postado por Funs Hunter em 13 junho 2013

Resenha | Retrato de Uma Espiã

Autor: Daniel Silva
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Skoob: Adicione
Compre: Encontre o melhor preço.
Avaliação: 

Sinopse: Aposentado do serviço secreto israelense, o restaurador de arte Gabriel Allon decide passar um fim de semana em Londres com sua esposa, Chiara. Mas seus sentidos estão sempre em alerta, sobretudo depois dos recentes atentados suicidas em Paris e Copenhague. Em meio à multidão, Gabriel detecta um suspeito. Um homem-bomba. Quando está prestes a atirar para matar, ele é detido pela polícia britânica e acaba presenciando um terrível massacre. Já de volta à sua casa na Cornualha e ainda assombrado por não ter sido capaz de impedir o ataque, o agente é convocado a comandar um esquema global contra a guerra santa muçulmana. Uma nova rede terrorista se espalha pela Europa e só há uma solução para derrotá-la: infiltrar um agente duplo. A espiã ideal é uma bilionária saudita que vive de dissimulações, transitando entre os mundos islâmico e ocidental. Treinada por Allon, ela deve evitar que o terror se dissemine. Numa trama que espelha as tensões e conflitos da atualidade, Gabriel precisa identificar o inimigo para, enfim, chegar a seu covil: o plácido porém implacável deserto da Arábia Saudita.




Tudo que ele queria era curtir sua aposentadoria. Esquecer de terroristas, ataques, atentados, enfim, tudo que remeta a seu passado de espião. Mas, nem tudo é como deseja-se, principalmente quando falamos de uma guerra invisível para muitos, porém, muita clara à olhos treinados, como os de Gabriel Allon.

Eis que nosso espião curtia sua aposentadoria dos serviços secretos enquanto trabalhava com outro de seus talentos, a restauração de obras de arte. Nunca ele imaginaria que, muito em breve, voltaria à ativa .
Uma série de atentados começa a ocorrer na Europa, tudo indicando que um grupo de terrorista desconhecido resolveu iniciar suas ações. Depois de dois atentados aleatórios, em um passeio com sua esposa, Gabriel Allon se depara com um sujeito normal para muitos, porém, um claro terrorista aos olhos de um dos melhores espiões do mundo. Em um local muito movimentado, o terrorista se prepara para atingir seu objetivo. Mal sabia ele que uma arma apontava diretamente para sua cabeça. Quando vai apertar o gatilho...

Depois desse fato, Gabriel Allon, para o azar dos terroristas, retorna a sua vida de espião. Com sua equipe altamente qualificada, eles procuram identificar o grupo terrorista responsável e, eliminá-los de uma vez por todas.
As investigações levam a um nome, Rashid al-Husseini, talvez um dos maiores erros da Agência.

“...acreditou em Rashid, e Rashid retribuiu a confiança construindo uma rede terrorista debaixo do nosso nariz.”   
Página 66

Quando tudo parecia ruim, algo pior se mostra evidente. Um dos braços direitos de Rashid era, nada mais nada menos, que Malik al-Zubair, um dos principais terroristas do Hamas e um dos maiores estrategistas conhecidos pela Agência.
Dado início das operações, a única forma de chegar aos terroristas era infiltrar alguém na rede dos mesmos. Para isso, alguém precisava ser recrutado, ou melhor, recrutada. Essa pessoa era Nadia al-Baraki, uma das mulheres mais ricas do mundo, após herdar a fortuna do pai, um bilionário que fora morto por financiar grupos terroristas.
Nadia passa a ser treinada por Gabriel Allon, diretamente ligado a seu passado triste, e sua vida toma um rumo totalmente inesperado.

Infiltrada na rede, a vida de Nadia esta em constante perigo, principalmente quando alguns interesses da Casa Branca se colocam em choque com seu objetivo principal. Muitas traições e acordos paralelos irão marcar o desfecho desta aventura.
Em momentos diversos, paira no ar algumas dúvidas quanto  quem é quem nessa rede de mentiras e disfarces.




Com momentos dignos das melhores séries de espionagem, aquelas que você não consegue parar de assistir, pois, a cada instante algo emocionante e inesperado acontece, comecei a devorar as páginas desse livro sem conseguir parar de ler. É notável o conhecimento do autor Daniel Silva quanto aos detalhes ocultos por trás dos ataques terroristas que marcam a humanidade.

