postado por Funs Hunter em 17 março 2014

Resenha | O Vale dos Mortos

Autor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
Páginas: 320
Skoob: Adicione
Compre

Sinopse: O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia a transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro, ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para restabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo. Uma história com muita ação, suspense, que vai deixar você eletrizado. 



Um imenso planeta está em rota de colisão com a Terra, o que deixa muitas pessoas aflitas com o possível fim que todos terão. Após estudos e cálculos, os pesquisadores descobrem que a rota que o planeta Absinto, batizado devido ao livro Apocalipse da Bíblia, está tomando não o fará colidir com a Terra. mas passará bem próximo e irá proporcionar uma belíssima visão. Ou não!


Naquele dia, se Deus existia de fato, decerto preferiu desviar o olhar. Porque aquele planeta não trouxe apenas um belo espetáculo.

São José dos Campos, 14 de julho de 2018.
Ivan e Estela resolvem levar seus filhos, Matheus e Ana, em um shopping da cidade. Seria um ótimo sábado em família!
Uma senhora acabou passando mal na praça de alimentação e acabou desmaiando. Seria algo totalmente normal devido ao calor que estava fazendo, mas centenas de pessoas começaram a desmaiar sem nenhum motivo aparente. Os pais sem entender o que acontecia, só pensaram em levara s crianças para casa quando tudo começou...
As pessoas começaram a acordar e atacar quem estava próximo e tentando ajudá-las. Não importa se era da família, amigo ou apenas alguém que passava por lá, os seres irracionais atacavam o primeiro que conseguiam alcançar.

Assustados com o que estava acontecendo e tentando manter os filhos a salvo, Ivan e Estela conseguiram sair do shopping e seguiram em direção a casa onde moravam. O único problema é que o surto não aconteceu apenas dentro do shopping, a cidade toda estava infestada pelas pessoas que misteriosamente ficaram violentas.
O casal será capaz de enfrentar tudo o que está acontecendo? Até quando irão aguentar?


O Vale dos Mortos é o primeiro livro de uma série. E se nesse primeiro livro eu tive grandes surpresas e reviravoltas emocionantes, nem consigo imaginar o que o autor nos presenteará com os próximos livros.
Em determinado momento os personagens chamam as criaturas de zumbis, o que acho apropriado já que elas apresentam semelhanças com os seres de alguns filmes que assisti. As ideias sobre os acontecimentos vão sendo apresentadas aos poucos, os protagonistas vão ligando os fatos ao grande acontecimento que todos esperavam, a chegada do planeta Absinto.

A forma como o autor criou os seus zumbis foi inovadora. Nada de vírus (Residente Evil), componente químico/nuclear (A Volta dos Mortos Vivos) ou magia (White Zombie). Um simples planeta, vindo em direção a Terra, foi capaz de provocar a possível extinção da raça humana. Mas como isso foi possível? Uma hipótese foi apresentada durante a leitura, mas não foi aproveitada pelo autor nos acontecimentos seguintes. Foi difícil de acreditar na ideia do cientista, mas faz o total sentido com o que estava acontecendo. Será que teremos mais dessa hipótese nos próximos volumes?
Até certo ponto podemos comparar o livro com o filme Madrugada dos Mortos, por conter acontecimentos parecidos. A história ganha a sua própria trajetória em determinado momento e o rumo tomado é completamente diferente da utilizada no filme.

Suas crianças, seus anjinhos, mutilavam o próprio pai... Olharam para a mãe, mas a ignoraram, continuando a comer.

Durante a leitura podemos conhecer o que acontece com alguns líderes mundiais durante a infestação de zumbis. Tudo parece tão real!
O assunto principal que o autor aborda é a sobrevivência. Será que Ivan, Estela e os filhos são os únicos que restaram na cidade? Ainda bem que não!
De acordo que os capítulos vão passando, mais personagens vão surgindo. Alguns merecem respeito, outros são engraçados e outros só querem causar a discórdia.
A comunidade vai crescendo cada vez mais e a coragem toma conta de todos os dispostos a ajudar nessa terrível batalha contra os zumbis.

Algumas passagens foram apresentadas nesse primeiro volume e, a princípio, não tiveram relação com a comunidade criada por Ivan e Estela. Pelo menos não em O Vale dos Mortos...

Gostei muito de ter conhecido essa história, a capa ficou excelente (pena que ainda não a vi pessoalmente) e retrata bem o conteúdo da história. A revisão deixou passar poucos erros, a maioria de digitação, mas não prejudica em nada a leitura.
Além do ritmo do livro fluir super bem, Rodrigo criou uma história fantástica e que qualquer fã do gênero deveria conhecer. A cada página era impossível não querer conhecer um pouco mais dos acontecimentos, repletos de ação, confusão e reflexão.
O final deixa qualquer um na expectativa pela continuação da história!















Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


20 comentários:

  1. eu acho que você já deve saber que leitura de terror não é comigo. morro de medo! kkkkkk! gente eu li a resenha e já fiquei com nojinho. rsrs o autor é competente, mostra uma história dentro da realidade que ele criou, verossímel, e a luta de pessoas comuns contra um mal que ninguém sabe como começou. a capa faz muito jus ao livro, não aguento olhar! kkkkkk! mas pra quem gosta, é um prato cheio!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de histórias de zumbis e de terror. O Vale dos mortos parece ser bem legal, mesmo entrando nessa onda de zumbis ele tem esse diferencial, na origem dos zumbis. Mas o que eu acho mais legal em meio a mortos, pés se arrastando, cérebros e gritos é como os personagens se relacionam, se organizam cada um com sua personalidade e atitude. Quero muito ler, anotado aqui.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Como fã de leituras de terror já faz algum tempo que leio comentários positivos sobre esse livro, também achei muito boa a ideia de não usar um vírus para as pessoas virarem "zumbis", espero que os próximos livros da série se mantenham assim e conquistem cada vez mais ao passar das páginas, a editora trouxe uma capa que passa bem a atmosfera do livro, demais esse zumbi na parte de cima e a cidade vazia na parte debaixo.

    ResponderExcluir
  4. Achei que o livro é uma mistura de Madrugada dos Mortos com o filme "Fim dos Tempos", tirando o fato que as pessoas aqui viram "zumbis" e não tentam se matar.. kkk
    Estou vendo algumas resenhas sobre esse livro, e cada vez tô achando mais legal. Espero ter a oportunidade de ler um dia, porque sou apaixonada por livros e filmes de terror. kkk


    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia este livro, ainda não li e adorei ler sua resenha, ainda não tinha lido nenhuma. Achei bem interessante o enredo, é cheio de mistérios e concordo que é bem inovadora a causa para esses zumbis, nunca tinha lido ou conhecido nenhuma estória onde eles fossem causados devido a um planeta, bem interessante mesmo! Não sabia que o livro teria continuação, pretendo ler em breve! :)

    ResponderExcluir
  6. Giovanna Territsen18 de março de 2014 19:20

    Eu estou simplesmente louca para ler esse livro. Tenho acompanhado toda a publicidade em volta desse livro e isso claro, aumenta minha curiosidade. Gostei muito da historia e da sua resenha. Zumbis e Fim do mundo acho que está em segundo lugar na minha lista de tematicas favoritas para literatura. So perde para crimes e investigação. Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Pelo jeito que você falou, esse livro parece ser muito bom! Não o conhecia ainda, mas gostei bastante do que li. Ainda não li nem assisti nada em relação à zumbis, mas quero mudar isso o mais breve possível. Esse livro parece um daqueles que você fica mais ansioso capítulo após capítulo, querendo saber o que vai acontecer com o casal Ivan e Estela e seus filhos. Gostei muito do que li e fiquei bastante curiosa para conhecer mais da história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros com zumbis. Essa fuga pela sobrevivência também me agrada bastante, e, quando essa fuga é cheia de tensão, que não nos dá tempo de respirar direito, a coisa só vai melhorando. kkkkkkk
    Fiquei bem curioso pra ler, principalmente porquê é ambientado aqui no Brasil.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Quero demais este livro, desde que ouvi falar dele, parece ser fantástico! Depois que li meu primeiro livro de zumbis e apocalipse fiquei extasiada, quero ler mais e mais, e este chamou minha atenção desde o primeiro instante, seja pela capa, pela sinopse, pelas resenhas positivas, por tudo. Não vejo a hora de poder devorá-lo! <3

    ResponderExcluir
  10. Este é um dos que mais desejo ler no momento. Descobri que amo essas histórias de zumbis. rsrsrs Espero ter a oportunidade de ler e ver se é tão bom assim como dizem. espero que seja verdade. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Paulo!
    Misturar ficção com seres fantásticos como os zumbis torna o livro criativo e surreal.
    E ainda mais quando os zumbis são criados de uma forma totalmente inusitada.
    Gostaria de entender mais porque uns se tornam zumbis e outros não e por isso preciso ler esse livro com urgência.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Acho que sou a unica pessoa que ate hoje nunca leu/assistiu algo de zumbi, gostei da trama que o autor criou nessa historia me pareceu ser muito boa. Acho que leria a historia sem problema algum.

    ResponderExcluir
  13. Realmente conta com coisas de apocalipses e fim do mundo, sobrenatural e tudo mais, um conjunto muito bom para criar a estória.E como os personagens buscam a sobrevivência uns com os outros. A fuga dos personagens e lutas, é o que nos deixam mais ansiosos, e realmente para viver em algo assim, é preciso coragem e força de vontade para viver e acabar vendo pessoas boas morrendo!
    E pensar que algo apocalíptico assim pode acontecer no nosso real mundo! Dá até arrepios....
    Beijos Paulo, Até mais.
    ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  14. Já tinha lido a sinopse há algumas semanas, mas foi bom conhecer um pouco mais da história. Só aumentou minha vontade de comprá-lo. Vi o box na Americanas, mas não tenho muito tempo para ler esses dias, então vou esperar mais um pouco. :(

    ResponderExcluir
  15. Parece-me bem atual.Leria sim com certeza.....será que não estamos caminhando para um futuro parecido?

    ResponderExcluir
  16. este eu leria dá uma certa esperança.

    ResponderExcluir
  17. Amo o gênero. gostei muito da capa e da resenha, espero em breve poder desfrutar dessa leitura.

    ResponderExcluir
  18. O livro aborda um gênero que não costumo ler, mas mesmo assim me chamou a atenção por ter uma história muito bem construída, e envolvente, com certeza pretendo ler esse livro, espero não decepcionar com essa leitura.

    ResponderExcluir
  19. Histórias com zumbis são muito boas principalmente quando são de escritores brasileiros. Ainda não li esse livro e espero ter essa oportunidade. Gostei da resenha.
    Maristela G Rezende

    ResponderExcluir
  20. Parece ser um bom livro , preciso urgentemente ler

    ResponderExcluir