postado por Funs Hunter em 27 maio 2014

Resenha | Eu Compro, Sim!

Mas a Culpa é dos Hormônios...


Autor: Pedro de Camargo
Editora: Novas Ideias
Páginas: 192
Skoob
Compre

Sinopse: Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência! Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério. (Antes de começar a lê-lo, vale a pena dar uma olhada nas referências bibliográficas). A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer. Parece complicado, mas sob a escrita de Camargo você vai compreender perfeitamente alguns de seus comportamentos pouco ortodoxos, embora comuns, como assaltar a geladeira em noites mais frias, ou comprar aquele monte de bobagens que nunca, em toda a sua vida, pretendeu usar… E, como cortesia, com as dicas no fim de cada capítulo é possível aprender a combater seus próprios neurotransmissores endoidecidos — e consumistas — e conquistar o orçamento saudável com que sempre sonhou.



É difícil aceitar que muitas vezes não temos o controle de nossas ações. Pior ainda, aceitar que por maior que tenha sido a evolução a qual o ser humano passou, ainda agimos, involuntariamente, com a mentalidade de nossos antepassados.

Algumas forças por trás do nosso comportamento falam bem mais alto que a razão.
Pág. 17

                   
Pedro Camargo apresenta-nos um livro com uma linguagem simples e de fácil compreensão. Utilizando-se de resultados de pesquisas realizadas por renomados cientistas e universidades, ele explica cientificamente o que esta por trás de nossas ações como seres consumistas.
Interessante no livro, é o fato de que facilmente percebemos e associamos vários fatos descritos no texto, com acontecimentos por nós vividos. Afinal, quem nunca comprou algo que parecia vital para si e pouco tempo depois nem ao menos o utiliza?

Com capítulos curtos, facilitando a compreensão, mostra como somos influenciados por fatores internos e como estamos suscetíveis a agir como nossos antepassados na luta pela sobrevivência e evolução.
Percebemos como somos vulneráveis aos efeitos da dopamina e como comprar pode ser um vicio tão grande.

É preciso reconhecer a importância e o impacto das emoções nas decisões de compra.
Pág. 108

O livro explica várias maneiras utilizadas por profissionais de mercado para enganar nosso cérebro, tornando o dispensável em algo de extrema importância para nós.
Facilmente o leitor se identifica com o livro. Pessoalmente, achei a leitura muito rica e interessante. A participação do autor ao finalizar cada capítulo com dicas de como controlar o impulso de consumidor, torna o livro ainda melhor.

Finalizo comentando a ótima escolha da capa do livro. Simples e muito significativa. Perdoem-me as mulheres, mas o que melhor para representar um livro que fala de consumo do que uma mulher durantes as compras? Três juntas então!


Brincadeiras à parte, o livro é ótimo e espero que gostem.








Sobre o Autor:
Evandro
Evandro é Colaborador do blog, fascinado por Animes, tecnologia e games. Apaixonado por leitura e professor nas horas vagas. Nada criativo para terminar essa biografia e apressado para assistir e ler logo após.


17 comentários:

  1. Oi Evandro, tudo bem??


    Eu acho que preciso deste livro, mas ainda não estou preparada psicologicamente para as verdade que ele vai me dizer... Sim, sou consumista... principalmente falando de livros, mas de muitas outras coisas também! Sim, eu preciso melhorar... mas ainda não quero ler algo que vai jogar na minha cara o que sou! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Abraços!!!!


    escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso que, por mais que o assunto seja interessante, livros que me soam como auto-ajuda ou tem um "Q" de científico, não me agradam. Então, esse eu passo!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. eu li sem esperar muita coisa e acabei achando uma leitura bem útil rsrsr

    bj

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Rsrs é difícil aceitar mesmo!! Mas é uma otimá leitura!

    ResponderExcluir
  5. Caso mude de ideia quanto a estes estilos, é uma ótima escolha! Muito bom o autor, uma ótima escrita!

    ResponderExcluir
  6. Também gostei! Vou até deixar à mão para futuras pesquisas rsrsrs
    Abrç!

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro logo que lançou e ele me abriu os olhos para muitas coisas. Estou sem comprar livros desde o início do ano, pois parei de ir na Saraiva depois que li essa obra (e parei de visitar frequentemente o submarino). Como sou jornalista e publicitária, ele era uma leitura obrigatória pra mim, mas recomendo a todos os compradores compulsivos. A leitura é leve e ajuda a entender melhor como nosso cérebro funciona.

    ResponderExcluir
  8. Interessante este ponto de vista. Não esperava que fosse assim. Vou tentar ler e ver se aprendo um pouco com ele. Adorei conhecer este livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre tive interesse nesse livro, mas até agora não comprei ele D; No entanto, como não sou muito acostumada a ler resenhas, ou melhor não era, eu ainda não sabia muito bem sobre o que se tratava o livro, pensei que fosse algo do tipo Os Delírios de consumo de Becky Bloom, mas parece que é diferente, mas eu adorei, acho que deve ser bem interessante e concordo com você sobre a capa, nada melhor para simbolizar o consumo do que as mulheres kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Ana Carolina Ribeiro28 de maio de 2014 14:20

    Precisando desse livro urgente
    Vi que tem várias dicas de como não ser tão consumista
    é verdade 3 mulheres juntas então comprando, faz estrago kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Eu não tenho muito interesse porque sou controlada. #SQN kkkk
    Na verdade, não gosto de livros assim. Mas pelo que vi, as mulheres abaixo adoraram a proposta do mesmo (porque será ? rsrs) enfim, achon que estava precisando mesmo de uma livro que fale sobre tal tema. Muitas mulheres precisam (e homens também né senhor PAULO ?!?!?:!?!!?!?!)


    Enfim Evandro, adorei a resenha. Beijos beijos

    ResponderExcluir
  12. não deixa de ser uma leitura válida obviamente, mas não seria o tipo de livro que eu leria agora. a capa é ótima! e o título melhor ainda rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Eu confesso! Preciso ler esse livro... Mas você também necessita dessa leitura Tamiris ;) hahaha

    ResponderExcluir
  14. Você precisa bem mais que eu kk mas eu já to começando a economizar NÃO comprando esse livro kkkkk

    ResponderExcluir
  15. Douglas Fernandes31 de maio de 2014 09:51

    Esse
    livro parece bem interessante, não so para as mulheres que tem fama de gastar
    muito, mas tem homem que gasta e nao consegue controlar... hahaha
    bom é que ganhei esse livro recentemente *-*

    ResponderExcluir
  16. karolyne kazakeviche31 de maio de 2014 16:04

    Eu tenho, mas não tenho planos de lê-lo tão em breve.
    O tema em discussão é bem interessante, já que todos passamos por isso kkkk

    ResponderExcluir
  17. Homens X mulheres, mas na hora de comprar livros, AÍ O BICHO PEGA e não importa sexo, raça, credo nem orientação sexual.

    ResponderExcluir