Não posso deixar de destacar a forma que fora escrito o livro. Com uma linguagem simples de entender, faz com que o leitor não perca nada da história, mesmo quando trata de assuntos técnicos referentes às atividades dos espiões.

Outra coisa que gostei muito nesse livro, foi como os capítulos foram colocados. Pessoalmente, não gosto de parar a leitura em meio a algum capitulo, por isso, como o livro é dividido em capítulos curtos, em nenhum momento foi preciso interromper a leitura pela metade.

Muitas respostas vão surgindo ao finalizar a história, por isso, é melhor o leitor ficar atento a tudo que ler e saborear a leitura desse livro fantástico.


Adorei esse livro! Uma escrita simples e muito bem feita. Uma história ótima com um enredo fascinante e, não posso deixar de citar, uma capa linda. Achei maravilhosa essa imagem expressa na capa. Nos passa uma sensação de mistério e segredo, algo que não pode faltar quando se fala de espionagem. Simplesmente perfeita!








Top Comentarista
Se ainda não está participando, faca sua inscrição AQUI através do aplicativo e leia as regras para não ser desclassificado!






12 comentários:

  1. Parece ser bom mesmo. Mesmo com prós e contras gostei muito dele, tem tudo pra ser uma trama bem envolvente e gostosa de ler.
    E quem não gosta de livros com espionagem? É sempre inteligente e gostoso de ler, eu adoro conferir qualquer um que surge.

    ResponderExcluir
  2. quero ler pra ontem! é o tipo de livro que gosto muito,e se a escrita é simples e fluída melhor ainda =) parece um livro com acontecimentos rápidos,que envolve o leitor.fiquei curiosa pra saber o desenrolar da trama.esse autor é brasileiro? amei essa capa,bem interessante,misteriosa... eu não podia esperar menos de uma das minhas editoras preferidas!

    ResponderExcluir
  3. Primeira resenha que leio desse livro.
    Fiquei super curiosa, principalmente por se tratar de um livro de esoionagem e pelo que vc flou, bem rico em detalhes.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Samuel Lima Moreira14 de junho de 2013 12:17

    Perfeito é tudo que eu preciso, fiquei sem folego

    ResponderExcluir
  5. Ana Carolina Lopes14 de junho de 2013 16:57

    é a primeira resenha que eu vejo sobre esse livro , confesso que não chamou muito minha atenção , eu até gosto de histórias de espiãs e tal , mas alguma coisa mais leve , tipo essas séries que tem por aí , mas isso me pareceu algo mais pesado.

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto a sinopse no skoob porque a capa chamou muito a minha atenção, porém, é a primeira vez que li uma resenha sobre o livro, e parece que é bem do jeito que eu gosto!!! *-*

    ResponderExcluir
  7. Ketelin Natieli Wochner17 de junho de 2013 17:45

    Parece um ótimo livro, misturando ação e espionagem. A escrita simples e os capítulos curtos tbm são favoráveis. Espero ler algum dia e gostar tanto quanto você!


    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Por ser escrito por um americano é bem óbvio a história de espionagem e a do homem bomba! Mas, foi incrível como ele juntou dois tipos de pessoas de mundos diferentes: a espiã milionária e o israelense europeizado! Adorei a sinopse!

    ResponderExcluir
  9. Como eu disse antes eu gosto de qualquer livro de investigação, sempre os acho muito envolventes. Acho bom que a linguagem seja de fácil entendimento, ajuda a deixar o livro fluir mais rapidamente. Assim como você eu também achei a capa linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Mais uma resenha positiva dessa trama.
    Preciso organizar minhas leituras e encaixá-la, pois é um estilo que curto e parece ser uma leitura muito prazeirosa.

    ResponderExcluir
  11. Tudo o que procuro em livros de investigação é isso: Linguagem simples e dinâmica, com um enredo bem interessante e ritmo na medida certa. Me parece que é um belo exemplar do gênero ação/espionagem. Super curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Esse livro tem tudo que eu gosto, me parece ser maravilhoso! E a sua resenha me deixou curiosa, o livro já entrou para a minha wishlist *-*
    Parabéns pela resenhha!

    Bjs

    ResponderExcluir