postado por Funs Hunter em 31 dezembro 2013

[Top 5] Os melhores livros que li em 2013

Falar sobre os livros deste ano vai ser bem complicado!
Tinha uma meta de ler ao menos 50 livros em 2013 (10 a mais que o ano passado), mas infelizmente acabei lendo apenas 30 livros.

Tive grandes surpresas e algumas decepções, mas como vamos falar apenas de coisas boas... Aqui só estarão os que mais gostei este ano e em ordem de preferência (1º ao 5º Lugar).

Vamos começar?








Não há como negar que Eleonor Hertzog foi a escritora que mais me surpreendeu em 2013!
Quando vi a divulgação de seu livro, pensei em uma história completamente diferente. Li a sinopse e mesmo assim não esperava o que estava por vir.
Cisne pode até assustar com suas 832 páginas (Dracaena, 2012), o livro é enorme e passa a impressão de que a leitura será bem demorada. Não pensem que é assim, o livro possui uma história fluida e nenhum pouco cansativa. Em nenhum momento o livro se torna algo repetitivo. De onde vem tanta criatividade assim? Quero um pouco também!

Ainda em 2013, tive a oportunidade de receber o manuscrito do segundo livro da série Uma Geração. Todas as Decisões. Linhagens é ainda melhor que o primeiro! Eleonor se supera a cada página e nos deixou ansiosos para a continuação (Talismãs?).







A Trilogia do Mago Negro foi outra grande surpresa deste ano. Não esperava conhecer uma história tão boa quanto essa da Trudi Canavan!
Apesar do primeiro livro, O Clã dos Magos, iniciar com uma história bem arrastada e que dá vontade de parar, continuei a leitura devido os comentários que vi de que o livro melhorava depois da metade (e olha que não são poucas páginas). A cada livro a história melhora mais e mais. Sonea e Akkarin são ótimos personagens!
Torcendo pra Novo Conceito trazer os próximos livros para o Brasil!







Uma das melhores séries que finalizei esse ano! O Destino do Tigre fecha a série escrita por Colleen Houck, aposta da Editora Arqueiro aqui no Brasil.
Todos os livros são repletos de ação e sentimentos. Em um instante você ama um personagem, em outros você o odeia e não sabe ao certo o que ele quer.
A mitologia dos livros é incrível e muito bem aprofundada. A autora acertou em cheio quando criou seus personagens e a história que envolveria cada um deles!







Outra grande surpresa que tive!
A história de Corações Feridos é muito forte, chega a ser angustiante em determinadas páginas. É um livro que te faz pensar um bom tempo em sua história. Louisa Reid estruturou muito bem os personagens e dividiu as passagens perfeitamente. Os capítulos são intercalados entre presente e passado, pelo ponto de vista de duas irmãs.
Ainda não conhecia a síndrome que uma personagem do livro possui e a leitura me fez pesquisar (Tio Google ajudou bastante nesse dia) e ver que essas pessoas podem passar por cirurgias e viver uma vida tranquila ao lado de quem ama.







O que esperar de um livro com vampiros?
Lázarus é um livro fascinante! Pode ser arrastado em algumas partes, mas nos mostra personagens muito bem construídos e uma história bastante inovadora. 
Se você, assim como eu, acha esse título esquisito para um livro com essas criaturas da noite, saiba que o contexto em que ele (Sim, podemos considerá-lo um personagem para a história) nos é apresentado, torna tudo tão claro e ao mesmo tempo tão confuso que é difícil de explicar rsrs.
Ainda em janeiro pretendo compartilhar com vocês as minhas impressões sobre este livro. Não deixem de conferir!


Como vocês viram, não consegui escolher apenas 5 livros. Mas acho que os outros fazerem parte da série/trilogia me dá um desconto nessa parte rsrs. Espero que as histórias que conheceram esse ano, tenham sido tão surpreendentes quanto as minhas leituras!






--- Menção Honrosa ---
É difícil escolher poucos títulos entre uma grande variedade de surpresas que tive esse ano. Vou deixar aqui mais 5 capas com o link para o Skoob do livro para que conheçam um pouco mais sobre eles.










Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


3 comentários:

  1. É tão complicado quando chegamos nessa época do ano e temos que fazer essas listinhas, né?!?! São tantas dúvidas que nos acompanha, que fica quase impossível fazer um top 5. Tanto é que rolou até uma sessão "menção honrosa". Rsrsrs
    Gostei do seu top 5, e das menções também.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Conheci histórias tão maravilhosas em 2013, como Divergente e Jogos Vorazes ♥ ♥ ♥
    Mas dos que você citou, eu só conhecia o ultimo livro da saga A Maldição do Tigre. Nunca li, mas ouvi tantos comentários positivos que acabei presenteando uma amiga com o primeiro livro. Pela sua opinião deu pra perceber que nenhum deles foi escolhido a toa e confesso que fiquei com muita vontade de conhecer o enredo dos livros mencionados.

    ResponderExcluir
  3. acho tão complicado escolher o melhor livro que li no ano rsrs. eu fico com uma dó! mas em 2013 um dos melhores livros que li foi Métrica e Amada Imortal. foram direto para os meus preferidos =)

    ResponderExcluir