postado por Funs Hunter em 11 agosto 2014

Resenha | Estudo Independente

Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
Skoob
Compre

Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na Universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu.  Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.
No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer o que o coração manda.


Malencia "Cia" Vale foi uma dos poucos jovens que conseguiram passar n'O Teste. Mas as coisas não são tão simples assim!
Durante seis meses, os novos alunos passarão por uma preparação com os professores e, ao final, realizarão uma prova que indicará para qual campo de estudo cada um seguirá. Aqueles que não forem selecionados para o estudo serão Redirecionados. Ninguém sabe ao certo o que isso significa, apenas especulam o que deve acontecer com o jovem redirecionado.
Chega o último estudante. Sento-me nos fundos, em uma carteira vazia. Tomas se enfia em uma carteira à minha direita. Ponho minha sacola no chão e dou uma olhada em volta. Vinte de nós. Treze meninos, sete meninas. Futuros líderes da Comunidade Unida.
Página 13


Cia é selecionada para o campo de estudo Governo, extremamente contrário ao que a jovem desejava cursar.
Durante a mudança e adaptação antes do início das aulas, os novos membros das repúblicas serão testados pelos veteranos. O Teste parece não ter fim na vida dos jovens! Perigos estarão sempre ao redor...
Cia será capaz de suportar tudo novamente?
O Teste pôs minha vida em perigo. Embora eu ainda não tenha lembranças completas daquele período, sei que enfrentei o medo.
Página 67

Estudo Independente veio para mostrar que Joelle Charbonneau não esgotou toda sua criatividade em O Teste. A história continua cativante e repleta de mistérios, sendo resolvidos ou não.
Cia e Tomas agora fazem parte da Universidade, mas acabam se separando quando a garota é selecionada para o campo de estudo sobre o Governo. Apesar de morarem em repúblicas diferentes, acabam se encontrando, principalmente quando Cia precisa fazer algumas perguntas importantes ao garoto.
Todos os novatos passam por uma espécie de iniciação, organizada pelos veteranos de cada república.
Não vou negar que, mesmo sem as lembranças, as provas da iniciação lembram bastante o que acontecia durante O Teste. Mesmo assim, não deixou de surpreender!

A autora surpreende com essa segunda parte da história! Na metade do livro fiquei com a impressão de que tudo se resolveria e que nenhum jovem sofreria as consequências d'O Teste novamente. Não! Eu não acreditei no rumo da história, não imaginei que o ano dos jovens estava apenas começando.

Cia, utilizando um método nada convencional, acaba descobrindo alguns dos acontecimentos da sua experiência antes de ter a memória adulterada. É difícil acreditar em tudo que descobre, mas ela precisa arranjar um jeito de saber toda a verdade.
O segredo de Tomas, que eu já deduzi e acertei durante a leitura do primeiro livro, foi revelada nessa sequência. Não aconteceu como imaginei, mas mesmo assim acho que ele merece a parcela de culpa.

Quanto aos personagens apresentados, Cia e Tomas já são grandes conhecidos dos leitores. A garota continua com seu super raciocínio e com a mente curiosa, tentando descobrir tudo o que acontece ou acontecerá em determinados momentos. Tomas acaba decepcionando, não por ser chato, mas a sua participação acabou sendo diminuída, impossibilitando o jovem a nos mostrar todo o seu potencial. Michal continua dando dicas e ajudando Malencia, um dos poucos que também foi capaz de lembrar o que acontecia durante os dias em que eram testados. Membro da resistência, cativa por sua amizade e conselhos. Doutor Barnes continua controlador e com mistério o envolvendo. Capaz de qualquer coisa para proteger o seu famoso Teste, não mede esforços para atingir seus objetivos. A Professora Holt parecia uma incógnita, mas que logo se esclareceu.
Outros estudantes são apresentados, em especial Raffe. Filho de um homem que ocupa um grande cargo no governo, se tornará um verdadeiro aliado par a jovem Cia.

Gostei muito do livro, mas a revisão deixou a desejar em algumas partes. Frase sem sentido, faltando letras ou até mesmo palavras acabaram dificultando um pouco a leitura. O símbolo da capa, como o do primeiro livro, possui relação com a história. Os "números invisíveis" estão de volta e deixam a capa com um ótimo efeito.
O grande problema desse livro é a forma que ele termina... Joelle Charbonneau foi cruel e extremamente encantadora! Não esperava pelo que aconteceu e me surpreendi muito com isso. Mas tinha que ser ele? Justo ele? (Aposto que pensou que o final decepcionava rsrsrs)
Malencia não deverá confiar em mais ninguém!

Estudo Independente é uma sequência eletrizante e extremamente viciante! Repleta de reviravoltas e acontecimentos que te farão pensar sobre o que realmente é certo ou errado. Um livro que te ensina que nem sempre temos solução para tudo ao nosso redor!






Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


9 comentários:

  1. Já estou sabendo que a história continua empolgante. Pena esse negócio da revisão falhar um pouco. Mais assim mesmo acho que vai valer a pena ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Essa capa está realmente um show a parte. Gostei de saber que essa continuação foi muito bem feita. Mas é uma pena que houve esse probleminha com a falta de cuidado que a editora teve em relação a revisão. E o que falar desses finais de deixar qualquer leitor ávido pela continuação. #autoresmalvados kkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  3. Uma série que muito me interessa, mas é uma pena o descuido com a revisão.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. como eu disse lá no post do "li até a página 100" a autora continuou com a escrita segura e os personagens crescendo coma s situações. e esse final em! fiquei curiosa rs. uma pena que a editora não teve o cuidado necessário com a revisão. pego abuso de coisas assim =/ olha, mesmo não sendo muito fã de distopia, quero sim ler essa série.

    ResponderExcluir
  5. Que triste que a editora não teve cuidado suficiente com a diagramação, mas pelo que vi a história é muito boa. Ainda tenho um pezinho atrás, não sei porque, mas está diminuindo. Estou ficando meio receosa. Mas quero ler em breve sim, pra tomar minhas opiniões.

    ResponderExcluir
  6. Desbravadores de Livros20 de agosto de 2014 16:37

    Paulo, a criatividade do autor é realmente algo incrível. Eu não li nenhum dos dois livros, mas confesso que quero ler. O teste foi um ápice de sucesso. Esse Estudo Independente não tá ficando atrás não.

    ResponderExcluir
  7. Já tenho O Teste mas por falta de tempo ainda não o li :/
    Mas sei que vou gostar bastante, tanto que pretendo ler Estudo Independente também ^^

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Estou louca para ler os livros da trilogia, mas ainda não tive oportunidade de ler o primeiro!!
    Fiquei fascinada com a resenha e tenho certeza que esse livro será um sucesso assim como o primeiro!!
    É uma leitura cheia de ação, prendendo o autor do inicio ao fim!! Espero que o terceiro também seja excelente e que chegue logo ao Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que pularia esse livro assim como não tive interesse de ler o Teste. Não consigo, não julgar um livro pela capa e a deles me parecem tão sem graça :/

    http://www.conversasdealcova.com/

    ResponderExcluir