postado por Funs Hunter em 29 dezembro 2014

Resenha | Homero - Aventura Mitológica

Autor: Luiz Antonio Aguiar
Editora: Galera Record
Páginas: 248
Skoob
Compre


Sinopse: Pouco se sabe sobre o misterioso poeta criador da Odisseia e da Ilíada. Homero: aventura mitológica - uma ficção recheada de ação e heróis - revela um pouco do mistério por trás da vida do homem que inventou os épicos. E, há quem diga, criou os próprios deuses gregos. De Aquiles a Ulisses, acompanhamos a aventura do poeta para compor seus poemas e mergulhamos no incrível universo da Mitologia Grega.





...e toda vez que a cena de uma história parecer acontecer diante de nós e nos envolver enquanto se desenrola, seja nos horrorizando ou fazendo nosso peito se comprimir de emoção, ali estará a invenção de Homero.
Pág 75


Muitas vezes nos envolvemos nas nossas histórias favoritas, viajamos completamente ao ler os livros, porém, nos esquecemos que por trás de cada história existe um autor com suas próprias e que estas podem ser tão ricas e cativantes quanto aquelas criadas por ele. Eis aqui um livro que vem provar essa minha afirmação.
O livro trás a trajetória de vida de Melesígenes, que mais tarde se tornaria Homero. Todas as aventuras vividas por aquele que ousou desafiar os deuses e trouxe uma nova narrativa às histórias que viriam a ser contadas futuramente.
Calíope, musa da literatura, nos conta a biografia de Homero, autor de IlíadaOdisseia. No livro ficamos sabendo o que aconteceu na vida de Homero desde pequeno. Histórias e acontecimentos que no futuro viriam a se culminar nas duas poesias citadas acima.
Um eterno viajante, Homero passa grande parte de sua vida vivenciando e ouvindo histórias incríveis. Desde as aventuras em auto mar onde ouve e sente o poder destrutivo das famosas sereias até a fúria e extinto vingativo dos deuses.

Sua ousadia lhe causou sérios apuros. Como podia alguém questionar os deuses? Ele não queria ser apenas mais um a contar da grandiosidade dos deuses, ele queria torná-los mais humanos. Isso podemos constatar perfeitamente nas historias por ele criadas. Na Odisseia, por exemplo, quanta ousadia fora desafiarem os deuses. E, quanta atitude de simples mortais por parte dos deuses ao se vingarem de forma tão maldosa.
Portanto – disse Mentor – se for recriá-los ... faça-os mais humanos.
Pág 71
A forma com que o autor escreveu, tornou a leitura muito interessante. Por se tratar de mitologia grega, muitas vezes temos aquela sensação de que encontraremos um monte de histórias de difícil compreensão. Porém, o autor não focou em todas essas loucas aventuras, e sim, na trajetória de Homero. Com tudo, muitos capítulos nos levam as aventuras cantadas por Homero em Ilíada e Odisséia, mas de uma maneira cativante e atrativa.

Foi muito interessante a leitura desse livro, pessoalmente, sou grande fã de mitologia grega e A Odisséia é simplesmente uma das minhas favoritas. Sinceramente, não posso dizer certamente que Homero realmente existiu ou é só mais personagem nesse mundo fantástico. Até hoje há muitos historiadores que duvidam da real existência do Homero. Porém uma coisa é certa, existindo ou não, o livro é incrível.
Portanto se você se interessar pelo livro, saiba que irá ler uma história envolvente e muito bem contada. Para quem gosta de mitologia, diria até que indispensável.

Gostei do livro por completo, desde a capa, a qual achei bem atrativa, até os mínimos detalhes como fonte, capítulos, ilustrações... Uma boa leitura aqueles que se aventurarem nas páginas desse livro. Eu acredito que não irão se decepcionar!








Sobre o Autor:
Evandro
Evandro é Colaborador do blog, fascinado por Animes, tecnologia e games. Apaixonado por leitura e professor nas horas vagas. Nada criativo para terminar essa biografia e apressado para assistir e ler logo após.


0 comentários:

Postar um comentário