postado por Tamiris Leitão em 03 março 2016

Resenha | Enquanto Bela Dormia


          


Depois de muita atenção e opiniões dadas ao livro, eu pude conhecer a releitura da Bela Adormecida através do pensamento da Elizabeth Blackwell. E ainda não sei lhe dizer o que achei ao todo. Como toda releitura, eu fiquei muito apreensiva com o que encontraria na obra, porém o destino fez questão de entregá-lo em minha porta e eu tive que me aventurar na história.


De início encontrei uma história que tinha tudo para ser uma releitura porém não foi. É a história de Eloise: uma garota que teve a sua família inteira dizimada pela Varíola, e conseguiu abrigo e trabalho no palácio real. Lá ela aos poucos se destaca e se torna a pessoa de confiança da Rainha. A Rainha Lennore não pode ter filhos, e usa da tia que é bruxa para conseguir uma maneira de trazer um herdeiro ao seu esposo. Quando Rosa nasce, o Rei afirma que a garota será sua herdeira, coisa que nunca aconteceu na história, porém fica com raiva e expulsa a tia de Lennore que joga em Rosa uma terrível maldição. Eloise, que jurou lealdade eterna ao rei e rainha, é quem buscará uma forma de ajudar no possível terrível fim.

"Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas."

Enquanto Bela Dormia na verdade conta a história de Bela através dos olhos de Eloise. E foi exatamente assim que eu vi: a personagem principal não é Bela, é Eloise. Ela que é o centro das atenções, que detém a história, a salvadora da pátria, a mais mais. E de início eu gostei do que encontrei, de verdade. Gostei do que tudo que a autora tinha trabalhado inicialmente.


Porém no final não me atraiu tanto assim. Ela fechou as pontas, ela concluiu a história e deixou aberto pra história ao mesmo tempo, ela fez o que tinha que fazer. Mas eu ainda esperava alguma coisa. Não sei o que foi, e talvez eu tenha que ler novamente pra encontrar isso, porém a história não ficou ótima na minha cabeça. Ficou um bom. É um bom livro.

"Não sou o tipo de pessoa sobre quem se contam histórias. Os que têm origem humilde sofrem suas mágoas e comemoram seus triunfos sem serem notados pelos bardos e não deixam vestígios nas fábulas de sua época."

A escrita da autora é fluida, criativa e nos atrai durante a leitura, mesmo que seja cansativa em alguns momentos, poucos esses. E o que mais encanta é a capa, e isso não posso negar. Essa capa ficou linda e deixou a minha estante mais linda ainda, nem tenho o que dizer. Acredito que para que todos possam saber o que falei no livro, devem ler e tirar as suas próprias conclusões.





Sobre a Autora: 
Tamiris
Tamiris é blogueira do Pausa Para Um Livro e depois de fã do Fun's Hunter, veio acrescentar um toque feminino no blog favorito. Lê tudo que o Paulo indica, mas também tem uma séria paixão por romances. Quando não está lendo, está cozinhando. Então não se assuste se ver um pouco de comida nas fotos.


8 comentários:

  1. cristiane dornelas3 de março de 2016 20:01

    Meio dividida sobre o que pensar. Vi muita resenha legal dele e outras que falam de pontos negativos que me desanimaram. Essa coisa do final, de parecer que faltou alguma coisa, não é a primeira vez que vejo =/
    Espero estar lendo logo, gosto de releituras e esse chamou atenção por isso. Mas vou sem esperar demais...

    ResponderExcluir
  2. Oi Tamiris, a capa é divina mesmo, me chamou atenção logo que a vi. Felizmente o enredo faz jus a beleza da capa, e me cativou logo no início.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Alessandra Fernandes9 de março de 2016 17:35

    Se existe uma pessoa que é realmente apaixonada por histórias inspiradas em contos de fadas, sou eu. Quando a editora Arqueiro anunciou o lançamento de Enquanto Bela Dormia, soube no mesmo instante que precisaria fazer a leitura.
    Estou encantada pela resenha e pelo que o livro nos conta. Pensar que a autora criou uma estória bem real, com uma narração por um ponto de vista novo e com personagens emocionantes muito aumentou minhas expectativas que tenho a certeza de que será supridas. Amei!

    ResponderExcluir
  4. A capa realmente é linda, foi o que mais me chamou atenção. Gosto muito de releituras mas que sejam de histórias fantásticas, como "Corte de Espinhos e Rosas". Esse não me deixou muito interessada, como você disse deve ser um bom livro. Só teria uma forma de salvá-lo para mim, se tivesse um romance muito bom.

    ResponderExcluir
  5. eu estou ficando muito curiosa com relação a esse livro, muita gente elogiando (tá tudo bem q tem várias detonando) mas uma coisa já me chamou a atenção: a personagem principal não ser a Bela.
    Tamires, conseguiu descobrir o que estava faltando na história?

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Gosto muito desses novos contos de fadas e lendo a resenha gostei bastante principalmente por temos o olhar de uma pessoa de fora sobre a historia e principalmente quero conhecer a historia de Eloise que pareceu uma personagem bem interessante e adorei essa capa !!

    ResponderExcluir
  7. Daniel Olhos Água28 de março de 2016 16:42

    Todo mundo está falando muito bem desse livro, de sua história criativa e fora do comum, além da ótima escrita da autora. Acho que vou me surpreender mais do que espero quando for ler, porque, claro, quero ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  8. Fernanda Rodrigues Mendonça31 de março de 2016 00:43

    Bem, eu ainda não sei bem o que pensar desse livro.Gosto muito de releituras de contos de fada, mas não sei muito bem o que pensar nessa história narrada por uma outra pessoa q não a princesa, ente,de?

    ResponderExcluir