postado por Funs Hunter em 26 maio 2015

Resenha | Veneno

Saga Encantadas Vol. I
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 224
Skoob
Compre

Sinopse: Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos!
Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!
Palavra da editora:
Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada.
Belo como os vilões costumam ser.
Sarcástico como príncipes mimados.
E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!)


E se um grande conto de fadas não fosse como nossos pais e professores costumam contar? E se o grande vilão for alguém em quem você confia? Sarah Pinborough escreveu essa história... Que surpreende e te deixa inquieto com a frieza de certo personagem.
Quando ele descobriu sobre a bisavó dela na floresta, a velhinha encarquilhada na casa de doce onde Lilith tinha passado a infância aprendendo o ofício e brincando com ossos de crianças perdidas...
Página 21

Branca de Neve, a jovem princesa, é admirada por todos do reino e não entende muito bem o motivo da Rainha Lilith, sua madrasta, não gostar dela.
O Rei parte com seus soldados para a guerra e a rainha fica encarregada pelo reino. Para fazer as pazes com a princesa, resolve presenteá-la com um pente que o Aladim lhe trouxe em uma de suas buscas por objetos mágicos. O que ela não esperava era que o gênio tinha outros planos para o objeto. Furiosa, a punição do pequeno Aladim é cruel.
Mas nada é tão cruel quanto o que a rainha pede ao Caçador, depois que seus guardas o prendem. Para recuperar seus sapatinhos de cristal, que havia "adquirido" em outro reino, ele deve trazer o coração da jovem princesa até o palácio. Será o fim de Branca de Neve?
Lilith prometera a ele que enquanto tivesse o garoto sob seu comando, nunca faria nenhum desejo. Isso não era problema nenhum. Sua bisavó a ensinara bem cedo que um desejo era apenas uma maldição disfarçada.
Página 60

Depois de ver muitos leitores falando tão bem da história, principalmente minha prima que leu os 3 livros em pouco tempo, tive que "matar" minha curiosidade em relação a história criada pela autora. Fiz minha prima me contar alguma passagem da história, quem eram os personagens e isso acabou me animando, ela só disse que eu me decepcionaria e sentiria muito ódio por um deles. Dito e feito!
Veneno te prende ao ritmo da leitura que é difícil querer parar!

A mistura de personagens é o que mais chamou a minha atenção. Não se trata de apenas um conto de fadas, diversos personagens nos dão a honra de sua presença na história. Claro que não são nada parecidos com o que conhecemos, e isso me cativou ainda mais.
Eles eram marido e mulher. Príncipe e princesa. E viveram felizes para sempre.
Página 168

A construção envolvendo a personalidade da Rainha Má é extremamente inquietante, sua transformação ocorre sem grandes empecilhos e todos começam a temer a governante. Branca de Neve é ingenua e isso me irritou algumas vezes. Como pode um ser humano não perceber o que está acontecendo ao seu redor, acreditar na bondade onde o outro não demonstra em nenhum momento?
Se vocês me perguntarem se o que acontece com a Branca é parecido com o clássico que estamos acostumados, vou dizer que sim. Até o Príncipe Encantado dá as caras na história. Apaixonado pela princesa, que como todos sabem, fica exposta em um caixão de cristal, passa dias e noites em sua presença.
Branca de Neve tem tudo para ser feliz, mas será isso possível com a madrasta que possui?

A escolha da capa para este volume não poderia ter sido melhor. E realmente, preciso repensar os meus vilões. Sério! O final foi surreal e me deixou confuso até agora. O personagem foi mesquinho e completamente ignorante, fez algo completamente impensável, e meu ódio por ele foi completamente justificável.
Com uma leitura rápida e personagens que conseguem despertar o interesse do leitor, Veneno foi um volume que com certeza me deixou curioso em saber o que mais está por vir.








Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


7 comentários:

  1. Você sabe o que sinto por essa série;
    Sempre tive um pé atrás com releituras de clássicos, já li alguns que ficaram muito mal. Mas as vezes: Só as vezes. Eu tenho vontade de ler essa obra. Você tem falado tão bem, que não me admiraria eu gostar dos livros. E por fugir um pouco do roteiro do livro me deixa um pouco curiosa sobre como isso acontece. Mas tenho medo de mudar demais o que sempre vi da Branca de Neve. Não sei ainda.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda Menegazo Dos Santos28 de maio de 2015 10:25

    Eu amei os três livros, exatamente por causa dos finais inesperados. Se você ainda não leu os outros dois, leia. Ainda tem mais surpresas... Quando terminei o primeiro livro da série fiz uma pausa porque fiquei meio decepcionada, mas a curiosidade falou mais alto e eu tinha que saber qual final a autora tinha reservado para as duas outras princesas, e me surpreendi...


    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Caramba quero muito ler!! Só pela palavra da editora eu leria, e ainda você resenhando fiquei com muita vontade de ler. Apesar de contos de fadas ser o assunto do momento não é a toa que saiu Cinderela, e sairá A bela e a fera nos cinemas; e já está começando a ficar batido com suas releituras ainda gosto de ver as versões diferentes desses clássicos. As capas dessa série acho todas muito bonitas. Numa oportunidade lerei.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. RUDYNALVA SOARES30 de maio de 2015 00:37

    Paulo!
    Gosto demais de todas as releituras dos contos de fadas. Cada autor reconstrói a história com sua visão e isso é maravilhoso!
    Tenho a maior vontade de ler essa série, porém ainda não tive oportunidade.

    “Os homens não desejam
    aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)

    Cheirinhos

    Rudy

    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou doida pra ler essa série, curto muito uma releitura de contos de fadas e cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais interessada em conferi.

    ResponderExcluir
  6. Adoro essas narrativas com contos de fadas, nesse sentido assisto once upon a time, sou doida pela série. Já encomendei essa série de livros pra mim, estou muito ansiosa para começar a ler, as capas são lindas e o tema me encanta!! As vezes fico um pouco irritada com a mocinha muito tonta, o que me parece o cado da branca de neve nesse livro, kkkk.

    ResponderExcluir
  7. E a coisa só tende a melhorar, viu?!?! Li os três volumes e concordo com você. É um ótimo livro e a ideia que a autora teve de sair misturando as personagens de vários contos de fadas foi incrível. E o melhor, ficou tudo muito natural e amarradinho. Certeza que você irá gostar dos outros dois.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir