postado por Funs Hunter em 16 maio 2016

Resenha | Trama


               

– Quem é você de verdade?
Instantaneamente Chaleira se afastou da muralha e empurrou Dyre para longe da alavanca. Depois cobriu a boca do guarda com uma das mãos, pegou uma faca com a outra e passou o gume fino pelo pescoço do sujeito. Os olhos de Dyre se arregalaram enquanto o rosto de Chaleira se desenrolava e ondulava no ar como um carretel de linha feita de carne - e então se trançava outra vez como uma imagem espelhada do próprio guarda.
– Por enquanto - disse ele usando a voz de Dyre -, eu serei você.

Nels tem um sonho como qualquer outro garoto da sua idade em Avërand; ele quer se tornar escudeiro da cavalaria. Sua mãe, a zelosa Norell, sempre o proibiu de participar do festival onde os jovens eram escolhidos, mas o destino, ou seria um Urdidor?, não quis que o encontro de Nels com a princesa Tyra demorasse mais a acontecer.
Desobedecendo a mãe quando ela estava em outro vilarejo e incentivado por Ickabosh, ele vai até o festival e acaba participando de um duelo com Sir Arek, o melhor e mais querido cavaleiro do reino. Tudo parece tão normal, não fosse o fato de Nels correr um grande perigo por desobedecer as ordens recebidas. A noite, nesse mesmo dia ele foi assassinado por um desconhecido encapuzado. O mais estranho em tudo isso é que ele se torna um fantasma.

Tyra mantém um romance as escondidas com Arek e alguns dias depois da morte de Nels recebe um recado através de Ickabosh, o alfaiate real, e parte em encontro "do seu cavaleiro", mas chegando ao local ela apenas vê um camponês que se assusta quando ela se aproxima conversa com ele. O camponês é Nels, o fantasma, que se surpreende pelo fato de finalmente alguém poder vê-lo.
A possibilidade de um fantasma se comunicar com um membro da família real não é por acaso, os dois irão embarcar em uma grande aventura para salvar todo o Reino de Avërand.

Cortesia da editora.

– A princesa recusou você? - A mãe encarou Nels, os lábios apertados com força. - Aquela garota é louca se acha que pode conseguir alguém melhor. - Ela começou a colocar as coisas na carroça e praguejou de novo. – Agora nem uma costura oculta pode nos salvar.
– Costura oculta? - Nels não fazia ideia do que ela estava falando. - O que é uma costura oculta?


Trama, dos autores Michael Jensen e David Powers King, é um livro que chama a atenção pela capa, mas que me deixou um pouco  na dúvida depois de ler a sinopse. Nada melhor do que se arriscar a se aventurar por uma leitura e acabar sendo surpreendido.

Os autores já iniciam a história com um assassinato e um bom suspense, o que leva o leitor a tentar entender o motivo de tal ato, já que nada foi explicado ainda. De acordo que a história vai se desenrolando a trama vai sendo explicada. Não podia perder essa! rsrs
Antes mesmo da viagem dos jovens acontecer, Nels já acaba cativando o leitor, mesmo desobedecendo a mãe para tentar alcançar um objetivo, ele se mostra atencioso e amigo das pessoas do vilarejo. Não é a toa que todos o chamam de Cavaleiro de Vila das Pedras.


O camponês chegou mais perto. Tyra apertou o travesseiro. Seu coração acelerou.
Ela queria gritar, mas de que isso adiantaria?
Ninguém mais podia vê-lo.

Tyra se mostra ao contrário do que o início me fez imaginá-la, mas com os acontecimentos ela também vai demonstrando ser uma pessoa preocupada e amiga, ingênua as vezes, mas que está disposta a ajudar um completo desconhecido.
Sir Arek é arrogante e irritante, logo quando ele aparece já não gostei muito de sua atitude. Mesmo ficando em segundo plano, ele consegue te fazer detestar os momentos em que aparece.
Ickabosh se mostra bastante enigmático, mas revela o seu verdadeiro papel na história quando explica sobre o que está acontecendo com a Grande Tapeçaria e o que a jovem princesa e o fantasma devem fazer para que o colapso não aconteça. A busca pela Agulha de Gailner, único instrumento capaz de ajudá-los, levará os dois a enfrentar o Mestre das Tramas, Rasmus, capaz de assumir a fisionomia de qualquer pessoa.


A história flui muito bem, você vai passando as páginas e querendo descobrir o que acontece no próximo capítulo, já que a busca parece algo totalmente incerto. Os autores nos proporcionam uma ótima história, sobre um assunto que eu nunca havia visto nos livros. Com três tipos de magia - Urdidores, Profetas e Conjuradores -, só senti falta de uma maior exploração delas. Ficou uma dúvida no final e estou torcendo para que tenha uma continuação.

Quanto a edição, vocês não tem noção de como esse azul da capa fica lindo impresso, o contraste com o dourado ficou perfeito! Ah, sem falar que a capa passa muito da história, principalmente a presença do anel. O que não gostei foi a troca de nome de dois personagens, ficou claro que foi um erro de digitação, mas era impossível um revisor não notar.

