postado por Funs Hunter em 14 abril 2015

Resenha | Escola Noturna

Autora: C. J. Daugherty
Editora: SUMA de Letras
Páginas: 336
Skoob
Compre

Sinopse: Escola noturna é o primeiro volume da série inglesa de C. J. Daugherty, que conta a história de Allie Sheridan. Ela é uma jovem que vê sua vida desmoronar diante dos olhos: seu irmão fugiu de casa e seus pais decidiram mandá-la para uma nova escola, depois de ser novamente detida pela polícia. Desde o primeiro contato, ela percebe que a Academia Cimmeria não é uma escola normal: afastada da cidade, não permite o uso de tecnologia e os alunos parecem todos superdotados. Ao tentar descobrir os segredos da escola, a protagonista irá aprender em quem deve confiar – ou não – em sua nova vida.



Escola Noturna não é um livro do com temática sobrenatural, como muitos podem pensar ao ler o título. Eu mesmo achava que era uma história envolvendo vampiros e toda aquela história de que eles só podem sair a noite.
A história, além de prender a minha atenção do início ao fim, se mostrou bem construída e envolta em grandes mistérios. Mistérios esses que até ficam sem resposta nesse primeiro volume.
Então algo tocou a cabeça de Allie, e ela gritou, batendo no ar ao redor. Jo a puxou para a esquerda, para perto do emaranhado de arbustos de mirtilo, até um roseiral. Espinhos rasgavam suas mãos e roupas. Galhos estalavam sob os pés dela.
De repente algo agarrou Jo e a levantou, arrastando-a...

Página 63


Alyson Sheridan (Allie) se tornou uma garota rebelde após o desaparecimento do irmão a dois anos trás. Chritopher mudou completamente o seu temperamento e deixou apenas um bilhete dizendo que não o procurassem.
Allie já foi expulsa de algumas escolas e, mais uma vez, aprontou na nova e acabou sendo presa. Os pais, cansados de tudo o que estava acontecendo, a matricularam em uma escola particular, uma espécie de internato onde a tecnologia não é permitida.
O Instituto Cimmeria reúne jovens de várias idades e de diversos países. Allie pode até fazer novos amigos por ali, mas deve tomar cuidado com alguns jovens que não entendem o motivo dela ter entrado após o início das aulas.
– Quer saber, Carter? – Sua voz soou firme, e ela engoliu em seco. – Tem razão. Eu não sei mesmo onde estou.
– Então, precisa descobrir. E precisa resolver depressa em quem vai confiar.

Página 194

Não posso dizer que me decepcionei com a história, mesmo esperando algo que envolvesse o sobrenatural, C. J. Daugherty criou algo tremendamente envolvente. Você se sente na obrigação de descobrir o que está acontecendo em Cimmeria  e, principalmente, na vida de Allie. As páginas vão passando e a história não fica parada, morna, monótona... Pelo contrário, os acontecimentos em Escola Noturna fluem de tal maneira que você só percebe quando as páginas estão acabando.

Mesmo que Allie não queira estar ali, alguns alunos a farão se sentir melhor com o passar do tempo. Josephine (Jo) se torna a sua "mais nova melhor amiga" e as duas não se desgrudam mais. Alegre e sempre disposta a ajudar, é Jo quem responde as perguntas de Allie sobre quem são alguns dos alunos da escola.
Sylvain é o garoto que que as meninas da escola sonham em namorar, mas nenhum delas está a sua altura, nenhum até Allie aparecer. Ele demonstra um interesse diferente por ela, o que levanta a preocupação de Carter.
Allie não lhe dá ouvidos, mesmo ele tendo a deixado um pouco em dúvida. Sylvain e Carter estarão lado a lado disputando a atenção da jovem.

Cimmeria não é uma simples escola, isolada em uma floresta, com salas restritas aos alunos e com vários segredos. Os alunos sabem da existência da Escola Noturna, um seleto grupo de alunos que participam de aulas exclusivas. Ninguém sabe quem são eles e muito menos o que fazem nas aulas noturnas. É proibido até tocar no assunto!
Acontecimentos fazem com que Allie se pergunte o que realmente está fazendo ali e quem faz parte desse seleto grupo de estudantes. Em quem ela realmente pode confiar?

Escola Noturna é repleto de suspense e instiga o leitor a tentar desvendar os mistérios por trás do que está acontecendo. A autora guardou grandes revelações para o desfecho do primeiro livro, são cinco no total, mas ainda foi capaz de nos deixar com dúvidas que ficam "pipocando" na cabeça. O segredo da do seleto grupo, e até mesmo da escola, é maior do que se pode imaginar. Allie pode realmente estar em grandes apuros.

