postado por Funs Hunter em 24 maio 2016

Resenha | O Quarto Dia


                    
— Vou te contar, velhota – disse Archie, rindo. – Isso vai ser divertido.

O Belo Sonhador está em alto mar, garantindo muita diversão aos seus passageiros. A médium das estrelas, Celine del Ray, está entre elas. Como celebridade convidada, ela garantiu a grande venda de ingressos aos Amigos, pessoas que buscam contato com seus entes que já se foram.
Madeleine (Maddie) é sua assistente e responsável pelos dados do seu "truque". Outro passageiro é Xavier, um blogueiro que tenta desmascarar Celine a todo custo. Acaba até invadindo uma de suas apresentações no navio.
Tudo vai bem e os passageiros cumprem seus roteiros tranquilamente, mas no quarto dias as coisas começam a não dar muito certo. Um incêndio faz com que os motores parem e não voltem a funcionar, mesmo depois dos reparos terem iniciado.
Eles serão resgatados, o que fazer sem energia para o funcionamento dos equipamentos básicos para os quartos e cozinha do cruzeiro? Depois do quarto dia, a viagem será angustiante!

Cortesia da editora.

[...] Se Marilyn tivesse acordado de madrugada e descoberto que Gary saíra, será que estaria preparada para lhe fornecer um álibi? Ele não tinha certeza. Visualizou-a sentada no tribunal, soluçando ao dizer que não fazia ideia de que havia se casado com um monstro.

O Quarto Dia é o segundo livro que a Editora Arqueiro publica da Sarah Lotz. Eu não li o primeiro - Os Três -, mas isso não interferiu em nada durante a leitura. Esse se passa alguns anos após os acontecimentos do primeiro, que são apenas lembrados como a Quinta-Feira Negra.
Não sabia o que esperar da história e devo confessar que o início, até me acostumar com os personagens e a história, foi um pouco confuso, já que a cada capítulo temos personagens diferentes como protagonistas. Falando em capítulos e sua história, após algum tempo eles se tornam conhecidos e fácil de saber quem estará presente nos acontecimentos pela forma que são titulados, atribuindo características aos personagens. Só para terem uma ideia, um dos capítulos leva como título A Criada do Diabo.

A forma com que Lotz escreve sempre deixa uma curiosidade pairando sobre o navio, o que vai acontecer é sempre incerto e, na maioria das vezes, acaba deixando mais dúvidas do que esclarecendo as já formadas.

Os personagens são bem construídos e capazes de despertar diversos sentimentos. É fácil se emocionar com Helen e Elise, as duas senhoras se conheceram em um grupo on-line e resolveram fazer o cruzeiro juntas. Acho que o motivo que as levou ao passeio foi a solidão, a falta de ter alguém junto. O sofrimento é inevitável!
Gary e Marilyn são um casal completamente detestável. Ele é um verdadeiro mostro, calculista e cruel; ela, uma mulher mesquinha e que quer tudo do seu jeito. Althea é uma das funcionárias do navio, pouco contente com sua função ela almeja o que ainda não pode ter por enquanto e se mostra uma pessoa falsa e egoísta.


Ela entrou e Helen voltou para perto de Celine. O ar dentro da cabine estava sufocante, então foi na direção da varanda para encarar a porta. Prendeu a respiração quando um movimento rápido atraiu seu olhar. Havia alguém atrás dela – um homem –, dava para ver o reflexo no vidro da porta. Alto, de ombros largos, o rosto era um borrão. Lentamente com o coração na boca, ela se virou.
O cômodo estava vazio.

Claro que temos outros personagens na história, cada qual com seus problemas, suas dúvidas e complexidades, mas vou deixar pra vocês descobrirem durante a leitura.

Esses acontecimentos narrados no livro acontecem do quarto ao oitavo dia de viagem. A cada novo dias as incertezas são inúmeras... Onde está o resgate? Ninguém os contatou pelo rádio ainda? O rádio está funcionando? A comida vai acabar? Ela foi realmente assassinada na cabine? Ops... chega de perguntas. hahahaha

Não esperem um terror com sangue e muitas mortes, Sarah nos testa através do psicológico com muitas aparições e coisas inexplicáveis. Tanto que o final do livro me deixou sem saber o que pensar. Ela não te dá uma resposta certa para o que está acontecendo/aconteceu, mas sim um fato a mais para testar a sua capacidade em encontrar explicação ao inexplicável. Sim, são várias hipóteses possíveis e fica realmente difícil acreditar nos fatos. 
O que será que aconteceu com as mais de duas mil pessoas a bordo do Belo Sonhador? Leiam e se surpreendam!


Tenho algumas reservas sobrando! Alguém quer se divertir nessa viagem?

Gritou e mordeu a língua quando um peso pousou em seu peito, tirando-lhe o ar dos pulmões. Tentou se soltar debatendo-se, mas os braços não queriam – ou não conseguiam – se mexer. Paralisado, não havia nada que pudesse fazer enquanto um hálito de gelo roçava em seu rosto e dedos frios subiam feito aranhas por sua coxa.

Acho que vocês já perceberam o trabalho incrível realizado nessa edição do livro! A capa é belíssima e o efeito soft touch a deixa mais linda. As laterais, a parte que mostra as folhas, são azuis, seguindo o padrão utilizado em Os Três.

O livro é uma ótima sugestão para presente e de uma boa leitura!







Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


7 comentários:

  1. Alessandra Fernandes24 de maio de 2016 20:49

    Oi, Paulo. Tudo bem?
    Tenho este livro em e-book, mas confesso que fiquei meio apreensiva para iniciar a leitura, pois pesquisei resenhas sobre o primeiro livro e a maioria delas eram negativas. Depois de ler sua resenha fiquei bastante animada, mesmo que tenha pouco contato com o terror, mas sei que irei gostar deste.
    Resenha incrível! Espero gostar tão quanto você gostou.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Maria Fernanda Pinheiro26 de maio de 2016 11:03

    Fico feliz em saber que é possível ler esse livo sem ler o primeiro, bom que a autora conseguiu te proporcionar uma ótima leitura, mesmo que no inicio tenha essa complicação dos personagens, o que é muito ruim, pois sendo assim sempre demoro mais para me aprofundar na história, a capa do livro está linda, fiquei realmente curiosa para saber o mistério que o livro deixa, mesmo não gostando tanto de não saber o que certamente ocorreu, se quiser pode me enviar umas reservas rsrs a Editora arqueiro sempre com kits lindos aos parceiros

    ResponderExcluir
  3. marlene conceiçao26 de maio de 2016 11:21

    Oi.
    Eu ainda não li o primeiro livro, mas confesso que fiquei muito curiosa para saber mais sobre o livro, a premissa é muito interessante, quero muito saber qual será o desfecho dessa estória.
    Bom Dia.

    ResponderExcluir
  4. Ouvi falar desse livro, e sim é daqueles que você fala quero ler. Dá aquela curiosidade em saber o que aconteceu com a galera do navio, ainda tem esse quê de vidente/charlatã?! no ar... o que me intrigou na sua resenha foi sobre o final que te deixou sem saber o que pensar! Uau.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. eu topo kkkkkk! quem vai junto???
    achei bem legal a ideia de que é um livro de terror mais para o psicológico, porque ultimamente é muito pela morte (q qt mais sofrida com sangue melhor - em especial nos filmes) que cansa, eu fiquei aqui super curiosa p saber o que aconteceu com os 2k passageiros... na verdade eu estou desde q eu li pela primeira vez a sinopse e com essa resenha então!

    ResponderExcluir
  6. cristiane dornelas29 de maio de 2016 16:56

    Não sou muito de ler livro de terror, mas esse dela me deixou curiosa pelo teor psicológico. O que achei legal nesse é o tanto de dúvidas que ele deixa. Adoro/odeio livros que não dão uma resposta para o que aconteceu e te fazem ter que imaginar, ponderar e etc. É interessante, faz pensar e ficar com aquela história na cabeça por mais tempo. Ele parece ser muito bom. Gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Mesmo esse não sendo um gênero que gosto, quero muito ler esse livro, faz um tempo que vi o primeiro e fiquei interessada, mas gostei de saber que podem ser lidos separados, achei bem interessante o enrendo livro e essa historia se passar em um navio, mas não esperava que fosse ser um livro de terror, mas mesmo assim quero muito ler essa historia !!

    ResponderExcluir