postado por Tamiris Leitão em 12 maio 2016

Resenha | O Beijo das Sombras [Academia de Vampiros #1]


               


O Beijo das Sombras é o primeiro volume da série Academia de Vampiros. Nele nós temos duas personagens: Lissa Dragomir e Rose Hathaway. Lissa é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi, e perdeu seus pais e seu irmão em um trágico acidente. Rose Hathaway é uma dampira, ou seja, a união entre humanos/Moroi ou dampiros e Morois. Rose é ensinada desde pequena que deve ser uma guardiã, que é o trabalho do dampiro. Sua função é proteger os Morois dos perigos que os aguardam. Assim, Rose passa a estudar na Escola São Vladimir e lá conhece Lissa, de quem vira melhor amiga.

Só que Rose sente que algo ruim está para acontecer, e resolve fugir com Lissa. Mesmo com todos os perigos que Rose pode passar a viver no mundo humano, ela consegue proteger e viver bem com Lissa durante dois anos. Só que elas acabam voltando a escola por motivos maiores. Lá, além dos problemas normais que todo adolescente enfrenta, coisas estranhas começam a acontecer com Lissa, e Rose começa a descobrir que sua melhor amiga é mais especial do que aparenta, e que por ser tão especial, o perigo está por perto.


Li O Beijo das Sombras a muito tempo atrás, e resolvi reler para trazer uma resenha mais atualizada (e bem colocada, diga-se de passagem). Diferente de outras histórias sobre vampiros que já li, encontrei nesta uma história mais consolidada, mas bem desenvolvida e explicada. Todas as informações que a autora dá sobre a obra se encaixam e parecem formar uma teia de situações bem pensadas. 

Eles vêm primeiro. Protegê-los é o mais importante.

A história é completamente narrada em primeira pessoa, sendo essa por Rose. Vocês sabem o quanto amo histórias narradas com dois pontos de vista, então meio que senti falta disso aqui, porém Rose é uma boa narradora, porque me senti conectada com a leitura de uma forma muito boa. 


Gostei também de uma coisa no livro: O romance. Ele é legal, mas fica em segundo plano, que é o que eu preciso as vezes. Em O Beijo das Sombras, o mais importante são as coisas que acontecem com Lissa e Rose, e tudo que se descobre durante o livro. O romance acontece, mas fica em segundo plano, ganhando meu coração e minha razão ao mesmo tempo. E sim, sou #TeamDimitri

Não importa o que aconteça no nosso mundo, algumas verdades básicas sobre vampiros não mudam jamais. Os Moroi são vivos; os Strigoi são morto-vivos. Os Moroi são mortais; os Strigoi são imortais. Os Moroi nascem Moroi; os Strigoi se transformam em Strigoi.

Rose foi uma personagem que eu gostei muito: revoltada, firme, e não gosta muito de regras. Por mais que ela seja um pouco irresponsável as vezes, eu gosto dela. Lissa por sua vez me pareceu muito "songa monga", talvez tenha sido porque eu não tenha lido a versão dela da história, só sei que ela parece que é muito egoísta: só vai atrás de Rose quando precisa dela, só faz o que quer e quer que todo mundo esteja firme para com ela. (Essa é exatamente a mesma opinião, mesmo com o passar dos anos após ler a obra)


Os personagens secundários fizeram a festa nesse livro, porque todos conseguiram chamar atenção. Dimitri conseguiu minha atenção por ser tão sério, Christian conseguiu por ser tão nojento, Mia conseguiu por ser tão má, Mason conseguiu por ser tão engraçado. No final, cada um deu sua parcela de charme no livro, o que o deixou bastante completo.

(...) As maiores e mais poderosas revoluções frequentemente começam em silêncio, escondidas nas sombras.

A diagramação ficou ótima, letras em ótimo tamanho, paginação amarela. A capa ficou normal, não é uma capa de tirar o fôlego, mas também não é aquela capa horrorosa que queremos esconder atrás dos outros livros. No geral, O Beijo das Sombras é muito interessante, legal e leve de você ler. Mesmo sendo uma obra fantasiosa, não é uma que canse ou seus neurônios. 





Sobre a Autora: 
Tamiris
Tamiris é blogueira do Pausa Para Um Livro e depois de fã do Fun's Hunter, veio acrescentar um toque feminino no blog favorito. Lê tudo que o Paulo indica, mas também tem uma séria paixão por romances. Quando não está lendo, está cozinhando. Então não se assuste se ver um pouco de comida nas fotos.


6 comentários:

  1. Maria Fernanda Pinheiro12 de maio de 2016 20:01

    Ainda não li essa série mais sou apaixonada por vampiros, a autora parece ter um grande talento mesmo, achei bem legal ela conseguir nos deixar bem situados na história do livro desde o 1°, gostei do livro não focar no romance, acho que ele deve focar mais no fato dos vampiros mesmo, vou ler a série, que alias é bem grandinha

    ResponderExcluir
  2. marlene conceiçao14 de maio de 2016 22:10

    Oi Tamiris.
    Eu amo essa série, ainda falta os últimos dois para ler, e estou muito ansiosa.
    Os personagens dessa série são bem fortes, os secundários tem bastante participação, amo livros de vampiros ou qualquer coisa em relação a o gênero, e estou muito ansiosa para saber o que você vai achar dos próximos livros.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  3. cristiane dornelas20 de maio de 2016 17:26

    O que adoro nos livros dessa série é que é bem contada e todo mundo tem seu espaço certinho, tem a hora para romance, tem a hora para ação...é bem gostoso de ler porque não fica forçado numa coisa só. Ainda mais pelo tipo de tema, vampiros e etc. E a personagem é maravilhosa! Quem não fica impressionado com a Rose logo de cara? Gostei tanto dela que quando li esse primeiro livro (e até achei fraquinho), quis continuar porque tinha amado a protagonista e queria saber o que acontecia com cada um deles. Não me arrependi! A história vai ficando cada vez melhor em cada livro. A autora sabe dar personalidade a cada um dos personagens e criar uma trama que vicia. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  4. eu preciso ler essa série!!
    todo mundo elogia muito =) eu conheço a escrita da mead e é bem legal (o pro q só da outra série dela faltam 4 para eu ler)
    eu quero muito ler e conhecer o tal do dimitri.
    adorei a definição da capa ^^ essa eu vou anotar

    ResponderExcluir
  5. Tamiris,
    Igual a você li esse livro faz um tempo, veio alguns flashes ao ler sua resenha. Lembro que também gostei muito da Rose, firme e forte, já a Lissa frágil e mimada. Gostei desse livro, pois é sobre vampiros mas diferente daqueles outros livros tão manjados. Bela resenha!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Faz um tempo que li essa serie, mas ela é uma das minhas preferidas, quando peguei ela para ela estava saturada de historias sofre vampiros e pensei que serie mais do mesmo, mas acabei me surpreendendo achei bem fascinante esse mundo que a autora cria e os personagens realmente nos conquistam principalmente a Rose !!

    ResponderExcluir