postado por Funs Hunter em 30 outubro 2015

Resenha | Colega de Quarto


          

Não era sua imaginação. Vira mesmo um homem entrar em seu apartamento. Julgara que sua suposta neurose se limitasse às pistas a serem achadas no imóvel. Não supunha que chegaria a vê-lo pessoalmente – o seu colega de quarto invisível.
Página 15
Eric Schatz está em São Paulo por causa dos estudos, morando sozinho em um condomínio de luxo. Sempre teve tudo o que quis, menos as respostas para o que estava lhe perturbando. Coisas estranhas começaram a acontecer em seu apartamento. Coisas que o levam a crer que possui um colega de quarto.
Um par de chinelos que não são dele, uma escova de dentes nova, descarga do banheiro e microondas funcionando sozinhos durante a madrugada...

Tentando encontrar respostas, ele vai até Conrado Bardelli; ele é advogado, mas atua como detetive particular em alguns casos. Eric conta tudo o que está acontecendo e, de forma arrogante e prepotente, tenta comprar uma solução do detetive. Durante a madrugada Bardelli recebe um telefonema de Eric e, depois disso, seus dias não serão de descanso.


Foi então, regado às primeiras luzes do sol, que Gustavo achou a fonte do ruído, sobre o caminho de pedra à esquerda do prédio. E arregalou os olhos, muito assustado. Mais ainda: aterrorizou-se, desesperou-se, o sorriso petulante desaparecendo por completo de seu semblante.
Jazia ali um corpo. Um corpo destroçado pela queda.
Página 30

Colega de Quarto, do autor Victor Bonini, realmente foi uma surpresa em 2015! Surpresa boa que merece uma nova investigação de Conrado Bardelli.
A história já começa com Eric contando tudo o que está acontecendo e colocando pra fora as suas suspeitas, mas ele acaba não obtendo a resposta que queria, visto que caiu do 15º do Royal Residence. Cabe a Bardelli, levado pela culpa por não tê-lo ajudado a descobrir o que realmente aconteceu.

A maestria com que os fatos vão se relacionando, se encaixando e nos explicando o que aconteceu é fantástica! Não é nada tão rápido e a dose de informações chega na quantidade certa. Bonini escreveu um suspense policial de qualidade e que flui de tal maneira que é impossível largar a leitura!
Os personagens são capazes de despertar os mais diversos sentimentos durante a leitura. Alguns cativam, outros nos chateiam, outros se tornam insuportáveis... Mas todos estão lá por algum motivo. Até mesmo aquele que faz rápidas aparições pode ter algum a contar... ou esconder.


O livro pode passar a impressão de ser relacionado com o sobrenatural, eu mesmo imaginei isso em determinado momento. Mas o autor se preocupou tanto em nos proporcionar algo que remetesse a realidade que tudo é explicado. Até aquilo que você nem imagina que teria alguma explicação!

Uma coisa acabou me incomodando durante a leitura. O autor, por diversas vezes, se referia aos personagens por nome e sobrenome, mesmo quando a apresentação dos mesmos já havia passado. A impressão que me passou era de que o autor queria que não fizéssemos confusão entre eles, mesmo não tendo nenhum com nome parecido com outro. Talvez ele tenha feito isso por outro motivo, mas não gostei.

Difícil foi acreditar que eu não desconfiei do final! Estava tão óbvio que eu não fui capaz de perceber o verdadeiro culpado. Foram várias pistas que Conrado juntou que eu nem teria percebido se não fosse por ele.


A Faro Editorial mais uma vez coloca no mercado um livro com trabalho gráfico invejável! A capa, simples mas detalhista, me passou a sensação do que Eric sentiu... ser observado; a segunda e terceira capa, como de costume da editora, possui um efeito referente ao gênero da história. O livro é dividido em três partes, com capítulos curtos e de fácil compreensão.

Colega de Quarto é um livro que deixa a literatura nacional orgulhosa. Bonini escreve de forma a prender o seu leitor até as últimas linhas sem deixar com que ele descubra a verdade por trás dos fatos, revelando tudo aos poucos, mas sem deixar a leitura arrastada e cansativa.


Avaliação





Cortesia da editora







Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


8 comentários:

  1. Olá, Paulo. Esse tipo de livro misterioso e cheio de suspense está me cativando cada vez mais. Colega de Quarto surpreendeu-me. Não imaginava uma estória tão fascinante para um livro que eu não dei muita coisa de inicio. Os indícios do colega de quarto de Eric já começam fervorosos e bem misteriosos, e quando ele é lançado da janela, então. Estou bem curioso para o desenvolver desta leitura, e não podia deixar de participar do sorteio.

    ResponderExcluir
  2. Colega de quarto conheci através daqui do blog com o booktrailer e gostei. Pensei que fosse parecida com outras histórias sobre colegas de quarto iguais a alguns filmes, mas é bem diferente com boas doses de mistério e suspense. Fiquei curiosa para saber quem é o colega se é uma pessoa real, do além e seus motivos para estar no apartamento de Eric.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. O Victor Bonini é muito bom no que faz, é lindo ver uma mente brilhante assim na nosa literatura brasileira, e ver que muitos outros estão por aí.
    Esse livro quero muito ler, ta em minha lista de desejos e cada vez que vejo uma resenha a curiosidade aumenta e o desejo de desvendar esse mistério também, muito boa sua resenha amei.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. QUE HISTÓRIA MARAVILHOSA! Fiquei com um suspense do início ao fim da resenha, simplesmente ADOREI! O livro parece ter tudo o que eu gosto, sem contar que a sinopse tá maravilhosa!! Fiquei muito curiosa para conhecer mais da obra e tentarei fazer isso o mais rápido possível!


    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não esperava muita coisa desse livro quando li pela primeira vez sua sinopse. Mas a capa me fez colocá-lo em minha lista de desejados, e depois de todas as críticas positivas, minha curiosidade se aguçou. Assim como tu, também associei muitos dos acontecimentos do livro ao sobrenatural, mas acho interessante essa tática do autor de nos surpreender e explicar tudo pelo lado racional. Quero ler muito!

    ResponderExcluir
  6. Adoro romance policial, claro que aqueles que tem uma historias bacana né, pq tem uns que são bem fraquinhos, mas felizmente parece que nao é o caso desse, parece ter uma historia que prende o leitor, eu ganhei esse livro uhuul \o/ agora só esperando chegar e dou um jeito de encaixar em minhas leituras, mas com certeza nao vai demorar.

    ResponderExcluir
  7. Opa adoro um mistério, quero muito esse livro estou concorrendo a ele em várias promoções vai que ganho uma (por favor, por favor....) Achei a história bem interessante e fiquei curiosa para descobrir o porque ou quem é o vulto!

    ResponderExcluir
  8. Quando eu vi esse lançamento, eu me vi completamente atraído, tanto é que já está na minha lista de próximas compras! Pela sua sinopse, o livro já aparenta ser genial. Após ler a resenha do livro, vi que sua grandiosidade acabou se confirmando! Pela sua resenha, vi que o livro é muito bem escrito, fazendo com que o leitor se sinta envolvido com a trama. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir