postado por Matheus em 15 janeiro 2016

Resenha | Star Wars: Academia Jedi


          

Há diversas formas de escrever um bom livro de crianças. O escritor pode utilizar o estilo diário, como no sucesso Diário de um Banana; ele também pode optar pelas típicas histórias em quadrinhos; mas o escritor também está livre caso queira optar apenas por desenhos. E que tal misturar essas três técnicas? É isso que Jeffrey Brown faz genialmente em Academia Jedi.


No planeta Tatooine vive o jovem Roan Novachez. Agora que acabou a escola primária, Roan não vê a hora de ingressar na Escola Secundária Academia de Pilotos. Mas tudo vai por água abaixo quando ele não é aceito na Academia. Mas então não demora a ele receber uma carta de convite à Academia Jedi; mesmo não sabendo muito bem o que um Jedi faz ele acaba aceitando o convite. Era isso ou a Academia de Agricultura.

A princípio, tudo é difícil para o jovem Roan. Além de não conseguir utilizar a Força, ele também tem dificuldade para fazer amigos; mesmo assim o Mestre Yoda acredita nele e sempre que preciso lhe ajuda. Aos poucos, Roan vai se acostumando com a vida na Academia; mas, por mais que faça amigos, a Força ele ainda não consegue sentir. O conselho de Mestre Yoda pra ele é simples: pare de tentar. Roan nunca ficou tão confuso antes!

As qualidades desse livro são inúmeras. A começar pelo trabalho da editora Aleph, que deu um ótimo acabamento à capa dura do livro; enxuta, mas muito boa.
Interiormente, são vários os atrativos visuais do livro. O desenho do cartunista Jeffrey Brown, já conhecido pelos livros Darth Vader e Filho e A Princesinha de Vader, mais uma vez cativa o leitor de uma forma incrível, mesmo que aqui se encontrem sem as belas cores desses outros dois livros. A ótima intercalação entre textos, HQs e desenhos aleatórios também é ótima, nunca deixando o livro cansativo, mesmo para uma criança. E o que dizer da cara do Mestre Yoda? É impossível não rir ao ver suas caras hilárias.
Mas é claro que o livro não se sustenta apenas por seu aspecto visual. Textualmente, o livro também se sai incrivelmente bem. A parte em forma de diário possui uma simplicidade comum a livros infanto-juvenis, mas os fatos escritos por Roan são hilários na maioria das vezes. Já os HQs servem como um complemento ao diário de Roan. Um complemento hilário, diga-se de passagem.

Assim como todo livro derivado de Star Wars que se preze, as referências de Academia Jedi a todo o universo da série são de ótima qualidade. Além das referências, é extremamente interessante ver a forma como é explicado temas complexos às crianças, como a Força e seu lado sombrio.

Ao final das deliciosas 176 páginas do livro, tudo o que queremos é mais e mais. A genialidade de Jeffrey Brown ao criar um livro com essa história e nesse formato é grande, conseguindo cativar adultos e crianças. Isso sem contar a grande vertente cômica do livro, desenvolvida com maestria por Brown. É praticamente impossível se desapontar com Academia Jedi.

Avaliação:





Sobre o Autor:
Matheus
Matheus é Colaborador do blog, cinéfilo de carteirinha, leitor compulsivo e aficionado por música. Quando não está lendo, pode-se vê-lo re-assistindo Kill Bill ou então ouvindo música com os seus fones inseparáveis.


14 comentários:

  1. Mesmo não me interessando pelo universo Star Wars, o Jeffrey Brown consegue chamar a minha atenção nessas histórias em quadrinhos e outras técnicas. Li e curti muito A princesinha de Vader e Darth Vader e Filho, logo quero Academia Jedi. Não entendi muito da história, pois não acompanho mesmo, mas certamente será uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Como eu comentei no outro post sobre Star Wars, essa não é uma leitura que me agrada :/ Mas parabéns, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Alessandra Fernandes16 de janeiro de 2016 19:01

    Mostrar esse universo do Star Wars em um livro, misturando os quadrinhos e um diário para as crianças foi uma ideia genial! Ficou tão encantador que eu adoraria poder ter em minhas mãos kkk Lindo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Que legal essa proposta de unir os quadrinhos, o diário e o desenho, com certeza é bem inovado e está conquistando novos públicos. Eu gostei muito de como o Jeffrey Brown aborda star Wars de uma forma mais lúdica e uma proposta para crianças e adultos. Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  5. O Jeffrey Brown fez uma aposta em tanto em unir esses três
    tipos de narrativas em um livro, eu não sou um grande fã da saga Star Wars, mas
    confesso que as ilustrações e a resenha me chamaram a atenção para Academia
    Jedi. Gostei e quero ler logo.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado! :D

    ResponderExcluir
  7. Oi Matheus, não li este ainda, li apenas o do Darth Vader com seus filhos, aliás, gostei muito dos dois livros. Assim que der vou comprar este também para ter os três.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. cristiane dornelas18 de janeiro de 2016 20:38

    Aí está um livro para pais fans darem aos filhos xD
    Que gracinha, não? Achei muito legal e parece ser bem bonitinho, com a mistura de quadrinhos e diário, ficou bem bacana. Não conhecia e gostei da dica. Dá pra adulto ler numa boa também e quem é fã da saga deve adorar.

    ResponderExcluir
  9. Essa edição está linda *o*
    As ilustrações estão lindas e a história parece ser bem legal. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro e mesmo não conhecendo o universo Star Wars achei esse livro muito fofo, com certeza e um ótimo jeito de começar a conhecer a historia e adorei as ilustrações !!

    ResponderExcluir
  11. marlene conceiçao28 de janeiro de 2016 15:18

    Quadrinhos, não é muito meu forte, Star Wars também não, então por mais maravilhosa que essa resenha esteja eu com certeza não arriscaria. Apesar de achar interessante eu morreria de tédio nas primeiras páginas.
    Bom dia

    ResponderExcluir
  12. Daniel Olhos Água28 de janeiro de 2016 16:47

    O livro é muito fofo e as ilustrações são lindas ♥ Acho que qualquer fã de Star Wars irá amar essa edição linda^^ Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha embora o livro no momento não me interesse, se eu lesse agora provavelmente não entenderia muita coisa.

    ResponderExcluir
  14. Eu também adoro esses 2!
    Esse aqui faz parte de uma trilogia! Espero que o segundo livro chegue às livrarias esse ano <3

    ResponderExcluir