postado por Matheus em 05 julho 2013

Review | Universidade Monstros

Direção: Dan Scanlon
Duração: 1h 44min
Lançamento: 2013
Gênero: Animação, Comédia


Sinopse

Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assustador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.


Crítica

Um dos muitos diferenciais dos estúdios Disney/Pixar para tantos outros estúdios de animação é o fato deles não criarem incontáveis continuações para os seus filmes só porque eles fazem um sucesso estrondoso.  Mas ainda assim houve exceções. Lá na década de 1990 eles criaram uma continuação para o inovador Toy Story que foi tão boa quanto o primeiro. Um bom tempo depois eles lançaram o terceiro filme da série, que conseguiu se elevar ainda mais em termos de qualidade, criando um dos maiores filmes de animação já feitos. Então chegou a vez de continuarem o bem sucedido Carros, e o resultado final não foi dos melhores. Mesmo que a qualidade técnica houvesse continuado, o filme não tinha aquele espírito “Disney” que todos os outros filmes tinham. Então a ideia de criar um prelúdio do memorável Monstros S.A. era questionável. Mas logo nos primeiros momentos do filme percebemos que o resultado não poderia ser melhor, já que toda a qualidade típica da Pixar está aqui, regada com uma boa dose de nostalgia.

Antes de se tornarem os monstros “assustadores” de Monstros S.A. Mike e Sulley frequentaram uma universidade para aprender a assustar tão bem, a Universidade Monstros. Mas eles não foram amigos desde o princípio... Depois de um pequeno acidente na sala de aula, os dois são expulsos do curso pela própria diretora Hardscrabble. Com o início dos Jogos de Susto na universidade, competição onde os monstros mais assustadores vencem, Mike decide inscrever ele e seus amigos para a competição, mas ainda assim falta um integrante para competir na equipe, então Sulley se propõe a entrar, e, mesmo Mike não gostando muito dele, ele aceita. Além disso, Mike faz uma aposta com a diretora Hardscrabble: se sua equipe ganhar, todos eles entram para o curso de susto, mas se perderem Mike será expulso da universidade. Todos eles sabem como será difícil vencer essa competição, principalmente porque os amigos do Mike não são tão assustadores assim. Mas com o conhecimento de Mike e seu treinamento eles têm chances de ganhar, mas isso será uma tarefa difícil que os colocará em grandes e divertidas aventuras.

Mas o roteiro em si não fica apenas nessas divertidas e bem boladas aventuras, ele vai muito mais além disso. O grande triunfo do roteiro é trabalhar muito bem a relação de amizade e companheirismo presente entre todos. Nada é superficial e meramente jogado na tela, suas expressões, seus atos, suas falas de impacto, tudo isso é muito bem estruturado criando uma história nem um pouco superficial, mas ainda assim há espaço para muita emoção.
Já nos primeiros momentos do filme, onde é mostrado o adorável Mike enquanto criança, uma onda de nostalgia invade o coração daqueles que já tinham se divertido com Monstros S.A., uma sensação única. Então logo vêm as risadas, e quantas! Todas as cenas que nos fazem rir são criadas originalmente. Não há aquelas piadinhas clichês, mas sim trocadilhos criativos que utilizam muito bem das características de cada um dos monstros. A cena da primeira prova dos Jogos de Susto é de fazer qualquer um ter um ataque de risos. Mas o filme não fica só nas risadas, há também aquele clima tenso e emocionante que só a Disney sabe por em seus clímax. 
Como de praxe, a qualidade visual do filme é incrível. Cada detalhe é pensado e introduzido no filme cuidadosamente, desde características físicas dos personagens como os detalhes do cenário. Mas é a criatividade para criar os monstros é que impressiona. Cada um deles têm suas peculiaridades claramente reproduzidas nos filmes, e bota peculiaridades nisso!


