postado por Funs Hunter em 19 abril 2016

Resenha | Os Molambolengos

Autora: Evangeline Lilly
Ilustrador: Johnny Fraser-Allen
Editora: Aleph
Páginas: 48
Compre
Skoob



Sinopse: Selma é uma garotinha esperta, mas muito mimada. Um dia Selma encontra, por acaso, uma colorida banda de marionetes, Os Molambolengos, que vão ensiná-la que nem sempre as coisas acontecem do jeito que ela quer. Evangeline Lilly é mais conhecida por seu trabalho como atriz, mas sua paixão mais antiga é a escrita. Os Molambolengos é seu primeiro livro. Ilustrado por Johnny Fraser-Allen, essa excêntrica e visualmente encantadora fábula vai agradar tanto crianças quanto adultos.



Todos aos seus lugares... 

O Molambolengoshow está prestes a começar!



Os Molambolengos é o livro de estreia da atriz Evangeline Lilly. Não sabe quem é? Como assim? Ela já participou de séries, como Smallville e Lost, e de vários filmes mundialmente conhecidos, como Gigantes de Aço, O Hobbit e Homem-Formiga.
Muita gente pode achar o livro inadequado às crianças pelo tom sombrio e de mistério utilizado pela autora, mas a obra se mostra algo completamente instigador aos pequenos.

Cortesia da editora

Selma é uma garota birrenta e mimada que acaba descobrindo o Molambolengoshow ao entrar em uma carroça de um parque de diversões. Ouviu o aviso e assim mesmo, pela curiosidade e por não demonstrar medo, quis apreciá-lo.
O que ela não esperava era conhecer os molambolengos, criaturas parecidas com fantoches. Cada qual com sua característica, como o Papai Pedante e a Mamãe Malandra.
A garota irá aprender uma grande lição que nunca mais irá esquecer...




Apesar do tom sombrio utilizado pela autora, o livro é maravilhoso e passa uma bela mensagem as crianças. Sim, como professor eu recomendaria este livro aos pais. Sem mais!
Utilizando de uma característica no nome de cada molambolengo, a autora nos faz,  primeiramente, imaginar o que a criatura faz para receber tal adjetivo; logo somos apresentados a um breve relato do personagem que demonstra a sua personalidade.



Claro que a personalidade de Selma a coloca em maus lençóis, já que o castigo foi mais que merecido por tudo o que ela disse aos pobres pequenos molambolengos.

Fica bem claro qual foi a ideia e intenção da autora ao escrever essa fábula infantil, o livro é uma ótima ferramente aos pais e também aos professores. Mostrar à criança que uma atitude como a de Selma desagrada e até não faz bem é de grande importância nos dias de hoje!



A edição está belíssima, começando pelos detalhes da capa que mostra Selma e os Molambolengos. As ilustrações, de cores fortes, são um atrativo para a história e que vai chamar bastante atenção dos pequenos. O texto rimado também é outro atrativo, levando a criança a relacionar as palavras lidas com outra.
A Editora Aleph está de parabéns pelo trabalho impecável!









Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


8 comentários:

  1. Maria Fernanda Pinheiro19 de abril de 2016 19:54

    A editora Aleph sempre arrasando em seus lindos, QUE EDIÇÃO MARAVILHOSA
    Uma história aterrorizante certo? parece ser infantil mas não é não, mesmo tendo sua mensagem
    Uma obra diferente e que me animei para ler

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei muito interessada, pois é um livro infantil, mas compraria esse livro só pelas ilustrações, pelas que eu vi aqui, elas são belíssimas. Não tenho nenhuma criança na família, mas minha mãe é professora do 1º ano e seria um bom livro para o momento da "contação de história". Vou recomendar a ela.

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO livros que possuam imagens. Acho que são tão fofos.
    As editoras, em minha opinião, devem focar mais nisso, em chamar a atenção da criança (que hoje só fica com celular e nem entra em uma biblioteca).

    ResponderExcluir
  4. que livro lindo!!!
    parece ser daqueles livros q ensinam as crianças, mesmo sendo meio sombrio, e encantam os adultos, eu adorei as ilustrações, quero muito ler =) mais um para a minha lista

    ResponderExcluir
  5. Vai chamar atenção dos pequenos, e de mim. Simplesmente amo um livro com figura.
    E chamar a atenção das crianças pros livros hoje é importante e está cada vez mais dificil.

    ResponderExcluir
  6. cristiane dornelas24 de abril de 2016 13:21

    Se não pela história, já queria pela edição linda!
    Uma ótima dica e parece ser bem bonito e agradável de ler.
    Também achei legal porque penso que minha irmã menor iria adorar. É mais jovem, um livro bem bonito de visual e com uma história simples e interessante.
    Que fofo!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Vi esse livro e achei a historia bem interessante e lendo a resenha gostei da proposta dele com certeza e um livro que pode ser lido por todos e achei bem interessante a mensagem que ele nos passa e gostei da edição do livro que está linda !

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que edição linda e o livro apesar do tom sombrio, parece muito fofo e educativo. Eu compraria para meus filhos sim! (se eu tivesse filhos)

    ResponderExcluir