postado por Funs Hunter em 31 dezembro 2014

Resenha | A Formatura

Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 318
Skoob
Compre

Sinopse: O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.
Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.
Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.


A Trilogia O Teste, de Joelle Charbonneau chega ao fim da melhor maneira possível!
Meu pai me disse para não confiar em ninguém. Desobedeci a essa ordem mais de uma vez – muitas vezes em meu prejuízo. E se a presidente estiver certa, e não houver nenhuma outra maneira de acabar com o Teste e a destruição do país que poderia ocorrer, posso ter de desobedecer novamente.
Página 59

Cia passará pelo maior de todos os testes desde o ia em que foi selecionada para tentar frequentar a Universidade. O único problema é saber em quem ela pode confiar... A escolhida: Presidente Anneline Collindar.
Após ver seu amigo morrer de forma fria (Podem até me ameaçar, mas não contarei quem é =P), a jovem não tem outra opção a não ser confiar na presidente e tentar, juntas, a chegar a uma solução para acabar com o terrível Teste que os candidatos são submetidos.
Não será fácil e Cia precisará de ajuda para concluir a tarefa que a presidente lhe deu. Será que ela poderá confiar em algum outro estudante além de Tomas?


Uma coisa que gostei da trilogia é que em menos de um ano os livros já estavam todos disponíveis por aqui. Foi uma baita sorte e, principalmente, dedicação da editora com seus lançamentos.
Joelle simplesmente criou uma história que é impossível não gostar (falo isso por mim, sei que cada um tem seu gosto literário), mesmo o raciocínio e esperteza de Cia parecem coisa anormal para uma jovem, os acontecimentos não foram jogados ao acaso e nada fica sem resposta. Está certo que algumas dúvidas do primeiro livro só são esclarecidas no último, mas nada mesmo deixou de ter ligação na história.

Mesmo que o objetivo de Cia seja acabar com o Teste, ela precisará criar a sua própria versão do Teste para buscar aliados. Nada tão elaborado quanto o que os jovens enfrentaram, mas simplesmente terrível ao se considerar que um "amigo" deverá realiza-lo.
Sim, eu sofri quando ela estava prestes a descobrir em quem poderia confiar. São jovens, que mesmo não tendo um grande destaque, conquistam a simpatia do leitor, ou até mesmo despertam o seu ódio devido aos atos cometidos.

Fica claro o amadurecimento da personagem nesses 3 livros que a autora presenteou seus leitores. Cia passa de uma menina que apenas sonhava em ser alguém a uma jovem destemida e corajosa. Seus sonhos se provaram não ser o que ela imaginou que seria, a adaptação da garota para enfrentar tudo o que estava por vir e enfrentar seu pior pesadelo é surpreendente.

O final fica dentro do esperado, mas não acontece como imaginei que seria. A autora surpreende nessa parte. Finalmente descobrimos o que acontece com os jovens que não passam no teste. Não, não gostei de uma parte desse final envolvendo a Cia, mas foi a única coisa que me desagradou.
A capa segue o padrão das primeiras, o que é muito bom! Não gosto de séries onde a editora muda o estilo das capas, acho que fazem isso só para vender mais, só acho!

A Trilogia O Teste é marcante e viciante, entrou nos meus favoritos de 2014!









Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


1 comentários:

  1. Adorei a resenha. E essa capa toda elaborada dá ainda mais vontade de ler. ><
    E amei seu blog. Conheci há pouco e vou acompanhá-lo a partir de hoje. :3

    ResponderExcluir