Perfeito tanto para crianças como para os mais grandinhos, Universidade Monstros tem o seu maior mérito no fato de utilizar muito bem da história do filme anterior para fazer um prelúdio criativo e ainda assim bem feito. Não é preciso ter assistido Monstros S.A. para se deliciar com Universidade Monstros, mas se você já havia visto o anterior a sensação enquanto se assiste esse é ainda mais prazerosa.  


Avaliação:




Top Comentarista
Se ainda não está participando, faca sua inscrição AQUI através do aplicativo e leia as regras para não ser desclassificado!





27 comentários:

  1. Gabrielle Roveda5 de julho de 2013 22:57

    Acabei de assistir, achei super divertido. Ah, sinceramente, sempre adorei Monstros S.A. e agora com o filme antecedendo ao que eles se tornaram. Pixar caprichou!

    ResponderExcluir
  2. Ain eu quero muito assistir esse filme eu amei o Monstros S.A. Por que na minha cidade não tem cinema Xatiadamas quando sair em DVD eu assisto ou talvez pela internet!

    ResponderExcluir
  3. ai cara assistir Monstros S.A é muito amor!!rsrsrs é uma coisa ver Universidade Monstrosn é garantia de risada!ótimas tiradas eclaro a qualidade da pixar é sem comentários.um capricho! e concordo,serve tanto para crinaças quanto pra quem já é mais grandinho.rsrs amei!

    ResponderExcluir
  4. Deixa eu contar uma historinha:


    Ontem a note meio que sem querer eu vejo o dvd de monstros S.a(o primeiro) jogado em cima da cama da minha mãe aí eu comento com a mesma:-Sria tão legal se tivesse uma continuação....


    Daí eu sou informada que já tem uma continuação e fico doida pra assistir,então vcs já devem ter percebido que eu sou bem desatenta p/ lançamentos de filmes e o mesmo acontece com carros 2,que vc falou no início do post,só que tem um porém:O DVD já está aqui em casa e eu nunca assisti por medo de toda a minha admiração pelo primeiro a cabar por conta deste segundo.Todo mundo que assiste diz que é um filme muito ruim e os comentários me levam a pensar que a disney só fez este segundo fime para se aproveitar do grande sucesso que foi "carros",mas um dia eu tenho que assistir ~.os meus dois filmes favorito não podem ficar sem eu assistir a continuação.


    Sim voltando a historinha,minha momy me fala o título do filme e ,pode parecer que eu sou lenta mas,eu não havia imaginada que se tratava de um flash back.Bom tudo tem um início e eu nunca tinha parad p/ pensar em como tudo andou p/ chegar aquele episódio,ou melhor dizendo,grande episódio que é o filme "Mostros S.A".


    E só para constar já assisti este filme mais de...putz! acho que 10 vezes e eu sempre gosto de colocar ele nas madrugadas de natal e ano novo.Não me pergunte o porque rsrsrs


    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei Monsters 1 e pretendo levar a garotada para ver este também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. matheus_spereira6 de julho de 2013 19:58

    na minha cidade tbm ñ tem cinema (odeio isso!), mas a cidade vizinha tem, pequeno mas serve. Vale a pena assistir, seja por cinema, DVD ou pelo PC msm! ;)

    ResponderExcluir
  7. matheus_spereira6 de julho de 2013 20:01

    Monstros S.A. é um dos filmes mágicos da Disney: vc ñ sabe pq, mas assiste-os várias vezes. Eu particularmente tenho uma paixão insana por Up - Altas Aventuras. Pra mim é um dos maiores filmes de animação já feitos, e a qualidade do filme então... Vc chora, ri, se emociona... Inexplicável!!! *---*

    ResponderExcluir
  8. Olá,lembro que mais nova já assisti diversas vezes Monstros S.A,quem sabe não assistirei o novo,na minha city não tem cinema então se quiser assistir algum filme,tenho que esperar!q triste..bjs!!

    ResponderExcluir
  9. Samuel Lima Moreira8 de julho de 2013 10:58

    Já assisti o filme e adorei, é tão bom quanto Monstros S.A, o filme é bem engraçado. Confesso que quando li o nome, não esperava o que vi.

    ResponderExcluir
  10. Achei o primeiro bem engraçado, espero que o segundo também seja.

    ResponderExcluir
  11. Que legal! Adorei o primeiro filme, faz tempo que vi, quando meu filho era pequenino ainda.
    Adoro animações bem feitas e nisso a Pixar é mestre! Agrada crianças e adultos que ainda mantém o olhar da criança que foi um dia, rs...
    Quero ver essa continuação, mas sempre fico dividida entre o original legendado e o traduzido. Porque algumas piadas em inglês não são bem entendidas por nós, já que fazem parte da cultura deles. Mas tem a originalidade da ideia e as vozes interpretadas pelos ótimos atores.
    Já a versão traduzida tem nossas piadas e o ritmo brasileiro, fácil identificação com o público...
    Acho que verei os dois, enão, rs...

    ResponderExcluir
  12. matheus_spereira9 de julho de 2013 19:09

    eu particularmente adorei a dublagem. dificilmente assisto animações legendadas, acho q as dublagens brasileiras dão um toque à mais à elas!!! :)

    ResponderExcluir
  13. Sim! Dubladas têm nossas piadinhas, rs

    ResponderExcluir
  14. O primeiro filme foi show de bola, meu filho adorou e está doido para ver esse, não posso negar que gostei também, dei boas risadas

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e é justamente isso! Vi o filme e achei-o sensacional! Não apenas pela qualidade da animação mas pelas metáforas e pela grande mensagem que ele passa. Amei!

    ResponderExcluir
  16. Michelle Ladislau15 de julho de 2013 14:12

    Esse filme fui ver com a minha filha e amei, muito fofo! Não sei quem gostou mais se foi eu ou ela! hehehehehe
    Super recomendado!


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. esse filme é realmente mt bom d ver com crianças!! hahaha

    ResponderExcluir
  18. Michelle Ladislau15 de julho de 2013 14:35

    Nossa minha filha de 3 anos vibrava com o Mike! hehehehe

    ResponderExcluir
  19. Eu me amarro nas animações da Disney/Pixar. Geralmente são as melhores.
    Legal quando eles fazem uma continuação com os sucessos, e que conseguem manter, ou até elevar o nível dos filmes. Assisti o primeiro, e como um amante de animações, irei assistir esse também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Será que eu sou a única que nunca viu Monstros S.A.?
    Parece que é muito engraçado, então vou alugar o mais rápido possível!!

    ResponderExcluir
  21. Ana Carolina Lopes23 de julho de 2013 12:34

    Eu amo animações e acho que vou amar essa também ;)

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. É disney, nem preciso falar nada

    ResponderExcluir
  23. Nossa, eu achei o primeiro sensacional! Assisti umas 03 vezes! Haha... Estou super curiosa pra ver o segundo! Os filmes da Disney / Pixar sempre prometem!! Que bom que você gostou! Espero gostar também!!!

    ResponderExcluir
  24. Sou apaixonada por animações e falar que amei essa é pouco. Muito divertida, adorei!
    Quando fui assistir, pensei em alugar uma criança, só tinha eu e meus amigos de adolescentes na sala do cinema só tinha famílias assistindo HAHA

    ResponderExcluir
  25. Nossa esse filme é super legal e gostei,realmente muito bom,garantia de animação com qualidade e boas risadas para toda a família, adorei a resenha e também saber como foi que James e Mike se conheceram.
    Perfeita a qualidade técnica,a animação, dublagem...

    ResponderExcluir
  26. Michelli Santos Prado29 de julho de 2013 15:10

    Eu assisti o primeiro filme muitas vezes e confesso que é um dos meus preferidos do gênero,louca para olhar ao 2°!! E chorar de tanto rir, com esta turma!!

    ResponderExcluir