postado por Funs Hunter em 25 julho 2014

Resenha | Cidade do Fogo Celestial

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 532
Skoob
Compre

Sinopse: O último volume da saga Os instrumentos mortais promete abalar os fãs. Em Cidade do fogo celestial, Clary, Jace, Simon e toda a companhia se unem no meio do caos para enfrentar Sebastian, cujos poderes colocam tudo em risco. E agora eles terão que viajar para outra dimensão para conseguir ter uma chance de impedi-lo. Vidas serão perdidas e sangue irá correr nesse último volume, onde o próprio destino do mundo pode ser mudado.




A série Os Instrumentos Mortais divide a opinião dos leitores. Previsto, inicialmente, para ser uma trilogia, Cidade do Fogo Celestial é o sexto e último volume da série. Muitos criticaram a atitude da autora em relação aos novos volumes dizendo que o arco do terceiro livro fecharia muito bem os acontecimentos com os Caçadores de Sombras. Eu, por outro lado, fiquei empolgado com os novos livros da história!

Preto para caçar de noite e dar sorte,
Pois o branco é a cor do pranto e da morte.
Dourado para a noiva em seu vestido,
E vermelho para acabar com um feitiço.
Página 239

Para Sebastian colocar em prática seu plano contra a Clave, ele precisa de um grande exército. Com a ajuda dos já Transformados, ele ataca Institutos ao redor do mundo e obriga os Caçadores de Sombras a beberem do Cálice Infernal.
Refugiados em Idris, a batalha irá até eles de qualquer jeito. Ninguém está a salvo de Sebastian, nem mesmo as criaturas do Submundo.
Jace e Clary querem ajudar a todos, não importa se quebram regras ou não seguem ordens. Mesmo que o perigo esteja perto e até mesmo já identificado, eles não desistirão de salvar os seus iguais.
Clary sonhou com fogo, um pilar de fogo varrendo uma paisagem desértica, queimando tudo pela frente: árvores, mato, pessoas gritando. Os corpos ficavam pretos ao desmoronarem diante da força das chamas, e acima deles havia um símbolo, pairando como um anjo...
Página 335
Cassandra Clare surpreende mais uma vez seus fãs com essa conclusão. Os acontecimentos de Cidade das Almas Perdidas levam as consequências ao seu limite, A Guerra Maligna. Como acontece em qualquer conflito, muitas baixas são narradas ao decorrer da leitura. "Tá na moda" os autores matarem personagens que conquistam os leitores de alguma forma. Clare não foge a isso! Os ataques são inesperados, as mortes inevitáveis...
Como aconteceu com todos os livros que li da autora, a narrativa se torna envolvente e flui de tal forma que é impossível querer parar de ler. Claro que neste último livro demorei mais que o normal na leitura. Ninguém quer que uma série que gosta acabe!

Comparando os personagens com os livros anteriores, é notável o amadurecimento de suas ações em relação aos acontecimentos. Clary está mais forte e confiante, apaixonada a cada dia mais por Jace. Ele, por sua vez, se mostra mais compreensivo, atento e aceitando o que realmente sente. Jace não alguém que sabe ser "amigo", antes de conhecer Clary apenas vivia para ser um Caçador de Sombras... Alec e Magnus certamente não foram feitos um para o outro, segundo as regras da Clave. O sofrimento de ambos neste livro é angustiante! Simon e Isabelle não sabem o que realmente querem um do outro, mas Cassandra me fez torcer por eles.

