postado por Jorge Henrique Vieira Santos em 06 abril 2016

Resenha | Feios [Feios #1]


          


Em um governo onde as pessoas, quando atingem uma certa idade, são submetidas a uma operação para se tornar Perfeito(a) - sua fisionomia inteira é mudada - conheceremos Tally, uma jovem que do seu grupo de amigos é a única que não chegou na faixa etária para a operação; sendo assim ela é uma Feia e aguarda ansiosamente para o grande dia, até conhecer Shay, uma Feia que passa pela mesma situação que ela, a única do seu grupo que não se tornou Perfeita ainda, ou fugiu.

Mas espera... Fugiu? Sim, como em toda a distopia há o grupo dos "rebeldes", nesta, eles são aqueles que não querem se tornar Perfeitos, e em meio deste grupo, estão alguns amigos de Shay. Ela e Tally, vão criando um laço de amizade muito grande, até que um dia Shay, propõe a amiga, para se juntarem ao grupo dos rebeldes, ou seja ser um Feia para sempre, e a escolha da menina, vai mudar totalmente sua vida.


É incrível como Scott Westerfeld conseguiu trabalhar muito bem a distopia em cima de uma grande crítica social, aos padrões que a sociedade impõe sobre as pessoas, que elas devem se tornar modelos de beleza, assim como é mostrado na televisão, as mulheres magras, de olhos azuis e cinturinha fina, e os homens todos musculosos. E como no livro mesmo é dito:

"Em um mundo de perfeição, o normal é feio."

A capa não chama a atenção em nenhum momento, é muito feia, tudo bem que o nome do livro é Feios, mas dava para dar uma caprichada a mais, não é mesmo? Porém é aquele famoso caso, não julgue este livro pela capa, pois você estará perdendo uma distopia e leitura muito boa.

Apesar do livro não ser tão pequeno, a leitura acaba sendo rápida, pois os capítulos são bem curtos, e a cada momento você quer saber o que vai acontecer com Tally e Shay. O autor vacila um pouco nas cenas de mais ação e adrenalina, fazendo com que elas fiquem um pouco parada, mas me prometeram que os próximos livros são mais agitados, assim espero.


Se você gosta de distopias, como Divergente e Jogos Vorazes, provavelmente você vai gostar desta série, porém não comece a ler pensando que vai ser algo igual a outras distopias, a série Feios, tem a sua originalidade, com críticas sociais, que eu nunca vi em uma outra obra do gênero. Scott Westerfeld consegue criar um mundo distópico muito bem criado, e que de certa maneira, dá gosto de ler!

Avaliação:








Sobre o Autor:
Jorge
Jorge é Colaborador do blog, ama o Universo dos livros, das séries de TV, dos filmes e da Matemática, seus autores preferidos são Cassandra Clare, J.K. Rowling e David Levithan, seu maior sonho é ter uma enorme biblioteca em seu próprio quarto, mas por enquanto se contenta com o que tem. 
 


8 comentários:

  1. Já li dois livros dessa série, gostei bastante do primeiro, mas quando li a segundo fiquei muito desanimada para continuar a série. Estou pensando em reler e continuar a leitura dos outros livros, mas estou com muita dúvida. Você deu 3,5 estrelas, acho que eu daria 4 no primeiro, mas bem menos no segundo.

    ResponderExcluir
  2. Maria Fernanda Pinheiro9 de abril de 2016 21:37

    O mais legal das distopias são os personagens rebeldes, como você disse, que ultrapassam as leis da sociedade criada, por isso quero ler esse livro, o titulo me chamou muita a atenção

    ResponderExcluir
  3. faz tempo que eu quero ler esse livro, um amigo meu elogiou muito disse q foi uma das melhores distopias q ele leu =)
    adorei o comentário sobre a capa "tá tudo bem q o nome do livro é feio", pois é... eu sei q a gente não deve julgar um livro pela capa, mas vamos ser sinceros sempre chama atenção

    ResponderExcluir
  4. cristiane dornelas11 de abril de 2016 20:37

    Ainda não acredito que até hoje não peguei pra ler. Esse gênero é tão legal e o livro tem uma ideia muito boa, parece valer a pena conferir. A capa é pouco chamativa mesmo, mas combina com a essência do livro né? Tenho essa impressão. E mesmo que dê aquela vacilada em algumas partes acho que pra começo de história é um bom livro. Vi muita coisa legal dos outros, acho que vai gostar.

    ResponderExcluir
  5. Hey!
    Eu li esse livro e adorei a crítica social + distopia, porém realmente acho que faltou ação. Eu gostei bastante do livro, mas não me interessei em ler os outros.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar bastante dessa série. Não sou tão chegada a distopias, mas essa série me chama a atenção.
    Não sei muito bem, mas tenho certo receio de lê-la. Minha colega disse que leu quando era mais nova e gostou. Quando foi reler depois de alguns anos, não gostou mais.
    Acho que isso me fez pensar que era algo infantil ou meio superficial. Mas agora acho que vou dar uma chance :)

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Li esse livro faz uma tempo e adorei essa serie, a critica do scott westerfeld e bem interessante e da para ver ela ao longo do livro e a historia me conquistou gostei muito dos personagens e das reviravoltas que o livro trás que acaba nos envolvente e nos deixa curiosos para o que ira acontecer !!

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muuito ler. Fiz um video com 16 livros para ler em 2016 e esse livro estava lá, desse ano não passa eu vou ler esse livro :D

    ResponderExcluir