postado por Jorge Henrique Vieira Santos em 13 junho 2016

Resenha | Parasita Vermelho [O Jovem Sherlock Holmes #2]


               


No segundo livro da série que conta a infância de Sherlock Holmes, vemos o protagonista e seus amigos cruzando o oceano, rumo a América, porque um suposto assassino que todos imaginavam que estava morto, está escondido na Inglaterra com planos de ir para terras americanas, e assim, Sherlock, Virginia, Amyus e Matty têm que chegar o mais rápido possível no destino da viagem.


Com muitas e muitas cenas de ação, uma pitada da Guerra Civil, Andrew Lane acerta de novo na contagem da infância e adolescência de Sherlock. Talvez um pouco menos que o primeiro livro, pois como eu disse é ação do começo ao fim, fazendo o leitor ficar cansado muito rápido, e no meu caso, fiquei prolongando a leitura, que poderia ter sido realizada em uma sentada só.

Neste livro, vemos o quanto Sherlock aprendeu com seu irmão Mycroft, pois a presença dele neste volume é mais constante, então podemos perceber certas características comum em ambos, principalmente a ironia, a inteligência, a forma como se posicionam em um crime, por mais que o mais novo seja impulsivo e o mais velho é mais "burocrático", digamos assim.

Quando só existem duas possibilidades e você não gosta de nenhuma delas, crie uma terceira opção.

Fica claro para todos na trama e nas notas do autor, que Andrew Lane pesquisou muito para escrever a série, ele deixa todas as suas fontes originais, e tudo o que ele pôde aproveitar das pistas deixadas por Arthur Conan Doyle, que por sua vez, sentiria orgulho das obras de Lane.


No primeiro volume, temos o personagem bem inexperiente no assunto, porém neste ele já está mais evoluído, seus movimentos são mais pensados do que eram antes, seus sentidos estão mais aguçados. Vemos também o interesse de Sherlock por violinos e tatuagens, já que nos livros originais, ele toca muito bem o instrumento e consegue identificar onde as tatuagens foram feitas só de analisar seus pigmentos.

Eu gostei muito da trama, de como ela é bem trabalhada, bem escrita, emocionante e bem pesquisada, não se vê nem um furo de continuidade da história, apesar de ser um pouco cansativa, e arrastada em algumas partes, é uma ótima leitura e vale muito a pena.

O próximo livro da série é Gelo Negro, e já lançou aqui no Brasil pela Intrínseca, quero muito ler e contar minha experiência com a leitura por aqui!





Sobre o Autor:
Jorge
Jorge é Colaborador do blog, ama o Universo dos livros, das séries de TV, dos filmes e da Matemática, seus autores preferidos são Cassandra Clare, J.K. Rowling e David Levithan, seu maior sonho é ter uma enorme biblioteca em seu próprio quarto, mas por enquanto se contenta com o que tem. 
 


6 comentários:

  1. Ainda não li nada sobre Sherlock, mas sou apaixonada por histórias de detetives, e amei a ideia de um livro sobre sua infância, mostrando de onde vem essas ''raízes'' de investigação, tenho muita vontade de ler

    ResponderExcluir
  2. Esses livros são muito legais pra quem já é fã do personagem/autor por ter mesmo uma boa pesquisada e mais cara de "real", por assim dizer. Parece ser muito bem feito mesmo. Queria ler, mas não deu ainda. Talvez algum dia. Boa leitura é garantida né!

    ResponderExcluir
  3. eu fico meio (muito) dividida com relação a essa série, pois sou apaixonada pelo Holmes; mas o fato que ele pesquisou muito sobre o personagem e a escrita do doyle talvez eu dê uma chance e descobra como foi a infância e adolescência dele
    são qts livros?

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu adorei essa temática, é a primeira vez que vejo falar dessa série e fiquei muito curiosa para conferir, adoro livros sobre investigações e tudo mais.
    Ansiosa para desfrutar dessa leitura.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Só li um livro do Sherlock Holmes, mas virei fã desse detetive, achei essa ideia bem interessante de um Holmes mais novo e estou bem curiosa e vendo que temos uma historia bem escrita e pesquisa ficando coerente com a historia original me deixou ainda mais interessada para poder ler !!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jorge. Sempre via esses livros a venda, mas ficava com um certo receio de não fazer jus ao Sherlock Holmes. Com a sua resenha vi que a série é uma ótima pedida para os fãs do Sherlock. Só não gostei de a narrativa ser arrastada, o que muitas vezes acaba prejudicando a leitura, mas ainda assim vale a pena conferir. ;)

    ResponderExcluir