postado por Matheus em 21 junho 2016

Resenha | Star Wars: Tarkin


               


É óbvio que em qualquer grande saga, seja ela do cinema ou da literatura, sempre há um ou outro coadjuvante que, mesmo sendo um ótimo personagem, não ganha praticamente nenhum destaque na história. Isso nem de longe é um problema, visto que se este dito personagem fosse mais explorado na obra ela poderia se tornar redundante. Esse é o caso de Tarkin, introduzido logo no primeiro filme de Star Wars como um dos braços direitos de Darth Vader, mas nunca sendo o foco. Pelo menos até agora!

Depois da luta entre o Império Galáctico e a Velha República que praticamente dizimou a Ordem dos Cavaleiros Jedi, o Império não mede esforços para se tornar mais e mais poderoso. Mas os rebeldes da Velha República também não estão dispostos a desistirem tão facilmente; volta e meia eles atacam o Império. Pensando nisso, o Imperador Palpatine tem a ideia de juntar dois de seus subalternos mais inteligentes e perigosos para uma delicada empreitada.
Num ponto estratégico da galáxia o Império tem a ideia de construir uma gigantesca estação espacial para abrigar caças, stormtroopers e uma grande quantidade de armamento. Nada mais nada menos que a Estrela da Morte. Tarkin é um dos responsáveis por essa grandiosa tarefa, tendo que trabalhar em conjunto com o tão grandioso Darth Vader.

Diferente de boa parte dos livros do cânone de Star Wars lançados ultimamente pela Aleph, é bom dizer logo de cara que esse não é um livro de ficção científica de ação convencional. Há sim diversas passagens com perseguições espaciais, lutas e explosões, mas o foco aqui é outro: o jogo de poder.

É fácil perceber a importância que James Luceno dá à toda a questão política contida na história; tudo o que acontece é minuciosamente descrito e explicado, não importa o quão complexo isso possa parecer para um simples humano sem familiaridade com a forma de governo do Império Galáctico. Isso infelizmente cria inúmeras passagens cansativas, onde vemos uma grandiosa explicação sobre as atitudes de Tarkin, mas sem que possamos nos conectar realmente com a história.

Contudo, isso acontece apenas em alguns momentos do livro. As inúmeras partes passadas em flashbacks que mostram a vida de Tarkin antes do que todo mundo conhecia se mostram interessantes mesmo para aqueles que não são tão fãs da saga. O personagem realmente tem uma história grandiosa por trás do pouco que foi mostrado nos filmes e na série de animação SW Rebels; e a forma como Luceno escreve tudo isso faz com que nos introduzamos a mente de Tarkin de uma ótima forma.
E para aqueles que não dispensam uma boa ação espacial, o livro contém sim passagens com batalhas muito bem descritas nas páginas. Mais um ponto positivo para Luceno.

No fim das contas, Tarkin acaba funcionando bem melhor para os fãs de Star Wars do que para alguém que se aventure por suas páginas logo de cara. Porém, isso em nada se deve a ótima escrita de James Luceno, que conduziu muito bem uma história difícil de se escrever. Mais um pra coleção de bons livros com ótimas edições da Editora Aleph

Avaliação:





Sobre o Autor:
Matheus
Matheus é Colaborador do blog, cinéfilo de carteirinha, leitor compulsivo e aficionado por música. Quando não está lendo, pode-se vê-lo re-assistindo Kill Bill ou então ouvindo música com os seus fones inseparáveis.


14 comentários:

  1. Gostei do autor fazer um livro focando mais em um personagem pouco explorado, com feedbacks para saber tudo que ocorreu com ele e até sobre sua vida nesse universo,a narrativa parece ser excelente, mesmo com as partes arrastadas e cansativas, assim que começar a ler SW irei ler esse livro

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Eu amo todas as capas de star Wars, má infelizmente não posso dizer o mesmo dos livro, eu tentei ler, mas a leitura simplesmente não funcionou para mim, o que é realmente triste,
    por que eu amo de paixão as capas.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Conheci o universo Star Wars recentemente e gostei muito, achei bem interessante temos o livro de personagens que não tem um foco grande nos filmes deixando varias possibilidades para sua historia e fiquei curiosa para poder ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  4. É bem bacana quando lançam alguma coisa assim, um conto ou história daquele personagem "esquecido" na saga. Gosto bastante, porque pode mostrar uma visão diferente da história que você viu ou acrescentar algo mais. Ele parece legal e bem escrito e se funciona até pra quem não é fã deve ser bom, por dar uma ideia do que esperar dessas histórias. Nunca li nada da saga, então...fica a dica né.

    ResponderExcluir
  5. Já vi que vou me perder completamente nesse universo quando começar a ler os livros. hahaha Estou gostando muito dos lançamentos da editora e achei bem legal esse livro, dando um espaço maior a um personagem. E não me incomodou que seja mais sobre o poder, com menos ação. Espero curtir a leitura. ^^

    ResponderExcluir
  6. Já vi alguns filmes de Star Wars mas nunca me interessei pelos livros então acabei que ficando meio perdida durante a resenha. Gostei de terem focado mais nesse personagem já que ele além de importante, estava meio esquecido, acho que assim mostra o valor que o personagem tem porém não estava tendo o devido destaque que merecia. Acho lindo as capas de Star Wars, tanto as individuais como a da triologia lançada pela Darkside, espero ler os livros e gostar.

    ResponderExcluir
  7. eu já me perdi nessas sagas de livro do star wars, jura q esse personagem aparece no filme? não lembro dele (mas isso não conta muito minha memória é quase de um peixinho dourado)
    mas esse me conquistou por um detalhe: o fato do autor tb tratar da parte politica
    agora eu nem sei por onde eu vou começar a ler esses livros do star wars...

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ainda não conhecer nada de Star Wars, achei muito válido a editora investir no livro de um personagem dando maior destaque a ele. E não me incomoda que esse livro traga menos ação e muito mais o jogo de poder. Só não sei se a leitura seria tão proveitosa assim pra mim, que ainda vou me aventurar nesse universo gigante de Star Wars. ^^

    ResponderExcluir
  9. Sou fã de Star Wars e busco sempre ter em mãos as histórias que giram em torno da saga principal. Ainda não li esse livro mas já estava na minha relação para poder adquiri-lo e colocar na coleção. Gostei demais da sua resenha que me deu uma idéia do que vou ler no livro.

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nd d SW, uma pena não me agradar ... Pra quem eh fã parece bom msm...
    Boa leitura aos fãs de SW...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Matheus!
    Tarkin ainda é um dos livros de SW que não comprei, mas que pretendo em breve. Gosto bastante de SW e estou amando que as editoras estão lançando! Adoro os livros que trazem focos diversos sobre o universo de SW, já que nem só de batalhas se faz uma guerra e a parte estratégica é muito importante também.
    Gostei bastante da resenha =D

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha, estava em dúvida sobre o livro mas agora quero muito ler.
    May the force be with you

    ResponderExcluir
  13. Outra série que sou apaixonada e não perco. Muito bom. E fiquei encantada quando soube que a série que mais amo já tem suas histórias em livros. Vou tentar ter todos em minha estante. Linda a capa desse.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não tive o prazer de ler nada do universo SW e me sinto até perdida, pois são tantos lançamentos. Mas quero ter a oportunidade de ler e colecionar todos, pois adoro a série e sou apaixonada pelos personagens. A capa desse livro está linda! Ótima resenha. Abraços.

    ResponderExcluir