O final foi inesperado, mas dentro do que a história necessitava, digamos assim. Me deixou curioso para o que está por vir e me fez pensar em como não percebi que aquilo iria acontecer. Lembrando d o que li, a autora deixou algumas pistas sobre determinado personagem e o que ele poderia fazer, mas nem me liguei nisso.

Gostei mais dessa segunda capa do que a utilizada na edição do ano passado. O novo padrão, além de passar uma sensação de mistério e medo, chama mais a atenção do que aquela garota estampada na capa utilizada anteriormente. O espaçamento entre linhas contribuiu para eu não me perder durante a leitura, letras pequenas são uma praga quando leio, ainda bem que isso ajuda um pouco. Não sei se foi a curiosidade do momento, mas não percebi nenhum erro que possa ter passado pela revisão.

Por fim, a história foi uma grande surpresa quando a li. Achei que não gostaria muito depois de perceber que não era nada do que estava esperando, mas a série tem tudo para ser uma das minhas favoritas deste ano!




O livro foi cedido pela editora para resenha no blog.







Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


11 comentários:

  1. Paulo!
    Achei a ideia de uma 'sociedade secreta' dentro da escola bem interessante, dá um que de mistério e nos instiga a querer descobrir o que acontece nas reuniões noturnas.
    E também acompanhar toda trama de Allie e querer descobrir os porquês de seu comportamento rebelde.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Já começou a ler o segundo né danado?! Você sabe o que achei sobre a obra, e sobre sua continuação (mesmo que só um pouco), mas ler acompanhar essa série com você tem sido show. Também não esperava tanto da série, mas ela me surpreendeu bastante, de forma positiva. Não consegui largar um minuto.

    E a capa?1 Essa tá muito melhor, muito mais enigmática e bonita.


    De qualquer forma, vamos sofrer pra esperar o terceiro. A editora nem sabe quando vai lançar ainda.

    ResponderExcluir
  3. Realmente eu também não fazia nem faço ideia ainda do seja a escola noturna. Acredito que autora está reservando muitas revelações para os próximos livros. Gosto de mistérios, suspenses e história envolventes bem escritas; e Escola Noturna se encaixa perfeitamente. Dei uma olhada na capa antiga e essa está mais bonita mesmo. Acredito que ainda tem muitos mistérios que cercam o desaparecimento do irmão de Allie. Quando tiver a oportunidade de ler, o lerei.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Primeira série que me surpreendeu bastante. Foi um amor que surgiu depois de ler uma resenha em outro blog. Não dava nada por ela e depois cai de quatro. Me empolguei e li o primeiro livro. E de lá pra cá,estou amando ler e descobrir cada momento que a personagem passa em sua labuta. Rsrsrs Essa escola é da pá virada, Muita coisa acontece lá e isso me deixa bastante curiosa. Espero conseguir acompanhar toda a série. Foi uma boa dica que me deram.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Os segredos da Academia Cimmeria são bem desenvolvidos e nos deixam querendo saber logo o que vai acontecer. O livro tem uma leitura bem envolvente e rápida. A história te envolve e você fica com vontade de pedir transferência para a Academia Cimmeria, mesmo que ela tenha vários segredos. O suspense da história é maravilhoso e te prende. Resumindo amei a resenha

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei sabendo sobre ele atraves de uma indicação de uma amiga que leu e adorou, então eu fui dar uma pesquisada e vi muitos comentarios positivos sobre esse livro. Coloquei na minha lista, mas ainda não tive a oportunidade de le-lo, mas pretendo, pois sei que irei gostar muito.

    ResponderExcluir
  7. patricia queiroz7 de maio de 2015 19:26

    fiquei realmente curiosa. tb imaginava algo sobrenatural. adoro mistérios, suspense, tensão, este grupo com aulas noturnas me deixou curiosa, o q fazem? quero saber! espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  8. tenho muita vontade de ler esse livro!! parece ser muito interessante!!

    ResponderExcluir
  9. Eu também faço parte do grupo que fez logo uma ligação com algo sobrenatural que envolvesse vampiros. Que bom que estava enganado também. O que me agradou bastante foi esse ar de mistério que ronda tanto a Escola, como esse seleto grupo. Adoro essas "sociedades secretas". Estou bem curioso pra ler. E em relação a capa, também achei essa segunda edição bem melhor do que a primeira.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. eu também jurava que o livro era de temática sobrenatural.
    saber que não é foi uma surpresa.
    a capa é linda, tem esse ar misterioso que envolve o livro.
    estou louca para ler

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler essa série, ela tem todos os adjetivos que, para mim, são essenciais para um bom livro: instigante, misterioso, revelador. Quero saber o que vai acontecer com Allie e o que se passa na Cimmeria.

    ResponderExcluir