postado por Funs Hunter em 08 novembro 2016

Resenha | República de Ladrões [Nobres Vigaristas #3]


                    

– Duvido que você sobrevivesse caso seguisse esse impulso, Jean Tannen. Sei que seu orgulho não sobreviveria. Guarde essa adaga.
– De jeito nenhum!
– Pobres Nobres Vigaristas - disse a mulher baixinho - tão longe de casa... Mas sempre às nossas vistas.

Após os trágicos acontecimentos em Camorr e o infeliz envenenamento em Tal Verrar, Locke Lamora e Jean Tannen se encontram em Lashane.
Como havia apenas uma dose do antídoto e o sacrifício de Locke para o seu amigo, resta a Jean buscar ajuda dos galenos para uma cura, mas a última esperança deles se mostra um tremendo fracasso? Será o fim do Espinho de Camorr?

Uma generosa oferta chega até eles, o interesse nas habilidades que eles possuem pode ser a salvação de Locke. Paciência, uma Arquidama dos Magos-Servidores, propõe um serviço em troca de sua melhora. A proposta é aceita e eles precisam fazer que o partido Raízes Profundas ocupe a maior quantidade de cadeiras no Konseil, uma assembleia formada com um representante de cada um dos dezenove distritos de Kartane. O problema é que o partido adversário, o Irís Negra, contratou uma antiga conhecidas dos Nobres Vigaristas... Sabeta. A presença da antiga amiga fará com que as coisas acabem não saindo como o planejado!

Cortesia da editora

– A única coisa que posso garantir com certeza absoluta - disse Paciência enquanto observava esse processo delicado - é que o que preciso fazer quando chegarmos ao navio será uma das piores coisas que já aconteceram a você.

República de Ladrões é o terceiro volume da série Nobres Vigaristas e, como a sinopse diz, foi a melhor leitura da série até agora.
Scott Lynch escreve mesclando o passado e o presente dos personagens, mesmo isso nos fazendo sentir saudades de certos vigaristas, e isso faz com que possamos entender melhor o que acontece atualmente com eles.

Como nos livros anteriores, os dois possuem um objetivo que deve ser alcançado em um prazo já determinado. Dessa vez eles precisam conquistar votos para eleger o maior número de representante do Raízes Profundas no Konseil. O problema é que esse partido não tem a maioria de representantes a duas eleições (10 anos). O jogo dos Cinco anos está prestes a iniciar... Locke e Jean terão de enfrentar as armações de Sabeta, já que ela trabalha para a facção de Magos-Servidores rivais ao de Paciência.

A grande surpresa fica por conta de pequenos detalhes! Lynch é capaz de criar algo grandioso a partir do que imaginamos ser insignificante aos Nobres Vigaristas.


– Então todos nós vamos precisar de apelidos idiotas? - perguntou Calo. - Nós poderíamos ser... os Arbustos do Norte.
[...]
– E se você é uma rosa - continuou Calo -, Locke também vai precisar de alguma coisa.
– Ele pode ser uma tulipa - sugeriu Galdo. - Tulipinha delicada.
– Não, se ela é a rosa, ele pode ser o espinho.

Esse terceiro volume apresenta bastante informações relacionadas aos Magos-Servidores, o que deixou dúvida anteriormente é parcialmente explicada, visto que mais dúvidas sobre eles acabam surgindo.
Jean continua fiel ao seu amigo, coisa que acontece desde que viviam com Correntes. Locke continua sendo bastante ingênuo as vezes. Mas quando trabalham juntos, sai da frente que ninguém os segura.

Sabeta era a grande incógnita da história dos Nobres Vigaristas, saber um pouco sobre ela acaba esclarecendo bastante coisa, mas ainda assim fica um pouco de mistério ao redor dela, principalmente após o final desse volume. Eles se reencontram cinco anos após ela abandonar os Nobres Vigaristas e está na mesma situação que Locke e Jean.

O final, que eu achei que seguiu o planejamento dos anteriores, mas com algo novo, nos apresenta um velho conhecido que, tudo indica, estará a procura de Locke e Jean. Seja a onde forem...


A Editora Arqueiro manteve as artes originais da capa por aqui, que são lindas por sinal. A diagramação está seguindo os livros anteriores, ou seja, fonte reduzida. Não gosto muito dessas fontes reduzidas para ler a noite. A revisão está excelente.


Abaixo vocês conferem os títulos dos sete livros da série e o link para as resenhas. Ainda não há previsão para o lançamento do quarto volume, visto que o tempo entre a publicação de Mares de Sangue e República de Ladrões foi de seis anos e o último já lançado a 3 anos, melhor não esperar o próximo tão cedo.

  1. As Mentiras de Locke Lamora (2006)
  2. Mares de Sangue (2007)
  3. República de Ladrões (2013)
  4. The Thorn of Emberlain 
  5. The Ministry of Necessity 
  6. The Mage and the Master Spy 
  7. Inherit the Night 


Amazon






Sobre o Autor:
Paulo Cezar
Paulo Cezar é Administrador e Cofundador do blog, descobriu o fantástico mundo dos livros quando leu, pela primeira vez, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Além dos livros, também é apaixonado por filmes e séries.


12 comentários:

  1. É bom quando um livro de série assim consegue se manter gostoso de ler e ainda melhora. Que vá crescendo conforme avança e só fica mais interessante. Esses livros parece que são bem legais e gosto quando um autor consegue surpreender nos pequenos detalhes também. Acho que iria gostar de lê-los. Só que desanima essa demora e incerteza quanto aos próximos livros. Demorado mesmo heim...

    ResponderExcluir
  2. Paulo!
    Acredita que ainda não tinha ouvido falar da série? Achei todas as capas lindas.
    Já me encantei em saber que o exemplar mescla passado e presente, que é um artifício que gosto muito nos livros.
    E por ser um livro de ficção/fantasia, acredito que seja surpreendente.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Wow... nunca ouvi falar da serie... nem uma única vez kkk
    É até errado livros bons não serem tão conhecidos, neh... o gênero tbm paree muito interessante...do tipo que eu aprecio... e os preços estão em conta.

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Não conhecia a série, mas fiquei interessada. Capas lindas! E a premissa é muito interessante. Mas essa questão de ter que esperar tanto tempo para o lançamento do próximo livro, já me tirou um pouco a motivação. Mas de qualquer forma, a dica é maravilhosa.
    Resenha perfeita, obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho bastante vontade de ler essa série, os livros parecem ser muito bons! O enredo me deixou super interessada, e já fiquei super curiosa. Só é uma pena que a Arqueiro está demorando tanto para lançar os livros :/

    ResponderExcluir
  6. Vou confessar que não entendi direito sobre o que a série se trata, apesar de ter gostado bastante do título. Bom, por enquanto vou dispensar a leitura, mas quem sabe assim que eu conferir a próxima resenha?
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  7. eu sou super curiosa sobre essa série eu achava que eram apenas três livros, a história do lamora
    ela está aqui na minha lista do desejados. e sabendo que a cada livro ela fica ainda melhor aumenta a minha vontade
    o único problema é essa do "sem previsão de lançamento por aqui"

    ResponderExcluir
  8. Oi Paulo.
    Fiquei bastante confusa nessa resenha, mas acho que isso se dá ao fato de que essa é uma série e não li os livros anteriores, amei as capas mas não entende quase nada vou procurar a resenha dos dois livros anteriores, por enquanto não irei descartar essa leitura vai que eu goste né.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Paulo....
    Ainda não conhecia essa série... Mas já me apaixonei pela premissa da história... E as capas são simplesmente sensacionais!!! E confesso que estou curiosa sobre o futuro de Locke e Jean. A única coisa que me desanima para ler essa série no momento é saber que os próximos livros podem demorar muito para serem lançados... Vou deixar para ler essa série um pouco mais pra frente...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia essa série Nobres Vigaristas, mas inicialmente esta capa do terceiro volume me chamou a atenção, e lendo a sinopse e sua resenha fiquei bem interessada em ler os livros, pois a história parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Paulo!
    Eu só conhecia o primeiro livro que trata do Locke Lamora, e não fazia ideia de que na verdade era uma série tão grande. Uma pena que o lançamento dos livros por aqui seja tão demorado, tira toda a empolgação de ler.
    Pelo trecho que você colocou deu pra ver que a interação entre eles é bem divertida apesar das tarefas que eles têm de cumprir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,
      A demora nem é por parte da editora. Quando eles iniciaram a publicaram os lançamentos até que foram rápidos. O atraso vem da escrita do autor. Entre o segundo e o terceiro livro foram 6 anos de espera pelos fãs.

      Excluir