Com uma história envolvente, Trama é um livro que todo fã de fantasia deveria ler!






Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


16 comentários:

  1. Maria Fernanda Pinheiro16 de maio de 2016 19:27

    Gostei muito da capa do livro e pela imagem percebo que contem uma diagramação linda, quero muito ler este livro, acho a história muito bem construída e tem tudo para ser fantástico, alem de que todos falam que ele flui muito bem e que queremos que acabe para acabar com os mistérios( e depois sentimos saudades do livro) quero muito ler este livro, amo fantasia

    ResponderExcluir
  2. marlene conceiçao18 de maio de 2016 01:50

    Oi.
    Eu amei de paixão essa capa, já havia lido uma resenha sobre o livro, e confesso que fiquei muito mais muito curiosa, acho legal quando o livro ja começa com um assassinato, deixando o leitor super curioso para descobrir os porquês.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  3. cristiane dornelas20 de maio de 2016 17:46

    Ok, achei a capa dele muito bonita e foi isso que chamou atenção pra ver mais do livro. Mas a sinopse também deu uma vontade de ler, de saber mais. E parece que a história compensa. Gostei da ideia dele, é bem interessante e o livro parece ser desses que você não quer lagar. É muito bom quando a história faz querer saber o que vem a seguir. Além de ter esse apelo por ser fantasia, que adoro! Queria ler e se tiver continuação seria bom mesmo né.

    ResponderExcluir
  4. se eu já queria ler esse livro pois sou fã de fantasia imagine agora sabendo que começa com um assassinato?
    eu comento a piado do Trama??? acho que vou deixar passar
    sabe da confusão que deu a publicação desse livro no EUA??? só isso já me deu vontade de Ter o livro e agora eu quero ler^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fiquei sabendo dessa confusão, mas vou pesquisar pra ver =D

      Excluir
    2. mandei pelo face a noticia
      parece q uma das editoras por lá, não quis publicar o livro pq tinha na biografia de um dos autores: "...e ele vive com seu namorado"
      http://www.huffingtonpost.com/2013/08/22/michael-jensen-woven-gay-author_n_3796179.html

      Excluir
  5. Parece uma boa história, com fantasia, meio místico pela tapeçaria, destino, fantasma... também achei uma abordagem bem diferente dos temas atuais. Concordo a capa está bem caprichada. Não gosto quando eles erram os nomes.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Quando vi esse livro no lançamentos ele logo me chamou atenção e lendo a resenha gostei muito da historia, achei bem interessante temos o protagonista já no começo do livro morto e em forma de fantasma, fiquei bem curiosa para saber mais sobre essa historia que parece cheia de mistérios, e se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  7. Tudo que uma história precisa ter, parece-me que essa tem: traição, tramas às escondidas, rainhas e reis, mistérios e muita adrenalina. Amei a capa e confesso que pensava que era em termos de vida moderna, mas gostei do que li na resenha. Quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Desde que li resenhas sobre o livro tenho me interessado dmais por ele, o enredo em si me agrada mto, pois sendo um dos gêneros favoritos, as ilustrações tbm estão bem bacanas....
    Qro conferir em breve!
    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Essa edição ficou realmente impecável, muito linda, por ser um livro todo de fantasia, não tinha muito interesse em lê-lo, porém após ler sua resenha fica difícil não ficar curiosa em saber mais sobre essa estória surpreendente e cativadora, mesmo abordando um gênero que não costumo ler a trama me fez querer da uma chance a essa leitura, quem sabe acabo gostando.

    ResponderExcluir
  10. Estou doida pra ler esse livro, curto muito fantasia, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Paulo! Tudo bem?
    Trama já chama atenção pela sua belíssima capa e concluindo sua resenha e sabendo o quanto a história te surpreendeu por suas fantasias e personagens cativantes, creio eu, que é uma narrativa que preciso conhecer. Torço somente para que seja em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Estou ansiosa pra conhecer mais sobre esses personagens. Sua resenha me deixou bastante feliz por o livro ter uma história fascinante. Já estava gamada na capa dele e agora na história também. Valeu por me contar um pouco dessa trama. Não vejo a hora de conferir tudo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá Paulo
    Esse livro também me chamou a atenção pela capa, ela é incrível! Estava ansiosa aguardando uma resenha de Trama, finalmente consegui suprir um pouco da minha curiosidade. Pelo jeito a narrativa desse livro é eletrizante o suficiente para permitir que seja lido sem interrupções. Adoro um bom suspense, quero muito iniciar a leitura dessa história que promete ser uma grande aventura, espero ser surpreendida com essa trama kkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei a resenha e mais motivada fiquei para fazer a leitura desse livro. Já estava adicionado a minha lista, pois a premissa me chama muito a atenção. E a capa está bonita. Gosto muito desse gênero. Obrigada pela ótima dica. Abraços.

    ResponderExcluir