastante a atenção do leitor, mas a editora a deixou um pouco escurecida. Não sei se foi a impressão ou algo assim, mas fez com que a imagem fique bem diferente da capa que utilizaram para divulgação. É quase impossível ver o mago que o Silenciador matou presente na capa.
Falando nos Silenciadores, sim... são vários, eles são os principais oponentes dos magos durante a história.
Você teria coragem de enfrentar algo que não deveria existir? Um ser que você não sabe o que ele realmente é?

O final é revelador, deixa muitas perguntas para serem respondidas na continuação. Será que conseguirei esperar pelo lançamento de Estrela dos Mortos sem ler o primeiro capítulo disponibilizado no fim do livro?

Espero que possam ter a oportunidade de conhecer essa fantástica história!


Book Trailer







21 comentários:

  1. Ah, que bonitinho! Acho que eu filho de 13 anos vai curtir essa aventura, com pitadas de coragem e romance. Quem sabe possamos ler lado a lado e, aproveitando os conflitos apresentados na história, engrenar uma conversa despretensiosa com ele? rs

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula Barreto8 de abril de 2013 23:03

    Eu não gosto, particularmente, do estilo. Acho que por isto não me interessei em ler o livro. Mas parece legal para algumas pessoas que conheço!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo, também resenhei SUPERNOVA, e tem até sorteio no Lá na Minha Estante.

    Essa quantidade enorme de informações, me incomodou um pouco sabe? parece que impediu o livro de ser frenético. Mas como é o primeiro livro de uma série, e esse universo é novo, acho que mesmo incomodando um pouco, foi necessário.

    Quem sabe no segundo livro, quando os leitores estiverem por dentro do cenário a narração não melhore nesse quesito?

    Achei a estória bem original, e não é à toa o sucesso que o livro está fazendo, o Renan merece. Além de tudo, é um cara super querido, e que aceitou a minha opinião de um ótimo jeito, se tornou um amigo.

    Também achei que a capa ficou escura, eu só fui perceber o mago assassinado ali no chão quando vi a imagem no computador, mas adorei a ilustração. O Trabalho de revisão e diagramação da Novo Século está incrível!


    Adorei sua resenha!


    Abraço,
    João
    @LanaMinhaEstant

    ResponderExcluir
  4. Olha é a segunda resenha que leio a respeito deste livro e ambas são bastante positivas, o fato de ter muita descrição do mundo não me assusta, é assim mesmo no primeiro de uma série. Já o coloquei na minha lista de leituras futuras.

    ResponderExcluir
  5. Hortencia Helena9 de abril de 2013 21:19

    Ahhhhh me encantei com o livro! Lembro quando li a sinopse aqui tinha gostado, mas sua resenha me convenceu ahahaha! Adoro a temática magia e depois que você disse "A história é completamente original, não li nada parecido até hoje" fiquei UOU PRECISO!!
    Acrescentando livros na wishlist 1, 2, 3 JÁ! rs
    bj

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bem interessante, mas parece que tem informação demais, talvez pelo fato de ser uma saga, o primeiro fica mais corrido pra chamar a atenção.

    ResponderExcluir
  7. Manuela Cerqueira10 de abril de 2013 12:17

    Não me interessei muito pelo livro não,... Ah não gosto de livros que tem informações demais, acho que com isso as vezes a gente até se perde do foco da história.

    ResponderExcluir
  8. Bacana esse livro heim? Só vi uma outra resenha dele mas nem era tão completa. Muito bem feito pelo visto, é uma história cheia de poréns que eu nem sabia ter no livro. Gostei, parece ser bem feita e desenvolvida, uma ótima ideia a desse livro.

    ResponderExcluir
  9. Primeira vez que leio sobre esse livro e já adorei! O "mundo" criado por Renan Carvalho parece não deixar pontas soltas, porque é melhor um livro com todas as informações necessárias do que outros mal detalhados em que a história acaba se contradizendo!!
    Adoro uma história recheada de aventura e magia, e é melhor ainda quando o livro surpreende o leitor! Ótima resenha =D

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto a capa e lido a sipnose do livro antes, não consegui me interessar acho que pelo fato de não ser o gênero que estou acostumada a ler, mas a resenha me supreendeu positivamente, nunca poderia imaginar que o livro teria tanta ação, o melhor ainda é que a leitura não ficou confusa, e sim bem detalhada, não posso reclamar do fato de não gostar de alguns personagens, acho que todo livro tem personagens com que a gente não consegue se identificar, Parece ser um livro ótimo, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  11. Thielen Borba da Costa14 de abril de 2013 22:03

    Tenho muita vontade de fazer essa leitura. Adoro o gênero e todas renesenhas me deixaram muito curiosas, mas a tua ganhou! As imagens me instigaram mais ainda. Quero muito conhecer essa aventura. Fico feliz, desde já, que tenha continuação! =D

    ResponderExcluir
  12. amei a resenha! pelo jeito é um livro super ágil,com personagens cativantes esse estilo mangá é um amor,eu adoro! pelo visto o autor escreveu uma história que surpreende! vou já marcar no meu skoob =) amei a dica!

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei da capa desse livro mas, a sinopse de cara não me agradou muito. Mesmo assim li sua resenha e está na cara que deve ser uma aventura até interessante mas, não conseguiu chamar minha atenção. Claro que, se um dia tiver uma oportunidade, não deixarei de ler.

    ResponderExcluir
  14. Olha, a resenha está ótima, caprichada e dando ao leitor do blog uma ideia bem completa do que o livro reserva.
    Apesar de não ser meu estilo, achei a sinopse do livro cheia de aventuras irresistíveis para que curte o gênero. Ingredientes suficientes para momentos agradáveis ao lado do livro.

    ResponderExcluir
  15. Adoro esses livros de aventura e magia com um Q de distopia. A história realmente é bastante interessante e a narrativa me parece ser dinâmica e bem condizente com o gênero a que faz parte. Essas ilustrações me remeteram aos desenhos que sempre assisti. E posso dizer que conseguiu me conquistar. Resumindo, quero ler, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  16. Eu vi a capa do livro e amei. Vou querer ler principalmente a gora que li sua resenha e me empolguei.
    Maristela G Rezende

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não conhecia esse livro. Gostei bastante do conjunto Capa + Sinopse + Book Trailer e Resenha. Todos os pontos contribuem demais para que eu o coloque na minha lista. Adoro esse gênero literário e o livro parece mesmo incrível.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Particularmente não gosto do estilo e por isto não me interessei em ler o livro.
    Mas acredito que algumas pessoas irão curtir.

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser bom, e quem gosta desse tipo de livro acho que iria gostar, mas o livro não faz muito o meu estilo, então eu não leria =/

    ResponderExcluir
  20. Oi Paulo,adoro posts assim com dicas sobre Autores brasileiros.Interessante a sinopse,os personagens, tem aventura,ação, suspense e magia.

    ResponderExcluir
  21. O livro parece ser legal! A capa é bonita e a sinopse e resenha me deixaram um tanto curiosa, pena que esse tipo de livro não faz meu estilo =/
    Mas pode ser que aposte na leitura, nunca se sabe se gosta de algo se não o fizer não é?
    Os primeiros de livros de série são bons pois são introdutórios, explicando tudo, não nos deixando "boiar" em algumas partes não é? hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir