postado por Matheus em 24 outubro 2016

Resenha | Academia Jedi: O Retorno de Padawan


                    


Aparentemente Jeffrey Brown realmente deu certo no universo Star Wars. Após fazer bastante sucesso com os lindos Darth Vader e Filho e A Princesinha de Vader, ele aumentou seus horizontes ao lançar Academia Jedi, um livro que trazia uma história completa, não apenas ilustrações em quadrinhos como vimos nos livros da série do Vader. O primeiro livro dessa série conseguiu mostrar porque todo mundo gosta de seus livros: boa narrativa, ótimos desenhos e muitas referências ao universo de Star Wars. Sobre a continuação – Academia Jedi: O Retorno de Padawan – é impossível não se encantar ao lê-lo tanto quanto nos encantamos ao ler o anterior.

Depois de se acostumar com a Academia Jedi e perceber que ela não era tão horrível quanto esperava, Roan Novachez volta de férias extremamente empolgado com o que esta por vir. Isso sem contar que agora ele terá as tão sonhadas aulas de pilotagem estelar! Mas nem tudo será tão fácil quanto parece...
Esse ano na Academia parece estar sendo mais difícil que o anterior para o jovem Roan. Seu melhor amigo Pasha está estranho com ele, a menina que ele gosta, Gaiana, também anda diferente e os meninos que antes zoavam dele começaram a conversar com ele. E como lidar com tudo isso ao mesmo tempo em que dedica às aulas para fugir das notas ruins? Roan Novachez nunca esteve tão confuso.

Cortesia da editora


Primeiramente, é importante dizer que a ótima forma de narrativa de Jeffrey Brown está de volta!
Mais uma vez aqui ele aposta em histórias em quadrinhos, ilustrações aleatórias – mas que fazem todo o sentido para a história – e também a narrativa em diário, escrita pelo próprio Roan. E é incrível como ele consegue misturar tudo isso num único livro e deixá-lo coeso e extremamente atraente, tanto para as crianças como para os adultos dispostos a se deliciarem com uma boa história infantil.
Mas, como em toda continuação, Brown precisou se esforçar para trazer de volta as características que fizeram do antecessor um grande livro e ainda por cima trazer algo novo, para que a história não caia na mesmice. Visto dessa forma, é visível que O Retorno de Padawan não traz nada de novo ao que já vimos em Academia Jedi. Isso não é algo que faça com que o livro decaia de qualidade, mas seria interessante se o livro trouxesse algum elemento novo à história.
Ah, para as crianças, mais uma vez o livro traz uma moral ao final da história. Para os mais grandinhos ela provavelmente soará batida, mas com certeza ela funciona com as crianças.

Porém, pouco disso tudo importa. Com O Retorno de Padawan, Jeffrey Brown se tornou um cartunista cada vez mais reconhecido. E merecidamente, visto seu ótimo trabalho, tanto nas ilustrações como na construção de suas histórias: singelas, mas que funcionam perfeitamente com seu público alvo.





Sobre o Autor:
Matheus
Matheus é Colaborador do blog, cinéfilo de carteirinha, leitor compulsivo e aficionado por música. Quando não está lendo, pode-se vê-lo re-assistindo Kill Bill ou então ouvindo música com os seus fones inseparáveis.


8 comentários:

  1. Oi, Matheus!
    Já tinha visto uma resenha do livrinho que vem antes desse e achei a história do Roan mesmo que bobinha, bonitinha. Eu não conheço muito de Star Wars (assisti os dois primeiros filmes e não me empolguei), mas imagino que pra quem goste, principalmente pra quem tem filhos, acho que é uma ótima pedida.

    ResponderExcluir
  2. Minha irmã viu um filme da série e ficou meio que viciada nas histórias. Estou achando que esses livros seriam bem legais pra ela. Parece passar umas lições boas e tem um jeito bem fofo de introduzir a trama. A narrativa parece ser boa mesmo, vejo tanta gente falando bem, e de desenhos estão uma graça. Acho que até eu iria adorar ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua irmã é criança? Se sim, ela vai amar o livro.

      Excluir
  3. Eu acho a ideia desse livro muito interessante. O livro parece ser bem legal. Eu não sou muito fã de Star Wars, mas acho que para crianças essa é uma ótima dica :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Sou fã de Star Wars e não teria como não querer esse livro! Capa fofa, linda as ilustrações. Já está na minha lista de desejados.
    Sua resenha está ótima. Obrigada pela dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. eu estou louca para ler os livros do jeff
    já vi alguns quadrinhos soltou e simplesmente amei o traço a história
    o jeito que ele trabalho o universo sw e pelo jeito é mais um belo trabalho
    obrigada pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que estiver procurando uma nova dica é só passar por aqui :D

      Excluir