postado por Funs Hunter em 20 janeiro 2015

Resenha | O Desafio de Ferro

Autoras: Holly Black e Cassandra Clare
Editora: #irado
Páginas: 384
Skoob
Compre

Sinopse: AMIGOS E INIMIGOS. PERIGO E MAGIA. MORTE E VIDA.
A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar.
Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar.
Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro. 
Magisterium - O Desafio de Ferro nasceu da extraordinária imaginação das autoras best-seller Holly Black e Cassandra Clare. Um mergulho alucinante em um universo mágico e inexplorado.


Já faz muito tempo que o Massacre Gelado ocorreu. Neste dia Callum Hunt foi o único sobrevivente em uma caverna repleta de idosos, mulheres e crianças. Mas uma mensagem deixada na parede da caverna, ainda sem sentido, deixa claro que não deveria ter nenhum sobrevivente, nem mesmo ele, que ficou com uma das pernas terrivelmente machucada... O responsável por tal barbárie foi O Inimigo da Morte, um makar (que domina a magia do caos) poderoso e que passou a ser contra os magos do Magisterium.
— Os magos lidam com os elementos: terra, ar, água, fogo e até mesmo o vazio, que é a fonte da mais poderosa terrível magia entre todas, a magia do caos. Eles podem usar a magia para muitas coisas, incluindo abrir fendas na terra, como você fez.
Página 21

Alastair Hunt criou o filho longe do mundo dos magos, fez com que ele achasse que possuir magia não fosse algo bom, que ele deveria fazer de tudo para não passar n'O Desafio de Ferro - teste que os convocados realizam para despertarem a atenção de um mestre e serem escolhidos para frequentar o Magisterium.
O grande dia da convocação finalmente chega e Callum vai com seu pai para o local do teste. Querendo fazer de tudo para não chamar a atenção para si, Callum realizou todos os testes e foi para a sala à espera das convocações. Mesmo não sabendo nada sobre magia, o jovem foi selecionado pelo mestre mais cobiçado da escola, Mestre Rufus.
— E o meu último aprendiz é Callum Hunt – ele disse, e o mundo de Callum desmoronou.
Página 61
Dos possíveis seis candidatos que poderiam ser escolhidos por cada um dos nove mestres, Callum irá conviver com apenas mais dois: Aaron Stewart e Tamara Rajavi. Juntos eles enfrentarão um futuro nada agradável e repleto de segredos!


Apesar da empolgação com a notícia desse lançamento (Cassandra Clare *---*), é impossível não relembrar de um outro trio do mundo mágico que ainda conquista milhares de fãs pelo mundo. Vários pontos em comum acabaram não me animando e não mantive as expectativas tão altas para este livro. Um trio onde apenas uma menina faz parte, uma escola de magia, um vilão que não é chamado pelo seu nome. Mas não se assustem! As semelhanças acabam aí e as autoras, Holly Black e Cassandra Clare, escreveram um livro completamente viciante do início ao fim. Logo na parte do desafio, é impossível conter a ansiedade em descobrir o que irá acontecer, se Callum realmente falhará.
A magia desses magos provem dos elementos e para conseguir usá-los com precisão é preciso um grande treinamento que exige muita concentração.
O fogo quer queimar. A água quer fluir. O ar quer se erguer. A terra quer unir. O caos quer devorar.
Página 81
Quincunx
Aaron e Tamara se mostram verdadeiros amigos de Callum, ajudando-o sempre que precisa e o acobertando para não ser repreendido. Mestre Rufus passa a impressão de não levar o treinamento dos jovens a sério, não ensinando-os "coisas legais" para se fazer coma  magia. Mas eles perceberão que sem o treinamento que ele passou, eles não conseguiriam se manter concentrados na realização de uma magia.Esse treinamento e estudos os farão passar para o próximo ano no Magisterium, que se dividem em cinco: Ferro, Cobre, Bronze, Prata e Ouro.

Black e Clare, construíram uma história bem desenvolvida e fundamentada, nenhuma das informações que o livro passa deixa alguma dúvida em relação ao rumo que a narrativa vai tomando. Mesmo não tendo lido nenhum livro da Holly Black e já tendo lido todos da Saga Os Intrumentos Mortais, da Cassandra Clare, fiquei tão "fisgado" pela história que não consegui identificar as partes que cada uma escreveu.

O makar que se denomina O Inimigo da Morte já não ataca mais os outros magos, mas algo acontece quando essa nova turma inicia o aprendizado. O terrível inimigo está de volta! Apenas outro makar pode lutar de igual para igual com ele. Mas os magos não possuem um desde a guerra que culminou no terrível Massacre Gelado. Como era de se esperar, ataques e uma grande aventura irão iniciar. Alguns segredos serão descobertos, o que mudará completamente o rumo dos três jovens.

O final desse primeiro livro é de deixar qualquer leitor ansioso pela continuação. Sério... É tão bom e ao mesmo tempo impossível de aceitar no início!