Não acho que o novo arco, iniciado em Cidade dos Anjos Caídos, foi inferior ao fechamento de Cidade de Vidro. Os livros continuam despertando o interesse, deixando o leitor ansioso em saber o que vai acontecer com determinado personagem ou situação. De onde vem tanta criatividade dona Cassandra Clare?
O final foi surpreendente! Traição e segredo... Me deixaram louco pra terminar a leitura.
– Toda vez - disse ele baixinho. - Toda vez que acho que falta um pedaço de mim, você me completa.
Página 530
A autora já divulgou o título de duas novas séries/trilogias – The Dark Artifices (Os Artifícios das Trevas) e The Last Hours (As Últimas Horas) – que terão o lançamento intercalado a partir de 2015. O primeiro livro será Lady Midnight, da Trilogia Os Artificios das Trevas, e terá Emma Cartairs e Julian Blackthorn como protagonistas.
Quer saber o que isso tem haver com Cidade do Fogo Celestial? Os protagonistas são apresentados e até interagem com Clary e Jace durante a história. Já dá pra perceber o que esperar de Emma no próximo ano.
As janelas ao longo do corredor superior estavam abertas, e uma brisa fria soprava, com cheiro de pedras urbanas e água do canal, afastando o cabelo dela do rosto. Clary chegou à porta de seu quarto, abriu-a e... congelou.
Página 191
Mesmo o livro apresentando ser uma edição de colecionador, me decepcionei com a revisão. Alguns erros estão presentes e até o nome de um demônio escrito de forma completamente diferente do apresentado anteriormente pode ser encontrado. Uma página está com impressão torta e muitas estão impressas com falhas.
A capa, seguindo o padrão dos demais livros, se relaciona perfeitamente com a história... Sim! Mas só vão entendê-la quando lerem o livro. Sem falar que é a mais bonita da série!

Histórias fascinantes, personagens marcantes e horas de leitura sem se dar conta do passar do tempo. Cassandra Clare nos presenteou com uma ótima série!













Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


24 comentários:

  1. Nunca li nenhum da série, e sinceramente não tenho interesse de ler. Não me chama atenção essa coisa de sobrenatural, outros mundos, demônios. É uma série de sucesso, mas que com certeza eu não lerei.

    ResponderExcluir
  2. Rafaela Saturnino26 de julho de 2014 15:00

    Tanta gente elogia essa série, mas confesso que nunca tive vontade de ler. Eu até assisti o filme, mas achei tão chato que até troquei o primeiro livro que eu já tinha :x

    ResponderExcluir
  3. Estou doida pra chegar a ler este livro. Ainda estou no segundo da série , mais já sei que todos os outros livros continuam emocionantes. É bom saber que a autora não deixou de caprichar e manter o padrão de envolvimento dos personagens. Não vejo a hora de poder conferir cada detalhe que menciona. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ana Carolina Ribeiro26 de julho de 2014 19:53

    Olá ainda não li nenhum desse série. Ganhei um livro como não era o primeiro troquei. Quem sabe se tiver ele completo eu leio. Não sou muito de livros de sobrenaturais mais quero mudar isso

    ResponderExcluir
  5. como eu quero ler esse livro Paulo!!! os personagens mais maduros, situações limites, sempre com a escrita envolvente da Cassandra! pelo visto a autora deu o final que a série merece. só fiquei preocupada com esse negócio de que ela mata alguns personagens. ela podia fazer diferente e ter matado só quem interessa kkkkkkkkk! mas enfim, claro que vou lê-lo e claro que vou amá-lo! essa capa é de longe a mais f*** a mais linda da série toda!!

    ResponderExcluir
  6. Serei sincera: não li a resenha. Como só li até Cidade de Vidro, morro de medo, tenho pavor, de pegar algum spoiler. Na verdade, evito qualquer resenha... não li nada sobre o livro ainda, nem a sinopse. Mas to maluca pra completar minha série e assim dar continuidade.

    ResponderExcluir
  7. Ansiosa demais por essa leitura, acabei de terminar de ler as Peças Infernais, pois me falaram que alguns personagens aparecem em Instrumentos Mortais e nao queria perder nada dessa historia incrivel, realmente a Cassandra Clare tem um dom de envolver o leitor, fazer rir, emocionar..tudo ao mesmo tempo! Sou muito apegada aos personagens de Instrumentos Mortais, espero nao sofrer muito com essa leitura mas confesso que pretendo devorar todas as paginas!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não li a resenha inteira porque só li ainda o 1º livro da série e não gosto nem um pouco de ler spoilers. Então só posso dizer uma coisa: ansiosíssima para colocar minhas mãos no restante dos livros desta coleção!

    ResponderExcluir
  9. UAU, necessito dessa SAGA <3

    ResponderExcluir
  10. Paulo!
    Nossa! Tenho tanta vontade de ler a série toda. Até ganhei o volume 1, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo, agora vou me animar porque essa sua resenha do último livro ficou fantástica e renovou minha curiosidade anterior.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Aff Paulo, porque tu tem essa mania de colocar resenha impossivelmente boas? É para que eu corra e compre os outros exemplares? Eu só li o primeiro livro, e estou me segurando todo esse tempo para comprar os outros. e vou acabar cedendo. kkkkkk Peguei muitos spoillers, ou seja, vai ficar mais 'fácil' de ler. amei bb.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li o anterior a este, então fiquei meio perdida em alguns pontos eu tenho ele, mas so vou ler quando tiver este na mão rs, assim não fico morrendo de ansiedade pois a autora sempre termina seus livros com um gancho para o proximo..
    Uma pena a editora não ter tanto cuidado na revisão do livro, isto anda acontecendo muito infelizmente, mas nada que me impeça de querer le lo logo,
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oie...
    É uma vergonha, mas ainda não li nenhum livro da série. Só assisti o filme baseado no primeiro livro e achei muito ruim. Isso me fez dar uma desanimada em ler os livros, mas me falaram para apagar o filme da cabeça e mergulhar fundo na leitura que não iria me arrepender. Depois de ler essa resenha, estou acreditando cegamente nisso e pretendo ler os livros assim que possível.

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu li somente o primeiro livro da série, e eu curti, pretendo ler os outro livros da série, creio que irei gostar, esse ultimo livro, parece ser o melhor de todos, estou super curiosa para saber quantas coisas acontecem do segundo livro até o ultimo.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nenhum livro da série, mas sou apaixonada pelas capas desde a primeira vez que vi. Fora as resenhas que já li sobre a série. Ansiosa pra ler a série toda!

    ResponderExcluir
  16. Só li o primeiro livro da série e estou gostando muito ! Ganhei o terceiro hoje mas ainda falta o segundo pra dar continuidade (quero comprar aquela edição de capa dura com os 2 primeiros livros).
    Tentei ler o mínimo da resenha pra não pegar spoiler.
    Esses erros no livro é bom comunicar a editora pra ela ficar mais atenta com a revisão.

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito dessa série, é ótima, estou super ansiosa pra ler esse livro também!

    ResponderExcluir
  18. Até agora só li o primeiro livro dessa série, e gostei bastante. Agora que o último volume foi lançado, vou fazer uma corrida contra o tempo para conseguir todos e ler essa série. Ótimo saber que a Cassandra fechou essa série com chave de ouro. Legal também que ela já deu mostras do que esperar para a próxima série desse universo de "Os Instrumentos Mortais". A única pena é esse probleminha na diagramação, né?!?! Mesmo assim, quero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Ae minha nossa, não acredito que minha série tão amada chegou ao fim. :'(
    Pelo que vi o livro será o máximo,cheio de surpresas, cenas lindas e marcantes..E principalmente, o amadurecimento dos personagens...Sò fiquei triste ao saber sobre os erros de revisão..ou meia chata quanto a isso, ainda mais quando erram o nome. Mesmo assim, estou louca pra ter e apreciar essa obra incrível. Parabéns pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Nathalia Gonçalves23 de agosto de 2014 22:40

    muito bomm, preciso ler esse!

    ResponderExcluir
  21. Oh, my!
    Necessito tanto desse livro da tia Cassandra.
    Sou perdidamente apaixonada pelo Jace e pela Caire, assim como por toda criatividade que a Cassandra parece possuir inesgotavelmente. A maneira que ela elabora as suas histórias, sem perder o sentido no meio, faz ela ser sem duvidas minha autora favorita de YA.

    ResponderExcluir
  22. Ai meu coração, não acredito que essa seja a ultima parte dessa série!

    ResponderExcluir
  23. Já li e amo demais esse livro.
    Cassie fez um trabalho excelente nesse livro, não vejo a hora de poder ler mais livros dela. >.<

    ResponderExcluir
  24. Não li nenhum livro dessa série, e por mais que muitos a elogiem muito, ainda não consegui me encantar com suas sinopses, mesmo tendo lindas capas não é um livro que sinto desejo incontrolável de ler. O leria facilmente se ganhasse todos os seis livros de uma vez, mas compra-los está fora de cogitação.

    Assisti ao filme e detestei, então não sei se realmente irei ler esses livros algum dia na vida.

    Porém fico triste ao saber que há erros gritantes na publicação, acho uma falta de respeito não só com os leitores, mas também com o escritor lançar um livro, com falhas, erros de tradução e diagramação, pois, é certo que a Cassandra dispensou a este trabalho mais do que apenas tempo, tudo que a Galera Record deveria fazer era respeitar tudo isso e oferecer um livro perfeito.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir