postado por Matheus em 27 junho 2013

Review | Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Direção: Tim Burton
Duração: 1h 56min
Lançamento: 2008
Gênero: Musical, Suspense
Sinopse
Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy (Laura Michelle Kelly) e sua filha.




Crítica

É difícil descrever essa obra-prima do mestre Tim Burton. Amedrontador, surreal, bizarro, encantador... Essas são apenas algumas palavras que podem descrever esse filme fantástico!


A história central do filme é simples, mas por vezes surreal demais. Benjamin Barker (interpretado com perfeição pelo Johnny Depp) era um simples barbeiro em Londres. Ele era um homem muito ingênuo, igual a sua esposa. O juiz Turpin, quando viu a esposa de Benjamin pela primeira vez, ficou encantado com sua beleza. Tão obcecado ele ficou por ela que mandou, sem motivo algum, prenderem o Benjamin e manda-lo para longe, pagando por um crime que ele nunca cometeu.
15 anos depois de sua saída de Londres Benjamin volta para a cidade. Disposto a se vingar do juiz Turpin ele muda de nome, se tornando assim o amedrontador Sweeney Todd. Ele volta para o lugar onde antes funcionava sua barbearia e logo descobre que o andar de cima (que era onde ele trabalhava) continuo intacto, sem nenhuma mudança. Mas no andar de baixo a amável e estranha sra. Lovett abriu uma loja onde vende tortas de carne, mas como ela mesma diz no início do filme suas tortas são as piores de Londres. Sendo assim, o estabelecimento não é dos mais movimentados. Na sra. Lovett o Sweeney achou uma parceira perfeita para poder levar em frente a sua vingança; então os dois decidem fazer uma parceria para que os propósitos dos dois possam ser concretizados, guiando o filme por um caminho estranho, bizarro, aterrorizador e extremamente fascinante.

Pode parecer que essa história é simplesinha e sem sal, mas com essa base e com músicas perfeitas o Tim conseguiu criar um filme único e perfeito. A direção dele nesse filme está muito parecida com a de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, com muito sangue vibrante e com um clima de tensão percorrendo todo o filme. 
Outro quesito que engrandece completamente o filme são as atuações! Todas elas estão de parabéns, mas quem rouba a cena é o Johnny Depp. Durante todo o filme ele não tira da cara as expressões faciais marcantes do Sweeney/Benjamin, sem contar que seus dotes vocais estão perfeitos, mostrando um lado do Johnny que poucos conheciam. A Helena Bonham Carter também impressiona com o seu visual estranho e seus trejeitos únicos. Outro ator que nos impressiona completamente é o Sacha Baron Cohen, que é muito conhecido por atuar  no filme Borat. Sua breve passagem pelo filme foi suficiente para mostrar que ele é um ótimo ator e cantor. 
O visual do filme foi essencial para que ele ficasse tão deslumbrante. A palheta de cores utilizada é perfeita, combinando muito bem tons escuros e sombrios com algumas cores vibrantes (principalmente o vermelho). O que dizer das maquiagens? Elas estão sempre impecáveis, caracterizando ainda mais os personagens. Os cenários e o figurino também merecem grande destaque.

Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet é um filme único, que mistura com perfeição musical, muito suspense, um toque de comédia e um nível artístico grandioso. Merece ser assistido por todos, pois mesmo com todo esse nível artístico não falta espaço para muita emoção e diversão. 

Avaliação:



Top Comentarista
Se ainda não está participando, faca sua inscrição AQUI através do aplicativo e leia as regras para não ser desclassificado!






17 comentários:

  1. Eu simplesmente adoro os filmes do Tim Burton. Esse clima sombrio e sinistro que ele coloca nos filmes é sensacional. E ele é bem espertinho, sempre escala Johnny Depp e Helena Bonham Carter para os papeis principais. E está certo ele. Nesse filme, em especial, as atuações estão impecáveis. Impossível não gostar.


    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Ketelin Natieli Wochner27 de junho de 2013 16:20

    Esse filme é espetacular, até eu, que não gosto muito de musicais, gostei dele. As atuações impecáveis e ótimas músicas. A que mais gostei é a que a srta. Lovett canta enquanto faz tortas, quando os dois se conhecem.


    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Vi o filme apenas uma vez e não cheguei a vê-lo todo pois não foi nada daquilo que eu imagina. Não sei se devido ao fato de não ter sido num bom dia, mais não gostei. Ainda pretendo vê ele todo, para ter uma opinião mais formada, mais não foi nada daquilo que eu imaginava.
    Beijos....

    ResponderExcluir
  4. Nunca vi esse filme todo, mas vi a maioria...putz, bom demais! É enorme, mas cada cena dele é super boa, a história tem uma trama incrível!

    ResponderExcluir
  5. Samuel Lima Moreira27 de junho de 2013 18:42

    Já assisti o filme e posso dizer que é maravilhoso, "Com o ara de Vingança".

    ResponderExcluir
  6. é difícil falar de um filme que tenha Tim Burton na direção e Johnny Depp atuando,porque quase tudo que eles fazem é bom. eu não sou muito fã de musicais,mas por esse filme não ser um musical do começo ao fim,eu gostei muito.esse tom sombrio é genial,Tim Burton é genial!rsrs

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm adoro o Johnny! Já assisti vários filems dele e não me decepcionei em nenhum, mas nesse ele tá ainda melhor... apenas INCRÍVEL!!

    ResponderExcluir
  8. sabias palavras sobre o mestre Burton!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. de todas as pessoas q eu conheço e já assistiram o filme, ngm ñ gostou. Vc pode ñ gostar de musicais, de filmes de terror, de comédias... mas é essa grande mistura de td isso e mais q faz com q esse filme fique tão fantástico!!! :D

    ResponderExcluir
  10. Essa cena inicial é memorável, lembro-me como se fosse hj a madrugada em q estava assistindo e de boas risadas com a srta. Lovett!! hahahaha

    ResponderExcluir
  11. eu sou um grande fã do Burton, ele consegue colocar uma pitada a mais nos seus filmes q faz com q eles fiquem incrivelmente fantásticos. e o Depp com a Helena então, sem comentários para o talento dos dois...

    ResponderExcluir
  12. Adoro os papeis de Johnny Depp! Pelo que descreveu o filme deve ser muito bom, quero ver, até vou dar uma olhada no trailer!

    ResponderExcluir
  13. Amo os filmes do Tim Burton! Depois de Batman fiz uma maratona e assistir 3 filmes deles seguidos!
    Assistir esse filme por causa da atuação do Jonny Deep, mas é impossível assistir o filme sem ver a mão do Tim Burton em cada cena e em cada música!

    ResponderExcluir
  14. Eu assisti esse filme no cinema e adorei!!! KKKKKKKKKKKKKKK! Nada como Johnny Deep para dar um up no filme, hahahaha. Eu adoro filmes em musicais, esse na minha opinião ficou perfeito, figurino, maquiagem, áudio, efeitos especiais. SHOW!
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito chegada a bizarrices e coisas surreais. Mas gosto é gosto, né! rs
    O Johnny sempre presente nessas tramas sinistras, é bem a cara dele, haha.

    ResponderExcluir
  16. matheus_spereira1 de julho de 2013 16:54

    isso é mt visível! qualquer filme do Burton tem aquele estilo que só ele sabe por em seus filmes!!

    ResponderExcluir
  17. Ana Carolina Lopes26 de agosto de 2015 14:39

    eu amo o Johnny , acho ele demais , então sou suspeita a fazer critica dos filmes dele , mas esse com certeza é um dos melhores :)

    ResponderExcluir