A editora manteve a capa original do livro, que se relaciona perfeitamente com a história. A diagramação está excelente, o espaçamento utilizado auxilia para uma melhor leitura e no início de cada capítulo uma imagem retratando o que iremos ler é apresentada.
Superando as expectativas e entrando em minha lista de favoritos, O Desafio de Ferro é o primeiro livro da série e cumpre com maestria a função de apresentar ao leitor esse mundo mágico e fantástico!










Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


17 comentários:

  1. O livro parece ser ótimo, gosto muito da escrita de Holly e Cassandra, curto muito esse gênero, fiquei bastante interessada em ler.

    ResponderExcluir
  2. Magisterum me interessou desde o lançamento. A capa é linda e fiquei super curiosa. Vi resenhas e também citações de que é semelhante a Harry Potter. Quincunx é um símbolo bem bonito. E também gostei dos elementos que vi por aí. Por a história ser realmente bem desenvolvida, quero ler.
    E claro, a editora não poderia fazer a cagada de mudar a capa. Esta é linda.
    Abraços Paulo

    ResponderExcluir
  3. Desbravadores de Livros21 de janeiro de 2015 19:52

    Não sei se choro ou se sorrio por saber que tem continuação. O fato é que não li esse livro ainda e estou bem curiosa pela premissa. Ainda mais por saber que é a junção de duas grandes escritoras.

    ResponderExcluir
  4. Esse é meu tipo de livro ♥ Livro com magia, um terrível vilão e amigos fieis para ajudar o protagonista em sua jornadada. Até me lembra Harry Potter, o que me fez querer ler esse livro ainda mais. Essa capa é muito linda. Ainda não lí os Instrumentos Mortais, apesar de que pretendo, então não conheço nenhuma das autoras. Espero que seja um ótimo livro, porque tem um ótimo enrendo. Enfim, ta na minha lista interminável de livros pra ler :3

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum livro da Cassandra nem da Holly. Gosto muito de livro de fantasia, com magos e tudo mais. Sou fã demais de Harry Potter, mas fiquei feliz em saber que apesar das semelhanças, a história é bem diferente. Não curto muito ficar comparando livros ou séries, gosto de lê-los explorando suas qualidades de forma individual. Fiquei muito interessada pelo livro, principalmente por causa da maneira como você foi fisgado por ele, isso só me faz pensar que ele deve ser realmente bom.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É o segundo que leio da Holly e o quarto que leio da Cassandra, pude ver ambas características das autoras no livro. A harmonia das duas é bem clara também, o que contribuiu bastante pra leitura. Universos bem descritivos e com personagens bem aprofundados. Estou mega ansiosa para a continuação. Acredito que tende a superar. :D

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  7. Nunca ouvi falar no livro.. Mesmo assim , não me interessei muito por ele .

    ResponderExcluir
  8. Paulo!
    Totalmente sem fôlego aqui e enlouquecida para começar logo a leitura, talvez seja minha próxima ou a primeira no próximo mês.
    Ouvi mesmo comentários/comparações com a Saga Harry Portter, porém pelo visto é apenas um chamativo, já que por sua resenha, o enredo toma uma forma totalmente diferente. Quero conferir...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Sim, Rudunalva. Ele é totalmente diferente de Harry Potter! É impossível não levantar certas comparações, mas Black e Clare nos presentearam com um ótimo livro de magia.

    ResponderExcluir
  10. Eu não consegui separar a escrita das duas durante a leitura, vai ver a empolgação e por não ler lido nada da Holly Black ajudaram pra isso. Mas em quase todos os livros a quatro mãos eu sou lerdo pra identificar qual parte cada um escreve. =(

    ResponderExcluir
  11. Então vai gostar desse também Tarsila. É uma ótima história!

    ResponderExcluir
  12. O problema de gostar de novas séries é a eternidade que demora pra sair os próximos livros... Mas leia que vale muito a pena. A história prende do início ao fim!

    ResponderExcluir
  13. Acho que muitos irão chorar... Terminar da forma que as autoras fizeram e saber que vai demorar pra sair o próximo é angustiante!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro chegou sambando nos inimigo, haha'
    Esse Book Trailer é perfeito *0* Eu estou louca por esse livro, me arrependo muito de ter deixá-lo na loja para levar outro livro! Estava barato mesmo sendo lançamento, e é da Cassie (amo os livros dela)! Me arrependo muuuito, mas vou comprar em breve!

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Achei super interessante.
    Nunca tinha ouvido falar, mas, fiquei muito curiosa para ler.
    Lembra mesmo Harry Potter. Mas, já que você disse que as semelhanças são apenas as citadas acima, vou acreditar. =)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Fabio Maurer Nonnemacher29 de janeiro de 2015 17:27

    Achei legal apesar de eu não gostar muito de livros de fantasia e magia.

    ResponderExcluir
  17. Eu já estava amando a resenha, me superinteressante pela história,quando de repente, Jesus, é isso mesmo? Você citou Harry Potter?? Mano, querooooooo ler agoooora!!!
    Já na minha big wishlist!! E essa capa, não vou nem comentar, para não dar azar kkkkkkk
    bjooos ameei

    ResponderExcluir